Página inicial Rio de Janeiro Rio de Janeiro Barra da Tijuca – Rio de janeiro

Barra da Tijuca – Rio de janeiro

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Uma das mais famosas praias do Rio de Janeiro, conhecida como o bairro dos emergentes, a Praia da Barra da Tijuca é a mais extensa do Rio, com 18 Km de extensão. Marcada por postos, cada trecho tem sua peculiaridade: a Praia do Pepê, onde o campeão mundial de asa delta tinha um quiosque de sanduíche natural, recebeu o nome após a sua morte e é um o ponto preferido de jovens e gente famosa do Rio; mas há ainda o 3.100, número de um dos condomínios da Orla; o Barramares, também nome de condomínio, e vários outros pontos que reúnem principalmente moradores do bairro e dos bairros vizinhos (Alto da Boa Vista e Tijuca) e da Zona Sul carioca.

Os ventos fortes deixam águas normalmente muito claras, verdes, limpas quase sempre agitadas, criando picos famosos para os surfistas e esportes afins. A urbanização – que inclui um imenso calçadão com ciclovia e muitos quiosques – vai até o a Avenida Ayrton Senna, a partir de então a área torna-se de proteção ambiental, ficando ainda mais limpa e sossegada. É neste trecho da Praia da Barra da Tijuca que fica a Reserva de Marapendi, que vale um passeio.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

No canto direito da Praia da Barra da Tijuca há um canal de águas muito claras e mansões na encosta, pertinho da Ponte da Joatinga. Ali o mar é mansinho e perfeito para crianças, mas fica fundo rapidamente. à direita e faz fronteira com a Praia do Recreio dos Bandeirantes. Como é muito grande, mesmo cheia há sempre bastante espaço na areia.

A natureza é exuberante, com grande parte da restinga preservada e a vista do Maciço da Tijuca, um dos acessos à praia, através do Alto da Boa Vista, que corta parte da Floresta da Tijuca. A orla é muito bem estruturada, com excelentes restaurantes de todas as cozinhas – japonesa, chinesa, tailandesa, italiana, francesa, brasileira, internacional – pizzarias, adegas, tabernas e bares.

No calçadão, os quiosques servem petiscos à base de frutos do mar e pratos rápidos, enquanto na areia ambulantes vendem sanduíches naturais, salgadinhos, cervejas, sucos e refrigerantes. Há fartura de serviços e gente bonita, mas há carência de transporte público. Mesmo o estacionamento não é suficiente para a grande quantidade de pessoas que frequentam a Praia da Barra da Tijuca.

O bairro, na Zona Oeste do Rio, é um dos que mais mudaram nos últimos 20 anos, com grandes empreendimentos imobiliários e a chegada dos emergentes, que valorizaram absurdamente o metro quadrado. Hoje o crescimento, que apesar de rápido foi planejado, transformou o bairro em um imenso centro de lazer, moradia, serviços e negócios e gastronomia, com grandes shoppings e condomínios de casas e apartamentos. A Barra da Tijuca será a sede da Vila Olímpica para os jogos de 2016.

A maior praia da cidade atrai famosos e pessoas comuns de corpos sarados. O mar favorece a prática de esportes aquáticos. Campeonatos nacionais e até internacionais de surf ocorrem com frequência em suas águas, e os bons ventos impulsionam os praticantes do wind e do kitesurf.

Na Barra da Tijuca fica a lagoa de Marapendi, e o Parque Natural Municipal de Marapendi além de um dos acessos ao Parque Nacional da Tijuca, que leva à Pedra da Gávea e a Pedra Bonita. Nesses locais, o acesso de carros é restrito, e a calma e o sossego para curtir a natureza são garantidos.

Previsão do Tempo

Características

Mar: Agitado, verde muito claro e limpo.

Areia: Branca, fofa e fina.

Público: Jovens, famosos, famílias, moradores e aventureiros.

Modalidade: Surf, kitesurf, skysurf, bodyboard, SUP e esportes aquáticos de um modo geral, além de vôlei, futevôlei e frescobol

Dicas:

  • Chegue cedo se quiser estacionar perto da praia
  • Visite a Reserva de Marapendi, que engloba a Lagoa de Marapendi
  • Vale a pena também dar uma volta pelo Alto da Boa Vista e ir até o Parque Estadual da Floresta da Tijuca, que fica pertinho
  • Cuidado como mar. Ele pode ser bastante traiçoeiro para quem não conhece, com buracos e valas. Também costuma mudar rapidamente, dependendo da correnteza
  • Procure a parte da reserva se quiser um ambiente menos agitado.
  • As trilhas nos parques podem apresentar riscos e animais selvagens, siga sempre as orientações.

Trilhas: diversas trilhas podem ser encontradas nos Parques da região.

Onde comer: Escolha um roteiro gastronômico e delicie-se: há restaurantes, bares, quiosques, o que você decidir você encontra

Onde ficar: Muitos hotéis e apart-hotéis, pousadas, casas e apartamentos para veraneio

Praias próximas: Praia do Recreio dos Bandeirantes, do pepino, São Conrado

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias do Rio de Janeiro:

 

Praia do Galeão - Rio de Janeiro - por Google

4279
Dos anos 50 aos 70 a Praia do Galeão foi o que se pode chamar de autêntico balneário carioca: finais de semana cheio, garotada correndo para um mergulho na volta da escola durante a semana. Como em praticamente todas as praias da Baía da Guanabara, a poluição afastou os banhistas, atraiu aves de rapina e mau cheiro.
Praia de Ramos - Rio de Janeiro - por Roni-S

7250
Ela já foi limpa, suja, já ganhou piscinão, em 2013 um grande jornal anunciou que suas areias eram mais limpas que as de Ipanema. Já foi cantada, filmada, cenário de novela, afinal, na Praia de Ramos, “cada mergulho é um flash”.
Praia de São Conrado - Rio de Janeiro - RJ - por Ivi-terra

10119
As asas delta colorindo o céu e aterrissando nas areias claras são um dos maiores símbolos da Praia de São Conrado, na Zona Sul Carioca. O bairro luxuoso é um lugar de contrastes: ao mesmo tempo em que abriga alguns dos condomínios mais tradicionais da cidade – como o Parque Guinle – abriga também a famosa Favela da Rocinha.
Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro - por JoãoF.Macedo

21134
São 75 Km até o Centro do Rio de Janeiro e entre 1h10min e 1h30min até os aeroportos Galeão e Santos Dumont, mas a ida à Praia de Sepetiba valeria à pena não fosse a poluição. A praia, que já chegou a rivalizar com a Praia de Copacabana em relação à beleza e à frequência, teria tudo para ser um dos mais belos do Rio de Janeiro, mas o que se encontra são muitos cascalhos, lama e cheiro ruim.
Praia de Grumari - Rio de Janeiro - por CeciliaOdeAzevedo

6061
Gosta e surfe e de um visual deslumbrante da natureza? Então seu lugar é na Praia de Grumari. Decretada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1987, a praia é um santuário preservado, que conta ainda com a Prainha, outro point clássico do surfe.
Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Sergio-Perry-Junior

23217
Distante cerca de 60 Km do Centro do Rio de Janeiro, a Praia da Barra de Guaratiba é a que fica mais distante, aproximadamente 1h30min de carro dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Mas quem vence a distância acaba encontrando outras compensações.