Camaçari – Bahia

33364



A 35Km de Salvador, Camaçari é, provavelmente, uma das mais belas cidades industriais do País, responsável pelo segundo maior PIB municipal da Bahia, perdendo apenas para a capital. Apesar de ser sede de um dos maiores polos petroquímicos do Brasil, Camaçari consegue conciliar contrastes.

Não é à toa é um dos roteiros turísticos mais procurados da Costa dos Coqueiros: com ótima infraestrutura e tesouros arquitetônicos da época do Império, a cidadeé rodeada por sete belíssimas praias, entre elas a famosa Arembepe, tão falada por Jorge Amado em suas obras, como “Tieta do Agreste”, e uma das aldeias hippies mais famosas do mundo – e a única no Brasil. Situada na Costa dos Coqueiros, Camaçari oferece praias convidativas e inúmeras opções de lazer. Apesar de ser um dos pólos econômicos do estado, e um dos maiores pólos petroquímicos do país, suas belezas naturais permanecem bem conservadas.



Ao todo são mais de 42Km de praias com quatro Áreas de Preservação Ambiental (APA) e dunas, lagos, lagoas, quedas d’água, rios e corredeiras de cair o queixo. Aos turistas, Camaçari oferece uma rede hoteleira de primeira, com todo o tipo de opções, de pousadas simples a resorts internacionais renomados.

No litoral, condomínios de alto luxo se revezam ao longo de seus 762 Km² de extensão. Arembepe, que atraiu artistas do Brasil e do mundo na década de 60, continua cativando os visitantes com sua famosa aldeia hippie e sua base do projeto Tamar, além de possuir águas cristalinas.

Dicas de Camaçari

E para completar o caminho dos sete paraísos, o distrito de Abrantes é o sítio histórico, onde se pode fazer trilhas no parque municipal das dunas, provando que além de praias paradisíacas repletas de coqueirais, em Camaçari, a animação de dias ensolarados, eventos de verão e barracas de praia, podem se unir à admiração à natureza e à cultura local.

• Durante a maré alta, Jacuípe apresenta correntezas e ondas perigosas.

• Piscinas naturais se formam em algumas praias da região. Em Guarajuba, elas se escondem do lado esquerdo e não são muito divulgadas por estarem do lado oposto dos resorts.

Público: famílias, grupos de jovens, surfistas, hippies.

Praias: Jauá, Itacimirim, Guarajuba, Barra do Jacuípe, Arembepe, Busca Vida.

 

Modalidades: surf, pesca, caiaque, canoagem, jet ski.

Trilhas: várias opções de trilhas de nível moderado entre as praias para serem percorridas de bike.

Onde comer: Guarajuba, Itacimirim e Jauá oferecem desde barracas de praia a lanchonetes e restaurantes.

Onde ficar: Casas para alugar, pousadas, bons condomínios, hotéis e resorts principalmente em Itacimirim e Guarajuba.

Melhores praias de Camaçari

Abaixo listamos as melhores praias de Camaçari.

Praia de Arembepe

A meia hora de Camaçari, a belíssima e igualmente famosa Praia Arembepe continua encantando turistas da mesma forma que encantou Janis Joplin e abrigava os Novos Baianos. É pertinho das águas cristalinas da praia que fica um dos mais importantes projetos ambientais brasileiros, o Tamar, que mantém no local grandes áreas cercadas para proteção dos ovos de tartarugas. O clima de paz é realçado pelas piscinas naturais formadas pelos recifes na praia e pelas cabanas que circundam a lagoa do Rio Capivara, realçando ainda mais a aura hippie do lugar.

Barra de Itacimirim

Da Estrada do Coco ela é a última e a mais bonita praia, a 48Km de Camaçari. A apenas 6Km da Praia do Forte, ela é considerada uma das mais sossegadas e harmoniosas praias do Litoral Norte baiano. Originada de uma vila de pescadores, hoje ela conta com excelente infraestrutura, com ressortes de luxo, restaurantes e quiosques, além de muitas casas de veraneio que fazem com que o local fique bastante cheio no verão. No resto do ano, no entanto, os principais visitantes são os pescadores e os surfistas.

Praia de Jauá

É a primeira praia com acesso livre do município, logo entre os quilômetros 15 e 16 da Estrada do Coco. Muitos bares deixam a orla lotada nas noites de verão e, durante o dia, as mais de 50 opções de barracas são o paraíso de quem gosta de cerveja gelada regada a pratos à base de frutos do mar. Além disso, com 2,5Km de extensão ela é praticamente dividida em quatro praias – Japonês (ótima para surf), Sororoca, Pedra da Baleia e do Grilo.

Gostou da praia Camaçari

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.


 

 

Veja também: