Página inicial Bahia Camamu Camamu – Bahia

Camamu – Bahia

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Há quem a considere apenas um ponto de apoio às ilhas da Pedra Furada, do Campinho, Sapinho, Goió ou Grande, mas a verdade é que Camamu, fundada em 1562 às margens do Rio Acaraí, tem um charme muito especial. Construída em duas partes (alta e baixa), assim como a capital Salvador – de onde dista 348Km – suas ruas revelam coloridos casarios coloniais e toques de samba de raiz levados pela brisa suave. É como se o tempo voltasse a 1500 em uma viagem da qual ninguém quer sair.

Na cidade alta, o mirante e as antigas casas coloniais e igrejas centenárias misturam passado e presente, que também se confundem na cidade baixa, onde ficam o comércio farto, a Câmara, a cadeia e o porto de embarque para explorar as praias e ilhas da Barra Grande, Península de Maraú e Baía de Camamu. A diferença de nível de cerca de 40 metros oferece uma visão deslumbrante na parte alta, que tem ainda estreitas ruas tortuosas, herança da colonização portuguesa.

Apesar de ser uma das cidades brasileiras mais antigas, Camamu conta com boa infraestrutura de confortáveis hotéis e pousadas, porém com preços mais em conta do que nas cidades vizinhas. Pequenos bares e restaurantes servem pratos e petiscos à base de frutos do mar, onde é possível sentar-se calmamente para simplesmente esperar o tempo passar conversando com os amigos, sem pressa.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Na Baía de Camamu, a terceira maior do Brasil em volume de água (perdendo apenas para a de Todos os Santos, BA, e da Guanabara, RJ), as águas fundas e calmas aportam em ilhas de todos os tamanhos, praias, florestas ainda muito bem preservadas, verdadeiros tesouros ecológicos, e manguezais, onde, segundo reza a lenda habitaria o famoso Curupira, ser lendário de pés virados para trás que faria visitantes e moradores perderem a orientação no mangue.

Previsão do Tempo

Praias

Praias e ilhas

Ainda pouco explorado pelo turismo, o passeio de barco pela Baía do Camumu merece começar pela manhã bem cedinho, de barco, que pode ser alugado no Porto de Camumu ou na Barra Grande, ou de lancha. Na alta temporada há passeios coletivos. No entanto é difícil conseguir conhecer toda a baía em apenas um dia. Além dos lugares listados abaixo, quem quiser se aventurar mais para dentro da baía precisará de pelo menos mais um dia para conhecer outros lugares, como Tanque, Cajaíba, Barcelos do Sul, Ilha das Flores, Âmbar, Ilha Pequena, Rio Maraú e a Cachoeira de Tremembé.

Campinho

Nesse povoado a apenas 3Km de Barra Grande, o escritor Antoine de Saint-Exupéry, cuja obra mais conhecida é “O Pequeno Príncipe”, hospedou-se na década de 30. O local é ideal para a prática do mergulho por ter profundas águas muito calmas e límpidas, cercadas de recifes que abrigam centenas de espécies de peixes coloridos.

Ilha da Pedra Furada

A uma hora de barco de Camumu e 30 minutos de Barra Grande, uma rocha cavada naturalmente pela erosão dá nome a essa pequena ilha, cuja praia tem águas cristalinas e calmas. Há apenas um único restaurante que serve comidas típicas da região e uma fonte natural de água.

Ilha Grande

Como o próprio nome indica, é a maior ilha da região, com 4Km² e 1,5 mil habitantes. No extremo norte da ilha a Prainha é simplesmente deslumbrante, mas há várias outras praias muito bonitas ao seu redor. Como não há carros, vá com um tênis confortável para caminhar e conhecer o lugar com calma, que é belíssimo. Aproveite para passar a noite, já que no local há algumas pousadas bem confortáveis.

Ilha do Goió e Sapinho

Para quem faz o passeio de escuna a parada no povoado do Sapinho é obrigatória em algum dos restaurantes ou bares que servem peixe frito, camarões, siris, lagostas e moquecas maravilhosas, especialmente preparados com uma pimenta arretada. Bem de frente para o Sapinho fica a Ilha do Goió, para onde se vai através de um pequeno braço de terra. Lá, as praias são pequenas e desertas

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias da Bahia:

 

29299
Com seus 90 quilômetros de orla, Porto Seguro atrai multidões em busca de belas praias, comodidades e diversão. Águas calmas e a ocorrência de piscinas naturais, deslumbram ainda mais o visitante, esteja ele cansado de sua rotina ou repondo as energias das festas que acontecem a qualquer dia da semana.
praias de mare de deus bahia - por bahianoar

23409
Já pensou passar dias inesquecíveis em uma ilha rodeada por mar muito azul, calmo e morno? Apenas 100 metros separam a antiga Ilha dos Curupebas, hoje Madre de Deus, do continente, e que são atravessados por uma ponte construída na década de 50, quando foi instalado um terminal marítimo da Petrobras.
praias de lauro de freitas bahia - por Paulo-Targino-Moreira-Lima

9476
Quer ver gente famosa, se divertir a valer e ainda aproveitar praias charmosíssimas com o melhor da comida baiana? Então Lauro de Freitas, na Costa dos Coqueiros, é o seu lugar. Com três praias e moradores ilustres – entre eles o cantor Jimmy Cliff, o pugilista Popó e a dançarina Sheila Carvalho – o município da região metropolitana de Salvador é um dos mais populosos, com cerca de 185 mil habitantes em uma área de 57Km².
Itaparica - Bahia - por Mitroshen

12427
Céu e mar se confundem no azul de Itaparica, uma das mais famosas regiões da Bahia. A uma hora de barco da capital Salvador ou a 25 minutos de catamarã, a ilha paradisíaca já foi cenário de filmes, novelas, clipes nacionais e internacionais, cantada e proseada em tantas línguas que é até difícil de imaginar - mas não de entender.
praias de itacaré bahia - por caderneta-de-maria

9720
Itacaré é rica em belezas naturais: praias, rios, cachoeiras e mangues. Seu litoral é formado por praias e morros cobertos de coqueirais e Mata Atlântica preservada, diferente da aparência típica da Bahia, de dunas e falésias.
praias da esplanada bahia - por projeto-conheca-baixio

14033
Fundada por portugueses no século XIX, o clima de cidadezinha do interior é o grande atrativo de Esplanada, com casinhas antigas e bem cuidadas, pracinhas bem cuidadas, ruas calmas e povo acolhedor. Algumas joias arquitetônicas coloniais merecem ser visitadas, como o prédio do Convento de Nossa Senhora de Pompéia. Os jardins muito bem cuidados chamam a atenção dos visitantes.