Página inicial Dicas & Roteiros Dicas para uma Vida Saudável para o Verão

Dicas para uma Vida Saudável para o Verão

408

A pimenta é uma poderosa arma contra os coágulos. Indícios desse fato provêm da Tailândia, cujos habitantes comem pimenta picante como tempero ou aperitivo, infestando seu sangue com os compostos da pimenta várias vezes ao dia. Os pesquisadores tailandeses argumen­taram que esse pode ser o principal motivo das tromboembolias – coágulos que ameaçam a vida – serem raras entre os tailandeses.

Para provar a teoria, o hematologista Sukon Vísudhiphan, M.D., e seus colegas do Hospital Siriraj, em Bangoc, fizeram um teste. Acres­centaram pimenta a bolinhos de arroz feitos em casa, usando duas colheres de sopa de pimenta jalapefio fresca moída (cerca de uma xícara e um terço) para cada 200 gramas de bolinhos. Em seguida, deram os bolinhos a dezesseis estudantes de medicina saudáveis.

Quatro outros controles comeram os bolinhos sem pimenta. Quase imediatamente, a atividade de dissolução de coágulos do sangue dos indivíduos que comeram os bolinhos com pimenta aumentou, mas voltou ao normal em cerca de trinta minutos. Nada aconteceu com o sangue dos indiví­duos que comeram os bolinhos sem pimenta.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

O efeito da pimenta picante tinha vida curta. No entanto, acredita-se que a freqüente estimulação proveniente da pimenta livra o sangue dos coágulos, tornando os tailandeses geral­mente menos vulneráveis à obstrução arterial.

 

Suco de Uva e Vinho Tinto para Afinar o Sangue

saude-hemoterapia

Se você beber suco de uva vermelha ou vinho tinto, pode obter algum reveratrol, concentrado na casca da uva.

Durante o processo de produção do vinho tinto, as uvas amassadas são colocadas para descansar e fer­mentar com a casca. Durante a produção do vinho branco, entretanto, as uvas são amassadas, mas as cascas, ricas em reveratrol, são jogadas fora.

O anticoagulante no suco de uva roxa (mas não na uva branca). E preciso ingerir aproximada­mente uma quantidade três vezes maior do suco da fruta do que de vinho tinto Bordeaux para obter a quantidade igual do com­ponente, calcula ele.

As uvas encontradas em supermercados provavelmente contêm pouco da substância, pois são cuidadosamente cultivadas de modo a impedir infecções por fungos e imperfeições. Quinhentos gramas de uvas cultivadas em casa, entretanto, podem conter tanto reveratrol quanto duas xícaras de vinho tinto.

Outros Alimentos e Terapias

ômega-3 do salmão, azeite de linhaça, aspargo, beterraba e brócoli. Algumas pessoas fazem uso de terapias relacionadas ao sangue como auto hemoterapia, que não há comprovação científica que funciona.