Esportes Aguáticos – Conheça os Principais

3788



Surf, windsurfe, kitesurf, jet ski, SUP, bodyboard, natação, caiaque, vela, remo, canoagem. Quem gosta mesmo de praia acaba caindo para algum deles – ou vários. O que importa é estar no mar, sentir a vibração das ondas que parecem ter vida própria ao mesmo tempo em que interagem como se fossem parte do seu corpo. E na hora de botar o pé na estrada, difícil ficar longe do mar por muito tempo. O cheiro faz falta, a energia é outra. Então nada como conhecer os melhores picos para cada esporte aquático.

Pois é, são quase 8 mil quilômetros de litoral brasileiro, então qualquer resumo com certeza estará fazendo alguma injustiça. Mas a verdade é que alguns locais se destacam pelas ondas perfeitas para um ou outro tipo de esporte aquático, como o surfe, por exemplo, e suas derivações. Então nada como ouvir quem entende do assunto.



Alguns Esportes Aquáticos Radicais praticados na Praia:

 

KiteSurf: Inventado em 1985, a pessoa utiliza uma “pipa” e uma prancha. A pessoa é puxada pelo vento ao segurar em um trapézio.

JetSurf: Esporte pratcando com pranchas motorizadas que chegam a 60 km/h. Leia nossa artigo sobre esse esporte aqui.

Surf:  O principal esporte aquático do mundo. O brasileiro é apaixonado por esse esporte. É só subir na prancha e tentar manter o equilíbrio. Parece fácil? Vale a pena tentar!

Jet Ski: Veículo aquático de alta velocidade, também conhecido como moto aquática Muito utilizado em competições.

 

esportes aquaticos kitesurf
KiteSurf – Um dos mais Radicais Esportes Aquáticos (foto por proalps.net_)

 

 Os melhores picos do Sul, Sudeste e Nordeste para Surf… e outros Esportes Aquáticos

 

Veja onde ficam as melhores ondas para campões do surf como Danilo Couto, Carlos Burle, Mineirinho e Raoni Monteiro. Começando pelo Sul do país, eles elegem as longas ondas da Praia do Campeche, em Florianópolis (SC) e as ondas intensas do Pico de Matinhos (PR) como as melhores da região.

No Sudeste, são quatro as preferidas: em Itaúna, Saquarema(RJ), as ondas lembram o Hawaii; em Maresias, São Sebastião (SP), os tubos se destacam; em Itacoatiara, Niterói (RJ) o destaque vai para as ondas grandes; e em São Conrado, na Zona Sul do Rio, o swell é o conjunto.

Já no Nordeste, A Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE) as ondas fortes e tubulares são o desafio; em Salvador (BA), a Praia do Barravento ganha destaque com as ondas fortes que chegam a 2m; mas é o fundo de coral que faz a fama da Praia do Forte entre os surfistas, também em Salvador. Já no Ceará, a Praia do Serrambi, em Ipojuca, tem a formação considerada perfeita.

Temos uma seção aqui no site com as melhores praias de surf  pra você.

Surf é um famoso esporte aquático no país
Surf, famoso esporte no Brasil (foto por imageprest.com)

Veja onde são as melhores remadas para a o caiaque

Seja para exercício, para passeio, pesca ou esporte, algumas praias são mais propícias para a modalidade do que outras, seja pela correnteza, pelo tipo de onda ou pela formação. No Rio de Janeiro, as praias de Itaipu, em Niterói, Grumari e Urca, no Rio, da Engenhoca, na Ilha do Governador, e Ferradurinha, Ferradura, Azeda, Tartaruga, e o canto esquerdo de Geribá, em Búzios, são consideradas perfeitas.

Caiaque um dos famosos Esportes Aquáticos
Caiaques (foto por Viajacancunyrivieramaya)

 


Esportes aquáticos são sempre uma boa “desculpa” para viajar

Não importa a modalidade, a verdade é que eles exercitam o corpo, ajudam a queimar calorias, fazem bem à saúde e à mente e são uma ótima desculpa para viajar. Então da próxima vez que pensar em pegar a estrada, junto com a sunga ou o biquíni, coloque uma prancha em cima do carro e anime-se a dar algumas braçadas. Você vai perceber que olhar para a praia da água faz você ver também a vida por outro ângulo.

esportes-aquaticos
Jet Ski (foto por EasyMarmaris)
 

Veja também: