Esportes Aguáticos – Conheça os Principais

0
4932
Surf é um famoso esporte aquático no país
Surf, famoso esporte no Brasil (foto por imageprest.com)



Surf, windsurfe, kitesurf, jet ski, SUP, bodyboard, natação, caiaque, vela, remo, canoagem. Quem gosta mesmo de praia acaba caindo para algum deles – ou vários. O que importa é estar no mar, sentir a vibração das ondas que parecem ter vida própria ao mesmo tempo em que interagem como se fossem parte do seu corpo. E na hora de botar o pé na estrada, difícil ficar longe do mar por muito tempo. O cheiro faz falta, a energia é outra. Então nada como conhecer os melhores picos para cada esporte aquático.

Pois é, são quase 8 mil quilômetros de litoral brasileiro, então qualquer resumo com certeza estará fazendo alguma injustiça. Mas a verdade é que alguns locais se destacam pelas ondas perfeitas para um ou outro tipo de esporte aquático, como o surfe, por exemplo, e suas derivações. Então nada como ouvir quem entende do assunto.



Alguns Esportes Aquáticos Radicais praticados na Praia:

 

KiteSurf: Inventado em 1985, a pessoa utiliza uma “pipa” e uma prancha. A pessoa é puxada pelo vento ao segurar em um trapézio.

JetSurf: Esporte pratcando com pranchas motorizadas que chegam a 60 km/h. Leia nossa artigo sobre esse esporte aqui.

Surf:  O principal esporte aquático do mundo. O brasileiro é apaixonado por esse esporte. É só subir na prancha e tentar manter o equilíbrio. Parece fácil? Vale a pena tentar!

Jet Ski: Veículo aquático de alta velocidade, também conhecido como moto aquática Muito utilizado em competições.

 

esportes aquaticos kitesurf
KiteSurf – Um dos mais Radicais Esportes Aquáticos (foto por proalps.net_)

 

 Os melhores picos do Sul, Sudeste e Nordeste para Surf… e outros Esportes Aquáticos

 

Veja onde ficam as melhores ondas para campões do surf como Danilo Couto, Carlos Burle, Mineirinho e Raoni Monteiro. Começando pelo Sul do país, eles elegem as longas ondas da Praia do Campeche, em Florianópolis (SC) e as ondas intensas do Pico de Matinhos (PR) como as melhores da região.

No Sudeste, são quatro as preferidas: em Itaúna, Saquarema(RJ), as ondas lembram o Hawaii; em Maresias, São Sebastião (SP), os tubos se destacam; em Itacoatiara, Niterói (RJ) o destaque vai para as ondas grandes; e em São Conrado, na Zona Sul do Rio, o swell é o conjunto.

Já no Nordeste, A Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE) as ondas fortes e tubulares são o desafio; em Salvador (BA), a Praia do Barravento ganha destaque com as ondas fortes que chegam a 2m; mas é o fundo de coral que faz a fama da Praia do Forte entre os surfistas, também em Salvador. Já no Ceará, a Praia do Serrambi, em Ipojuca, tem a formação considerada perfeita.

Temos uma seção aqui no site com as melhores praias de surf  pra você.

Surf é um famoso esporte aquático no país
Surf, famoso esporte no Brasil (foto por imageprest.com)

Veja onde são as melhores remadas para a o caiaque

Seja para exercício, para passeio, pesca ou esporte, algumas praias são mais propícias para a modalidade do que outras, seja pela correnteza, pelo tipo de onda ou pela formação. No Rio de Janeiro, as praias de Itaipu, em Niterói, Grumari e Urca, no Rio, da Engenhoca, na Ilha do Governador, e Ferradurinha, Ferradura, Azeda, Tartaruga, e o canto esquerdo de Geribá, em Búzios, são consideradas perfeitas.

Caiaque um dos famosos Esportes Aquáticos
Caiaques (foto por Viajacancunyrivieramaya)

 


Esportes aquáticos são sempre uma boa “desculpa” para viajar

Não importa a modalidade, a verdade é que eles exercitam o corpo, ajudam a queimar calorias, fazem bem à saúde e à mente e são uma ótima desculpa para viajar. Então da próxima vez que pensar em pegar a estrada, junto com a sunga ou o biquíni, coloque uma prancha em cima do carro e anime-se a dar algumas braçadas. Você vai perceber que olhar para a praia da água faz você ver também a vida por outro ângulo.

esportes-aquaticos
Jet Ski (foto por EasyMarmaris)
 

Veja também:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*