O que é Jet Surf?

4026



Uma das maiores chateações para quem gosta de pegar onda é quando o mar entra naquele período de calmaria que faz, quem pode, botar a prancha no carro e correr atrás das ondas – que nem sempre aparecem, é verdade. Mas uma novidade promete acabar com essa busca incessante entre praias e fazer com que o mar forte deixe de ser problema: é o jet surf.

descubra o que é jet surf
Aproveite a Vista praticando Jet Surf (foto por Fluxmag)

 



Prancha chega a 60 Km/h

Inventando há cerca de três anos pelo tcheco Martin Sula, o surf a jato é uma ideia muito interessante que conseguiu fazer uma prancha de surf com um motor inteiro de jet ski dentro dela. Com funcionamento a hidrojato, motor de partida elétrico, carburador e tanque, o jet surf pode chegar a impressionantes 60 Km/h.

A intenção é proporcionar mais liberdade para os aficionados pelo esporte, que agora podem surfar independente da condição do mar. Outra aplicação é liberar a presença do jet ski (tow in) para pegar ondas gigantes: agora o motor da própria prancha é capaz de levar o surfista até o topo das ondas mais altas, sozinho.

Jet surf também tem seus “segredinhos”

Mas que não se engane quem pensa que é moleza. Ainda tem muito surfista profissional se adaptando ao novo conceito, por isso a recomendação é começar praticando o esporte deitado na prancha para pegar o jeito do acelerador – e evitar as tão famosas “vacas”, aqueles tombaços memoráveis.

Aos pouquinhos vai ficando de joelhos, pegando equilíbrio e finalmente ficando em pé, mas é claro que ele também tem seus “macetes”: é preciso conseguir levantar mantendo a aceleração constante e compensar a variação de velocidade com o peso do corpo. Em pouco tempo, no entanto, o novo “brinquedo” vai te conquistar e estar surfando sem ondas.

 

Primeira competição de Jet Surf aconteceu em Pernambuco

Martin Sula, o criador do jet surf, é um engenheiro que trabalhou durante muitos anos para equipes de Fórmula 1, de onde acabou tirando a ideia. Só que o que ele não imaginava é que, ao dar mais liberdade para o surfista, estaria também criando um esporte completamente novo – e que teve seu primeiro campeonato brasileiro este ano em Pernambuco. Vinte e cinco atletas participaram da competição, que aconteceu como uma corrida. Centenas de pernambucanos descobriram de perto o que é o Jet Surf profissional.


o que é jet surf - competição
O que é Jet Surf – foto por leiaja.com

Preço Salgado para quem que descobrir na veia o que é o Jet Surf

Saiba que a novidade, no entanto, ainda não é muito acessível, os primeiros modelos estão saindo entre R$35mil e R$45 mil. É, o privilégio de surfar sem onda ainda sai caro, mas vale a pena. Enquanto a ideia não se populariza, o melhor é viajar nos vídeos e, por enquanto, dar adeus ao fantasma do mar flat só pela telinha mesmo.

 

Veja também: