Página inicial Dicas & Roteiros O que fazer em Aracaju?

O que fazer em Aracaju?

14194

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

O QUE FAZER EM ARACAJU?

Então é isso, você quer que essas férias sejam o máximo e alguém disse para você ir para Aracaju. É, Sergipe tem fama de ser um estado lindo, com praias maravilhosas, mas você pensou em alguma coisa mais agitada, que tivesse um monte de coisas diferentes para fazer além de praia, praia, praia. Pois é, quem fez a indicação acertou em cheio, porque o que não falta é o que fazer em Aracaju. Literalmente, a capital sergipana é um paiol repleto de atividades tão diferentes que seja qual for o seu estilo de turismo você estará no lugar certo. Mesmo que tenha que viajar com a família toda, você vai conseguir agradar até a sogra e, de quebra, ainda se livrar daquele cunhado encostão que ai acabar se “encontrando” em algum lugar e te dando um sossego. Difícil vai ser querer sair de lá.

  • Aproveite enquanto o roteiro ainda não está lotado

Vamos ser sinceros, a cidade de Lampião ainda não é uma das mais procuradas do Nordeste, e isso é um ponto a favor. Você vai poder aproveitar todos os seus encantos com mais privilégios do que quem vai para os lugares mais procurados – sem falar no preço mais em conta, é claro. Logo quando chegar você já vai ver uma peculiaridade bem interessante de Aracaju: ela fica entre dois rios caudalosos, o Vaza-Barris e o Sergipe, ao norte, que na verdade é o ponto de origem da cidade.

Como há de tudo o que fazer em Aracaju, o lugar é ótimo de visitar em qualquer época do ano: é no inverno, por exemplo, que a paisagem do Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco, fica mais bonita, e as famosas festas juninas atraem milhares de pessoas todos os anos, com direito a cidade cenográfica em plena Praia de Atalaia, chamada Arraiá do Povo, e o Forró Caju, bem no Centro, com aulas de forró diárias para ninguém ficar parado. Mas é agora, em pleno verão, mais precisamente no final de janeiro, que acontece o Pré-Caju, a última micareta antes do Carnaval. Não dá para perder.

Orla de Atalaia

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

São 6 Km de extensão que fazem da orla da Praia de Atalaia um dos lugares mais badalados da cidade – o que é ótimo, porque há vários hotéis pertinho, então a diversão está garantida sem ter que ir muito longe. Lá, no trecho sugestivamente conhecido como Passarela do Caranguejo, é repleto de bares, quiosques e casas noturnas que fazem a noite pegar fogo e oferecem muita alegria e descontração o dia inteiro. Ciclovia, quadras de tênis e polivalente, pistas de cooper e de skate, lagos artificiais para a prática do windsurfe e campo de futebol completam a infraestrutura perfeita. Boa comida, muita música e gente bonita o tempo inteiro.

Mas tem mais, é claro, e é na orla também que fica o Oceanário de Aracaju, administrado pelo Projeto Tamar. Aberto de terça a domingo das 9h às 21h, tem entrada gratuita, tanques de água doce e salgada repletos de peixes da região e uma surpresa para a garotada: no tanque dos tubarões as crianças podem tocá-los quando são alimentados, às 16h30m. O Projeto Tamar tem ainda outra base ao norte da capital, na Praia de Pirambu.

o que fazer em aracaju dicas

por aamigos

 

Praias e Belezas Naturais

São uma dúzia de praias para você que não sabe o que fazer em Aracaju

Além da urbanizada Praia de Atalaia a 8 Km do Centro, há uma dúzia de praias para todos os gostos. Ao sul ficam as mais tranquilas, com charmosos quiosques e barracas, como a movimentada Praia da Caueira, apesar do mar escuro e agitado; a lindíssima Praia do Saco, uma enseada cheia de charme com suas dunas muito brancas e coqueirais contrastando com o mar esverdeado, além de quiosques e barracas deliciosas; as areias finas e escuras que formam pequenas dunas na Praia dos Náufragos; a lagoa que corre paralela ao mar de ondas fortes na Praia do Abaís; a Praia de Aruana, com suas águas muito mornas; a Praia do Mosqueiro bem na foz do Rio Vaza-Barris, de onde partem os passeios de catamarã rumo às ilhas; as super barracas, entre as quais a Parati merece destaque, na Praia do Refúgio, e a Praia do Robalo, perfeita para turma do agito, cheia dos finais de semana e cercada de quiosques padronizados e casas de veraneio.

Já ao norte, ficam as praias deliciosamente selvagens, como o paraíso dos surfistas, a Praia dos Artistas, também conhecida como “Havaizinho”, a Praia de Atalaia Nova, imensa em seus 30 Km de extensão e com trechos que vão mudando de nome, muitos completamente desertos; a Praia de Pirambu, onde fica a base do Projeto Tamar e, com dunas e trechos desabitados que servem de local de desova para as tartarugas marinhas monitoradas pelo Tamar; e a Praia da Coroa do Meio, infelizmente com alguns trechos bem poluídos e impróprios para banho, pertinho da foz do Rio Poxim.

o que fazer em sergipe

por guiadearacaju

 

Pegue o barco e aventure-se pela natureza sergipana

O Passeio ao Cânion do Xingó é um dos passeios mais bonitos que você pode fazer em Aracaju, saindo de Canindé, a 200 Km ou cerca de 3 horas da capital, e navegando cerca de meia hora pelas águas muito verdes e cristalinas do Rio São Francisco. Você vai de escuna ou catamarã, mas barquinhos menores o levam pelos intrincados caminhos pelo interior do cânion. A dica é pernoitar em Canindé e sentir o clima da cidade onde Lampião e sua turma costumavam acampar.

Quando você estiver na Praia do Mosqueiro, não deixe de fazer o passeio à Crôa do Goré, uma pequena ilha de areias brancas que surge de acordo com a maré no Rio Vaza-Barris. Da vida de pescadores da praia partem lanchas e barcos a cada 10 ou 15 minutos para as barracas de sapé do local que vendem petiscos deliciosos e peixes fritos servidos pelos bares flutuantes. O visual é deslumbrante e o passeio simplesmente imperdível.

A 60 Km da capital, em Pirambu fica a Lagoa Redonda, que surge entre dunas douradas de onde descortina-se o mar e o mangue. Nem é preciso dizer que descer de sandboard caindo direto na água da lagoa é irresistível.

O que fazer em aracaju

por sergipemfotos

 

Um pouco de cultura e gastronomia para fazer em Aracaju

Conhecer e levar para casa o artesanto local é outro programa que não pode faltar, então comece pelo Centro de Arte e Cultura do Sergipe, que comercializa os trabalhos produzidos pelos principais artesãos do estado. Em uma construção restaurando de 1926 funciona o Museu da Gente Sergipana, uma concepção artística de Marcello Dantas, responsável também pelo Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Lá, criatividade e tecnologia são aliadas para mostrar todos os aspectos da cultura popular local. Da mesma forma o Memorial do Sergipe mostra a riqueza da cultura sergipana através de um acerbo de 6 mil peças, com destaque para as pinturas em porcelana. Já o Mercado Municipal Antonio Franco e a Passarela das Flores, ambos interligados por uma passarela, vendem peças de artesanato mais populares, como peças de barro, bordados, rendas, peças de palha e ainda gostosuras como tapioca, castanhas, queijos e rapadura.

O Centro Histórico de Aracaju merece horas de passeio bem calmo, com seus prédios de arquitetura centenária, mas depois de alimentar a alma é hora de alimentar o corpo – e aproveite, porque os preços são bastante honestos. A maioria dos restaurantes e bares fica na Passarela do Caranguejo e no bairro 13 de Julho, o mais elegante da cidade. Saboreie delícias locais como o caranguejo, é claro, carne de sol e pirão de leite.

Viu só, há tanta coisa o que fazer em Aracaju que a capital do Sergipe acaba se tornando o roteiro perfeito para as suas férias. E isso é só um pedacinho, porque lá você vai descobrir muito mais coisas para fazer. Pé na estrada e boa viagem!

 

 

  • Hospedagens em Dicas & Roteiros

    Nenhuma hospedagem encontrada nesta praia.

150
Você é apaixonado(a) por mitologia grega? Então saiba que durante sua viagem para a Grécia para conhecer as lindas artes baseadas naquela época incrível,...
Fotos de Santos

3757
Talvez você não conheça o bondinho de Santos e alguns pontos interessantes da cidade que valem a pena a visita. Por isso, separamos aqui algumas lindas imagens de Santos.
Praias de Ubatuba - Praia do Cedro

6109
Você trabalha o ano todo e finalmente chega um feriado para poder viajar com os amigos ou com seu parceiro. E agora, pra onde viajar?

52431
Uma boa saída para quem vai curtir uma boa praia com os amigos é fazer um luau na praia, seja tocando um violãozinho, bebendo alguma bebida diferente ou até fazendo uma pausa para pequenas caminhas românticas.
Porto Rico onde fica

14865
Separamos aqui as principais praias do Brasil para que você possa planejar suas férias. São lindas praias divididas por regiões para todos os gostos!
Praia de Maracajaú – Natal

6474
Um paraíso guardado em terras nacionais. E aí, pronto para a viagem? Não esqueça o óculos de sol e o protetor solar e invista nessa aventura!
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Descubra novas praias pelo Brasil!

Praia Palmas - Ilha Grande - por blogdnj

5975

A Praia Grande das Palmas em Ilha Grande é parada obrigatória para quem está a caminho por trilha para a Praia Lopes Mendes. Palmas é bem tranquila, rodeada de palmeiras e com uma pequena vila de pescadores.

Onde Fica

2455

Clique nas estrelas para dar a sua nota! Porto de Galinhas é um dos lugares mais lindos do plano. Uma beleza natural tipicamente brasileira, rodeada...

Praia dos Carneiros - Tamandaré - Pernambuco - por Mauricio-F-Pinho

3149

No entorno coqueirais fazem sombra na areia muito clara enquanto o mar de um azul transparente deixa entrever peixinhos coloridos. Cena de filme? Até parece, mas é a Praia dos Carneiros.