Página inicial Dicas & Roteiros O que fazer em Paraty?

O que fazer em Paraty?

9065

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Para quem gosta de cultura tem sempre o que fazer em Paraty, referência quando o assunto é turismo cultural. Importante porto de escoação do ouro para a Europa no século XVIII, o Centro Histórico tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional parece nos transportar direto ao passado, tamanha a fidelidade de seu casario nas ruas de pedras, proibidas ao tráfego de automóveis. Caminhar por entre igrejas, monumentos, lojinhas, pousadas, bares e restaurantes dessa cidade construída entre o Rio Perequê-Açu e a Baía de Parati, é como uma viagem no tempo. Por outro lado, os passeios de barco mostram as cores deslumbrantes que fazem das belezas naturais da região algumas das mais belas da Costa do Sol.

Atividades culturais não param o ano inteiro

Entre a Serra da Bocaina e o mar, Paraty se espreme de forma deliciosamente preguiçosa, com eventos que transformam o ano inteiro em uma sucessão de grandes acontecimentos, como a famosa Flip, a Feira Literária Internacional de Paraty que, desde a primeira edição, em 2003, reúne autores mundialmente respeitados. Conhecida como um dos maiores festivais literários do mundo, durante cinco dias do mês de julho a Flip realiza cerca de 200 eventos, entre shows, debates, exposições, exibições de filmes, oficinas e apresentações. Vale a pena ver também o Teatro de Bonecos, do Grupo Contadores de Estórias, com apresentações premiadas ao redor do mundo. O espetáculo dos bonecos de pano e espuma acontecem todas as quartas e sábados no Teatro Espaço.

Além dela, há o Viva Verão Paraty sacode a cidade com apresentação gratuita de bandas e blocos em janeiro, a cidade festeja seu aniversário com uma grande festa em fevereiro pertinho do Carnaval na cidade, festas de São João, São Pedro e São Paulo, além do Festival do Camarão em junho, Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty em agosto, Folia Gastronômica e Encontro da Cultura Negra em novembro, e o grande Réveillon fechando o ano e abrindo as comemorações do ano seguinte. Tudo isso sem falar nas festas religiosas e esportivas que pontuam o calendário da cidade levando centenas de turistas e visitantes.

Pontos históricos merecem atenção

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Se você achou que não havia muito o que fazer em Paraty não podia estar mais enganado. Os monumentos e prédios históricos da cidade merecem atenção a seus detalhes arquitetônicos e ao passado guardado entre suas paredes, em cada tijolo ou rococó. Como a Igreja de Nossa Senhora dos Pardos Libertos, a mais antiga da cidade, erguida em 1722 em pedra e cal e estilo barroco e que hoje abriga o Museu de Arte Sacra; ou a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, justamente a antiga capela que acabou originando o povoado de Paraty e que veio a se tornar a Igreja Matriz em 1873, com suas imponentes torres e fachada neoclássica.

Por outro lado é na simplicidade que reside o encanto da Igreja de Nossa Senhora das Dores, erguida de frente para o mar em 1800, e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de 1725. Outro ponto histórico que merece visita é o Quilombo do Campinho, comunidade que hoje abriga 120 famílias mas que foi fundada por apenas três ex-escravas no século XIX. A meia hora dali fica a cachoeira da Toca do Boi, um belo passeio ecológico para todas as idades.

Ecotrips para quem ama a natureza

Deixar a saúde de lado nem pensar, ainda mais em um lugar como esse – além do que as aventuras ecológicas são uma forma maravilhosa de conhecer melhor o lugar.

Trekking – Para quem gosta de trekking, há muito o que fazer em Paraty. Uma das mais bonitas trilhas é a que sai da Praia das Laranjeiras até uma baía estreita cercada por montanhas chamada Saco do Mananguá. Dependendo do caminho que você pegar a trilha pode durar até três noites, com hospedagem garantida pelos guias nas casas dos caiçaras ou em barracas mesmo. Saindo de Paraty-Mirim você ainda pode combinara aventura com a canoagem. Já Partindo de Trindade, uma trilha levinha, própria para iniciantes, leva até as piscinas naturais de Cachadaço. Para a Praia do Sono, por exemplo, ele dura cerca de uma hora em nível médio, mas com mais 30 minutos você chega às praias de Antigos e Antiguinhos.

Mergulho – Mergulhar de cilindro em Paraty é ficar cara a cara com cavalos-marinhos, peixes coloridos e toda a rica fauna marinha da região. Os meses de maior visibilidade da água é entre maio e novembro, e os melhores locais são as ilhas de Mero (considerada a melhor para mergulho autônomo), Comprida, Ganchos, Catimbau e Ratos.

Tirolesa e arvorismo –O Paraty Sport Aventura, um parque de aventuras com mais de 10 hectares na beira do Rio Pequerê, em pleno Parque Nacional da Serra da Bocaina, oferece rapel, caminhadas, trilhas e dezenas de plataformas para arvorismo e tirolesa – que tem 260 metros divididos em sete trechos, o maior deles com 35 metros passando por cima de um rio. Aventura pura com equipamentos de segurança de última geração.

Conhecendo as praias de Paraty

Com tantas coisas assim Paraty ainda tem praias? Claro que sim, e como – são nada menos que 50 delas, algumas com acesso apenas pelo mar. Não se esqueça que Paraty é uma baía. No total são seis as praias de Trindade, 15 as praias da Costa Leste, 11 as praias com acesso por escuna, duas próximas ao Centro (do Pontal e Jabaquara) e 15 as praias da Rio-Santos.

A melhor forma de conhecê-las, portanto, é através dos passeios de barco, e o roteiros mais conhecidos é o que leva às ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, Algodão e Catimbau, e às praias Vermelha e da Lula, nessa ordem. Há ainda o que leva às praias mais desertas, incluindo Saco do Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá e Ponta Negra.

o que fazer em Paraty

Praias por bisskey.net

Paraty by night. Para todos.

Programação musical variada, da MPB ao jazz, do rock à bossa nova, cardápios caprichados, e um visual deslumbrante com o reflexo das luzes na água: quem busca o que fazer em Paraty à noite não se decepciona. A pedida para aquela cervejinha bem gelada em boa companhia pode ser o antigo Bar Coupê, em frente à Igreja Matriz, ou os da Rua Marechal Deodoro, ambas as opções com concorridas mesinhas espalhadas pelas ruas de pedra. Uma delícia só de pensar – então vá para ver de perto, você não vai se arrepender.

Parati - Rio de Janeiro - por Loucos por Praia

Parati – Rio de Janeiro – por Loucos por Praia

quanto-custa-mochilao

3590
Não é à toa que viajar pela Europa é o sonho compartilhado por jovens e adultos. Esse continente tem uma das paisagens mais maravilhosas...

1036
A pimenta é uma poderosa arma contra os coágulos. Indícios desse fato provêm da Tailândia, cujos habitantes comem pimenta picante como tempero ou aperitivo,...

2089
Você é apaixonado(a) por mitologia grega? Então saiba que durante sua viagem para a Grécia para conhecer as lindas artes baseadas naquela época incrível,...
Fotos de Santos

10276
Talvez você não conheça o bondinho de Santos e alguns pontos interessantes da cidade que valem a pena a visita. Por isso, separamos aqui algumas lindas imagens de Santos.
Praias de Ubatuba - Praia do Cedro

10278
Você trabalha o ano todo e finalmente chega um feriado para poder viajar com os amigos ou com seu parceiro. E agora, pra onde viajar?

91735
Uma boa saída para quem vai curtir uma boa praia com os amigos é fazer um luau na praia, seja tocando um violãozinho, bebendo alguma bebida diferente ou até fazendo uma pausa para pequenas caminhas românticas.
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Descubra novas praias pelo Brasil!

Praia Suarão - Itanhaém

16105

A praia Suarão em Itanhaém é um dos bairros mais antigos da região, por volta de 1927 começou a construção das casas na região....

pontos turisticos em florianopolis praias

7761

A memória preservada é um dos maiores bens da Humanidade, e em Florianópolis isso é levado muito a sério.

quanto-custa-mochilao

3590

Não é à toa que viajar pela Europa é o sonho compartilhado por jovens e adultos. Esse continente tem uma das paisagens mais maravilhosas...