Página inicial Dicas & Roteiros O que fazer em Porto Seguro?

O que fazer em Porto Seguro?

9118

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

O litoral baiano é um dos mais bonitos e famosos do Brasil, mas quem procura animação 24 horas por dia deve se preparar para ter muito o que fazer em Porto Seguro, um dos destinos mais procurados do litoral da Bahia. Lá você tem de tudo um tanto, das famosas e imperdíveis praias de Taperapuã e Mundaí até uma visita ao início da colonização portuguesa através dos muitos monumentos históricos da cidade, onde parece que o tempo anda mais devagar. Para quem gosta de balada o axé corre solto madrugada a fora, que começa na sugestiva Passarela do Álcool. Precisa dizer mais? Bem, só um pouquinho, porque senão perde a graça e você ainda vai ter muito mais o que descobrir quando chegar lá. Afinal, é Porto Seguro.

O que fazer em Porto Seguro para quem quer mergulhar no passado

Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000 e Histórico Nacional desde 1973, Porto Seguro não é um lugar como qualquer outro. A Cidade Histórica é o primeiro núcleo habitacional do Brasil, instalado sobre uma falésia, o que já confere um charme muito peculiar ao local.  Abrigando a mais antiga igreja brasileira e imponentes prédios centenários, merecem destaque o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho para o Brasil em 1503; a Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu de Porto Seguro; e a igreja da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Pena, cuja torre é feita em louça de Macau.

O casario colonial colorido com suas janelas compridas e estreitas abrigam lojinhas, bares, restaurantes e famílias locais, em um cotidiano e em uma paisagem que parece que o tempo parou. O artesanato em madeira e indígena ganham destaque na cidade, garantindo um mergulho inesquecível na História do Brasil.

Comece o dia conhecendo as famosas praias da região

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

O sol raiou, é hora de sair e ir para a vida, porque tem tanta coisa o que fazem em Porto Seguro que ficar na cama é puro desperdício de tempo. Que tal começar pelas praias? Pegue seu rumo e comece a desvendar os segredos de cada uma, das mais agitadas, onde a música toma conta da galera, até as mais sossegadas, daquelas são boas mesmo para descansar e recuperar as energias para o dia seguinte.

As águas morninhas são um convite a horas boiando, mas nas praias do centro a proximidade com o rio não as deixa tão clarinhas. É só se afastar um pouquinho, no entanto, que elas voltar a ficar daquele tom azul esverdeado transparente que torna o mergulho inevitável. É o caso da Praia de Taperapuã, a mais famosa de todas e, consequentemente, também a que fica mais cheia, sempre. As águas muito azuis rivalizam na preferência com as famosas barracas, principalmente a Barramares e Axé Moi.

A outra mais famosa é a Praia de Mundaí, a apenas 4 km do Centro. Calminha e bela, cheia de coqueirais que fazem sombras deliciosas, ela é a preferida das famílias com crianças, e o burburinho corre solto principalmente por causa da barraca Tôa Tôa, que oferece aulas de lambaeróbica para todas as idades – além do axé alto, das lojinhas de souvenirs e etc. Quer um pouco mais de sossego? A dica é ir para o Jamaica Bar, onde a trilha sonora segue outros rumos, com jazz, rock e reggae, claro. A Praia de Itacemirim é outra bastante agitada, também a cerca de 3,5 Km do Centro. A faixa de areia é estreitinha, mas isso não faz a menor diferença para as várias barracas que garantem o axé o local. Na maré baixa as atrações são as piscinas naturais. Conheça mais sobre as praias de Porto Seguro.

 

Para quem quer tranquilidade

Para quem quer sossego o negócio é ir pata outras praias, como Curuípe, com suas ondas fracas protegidas por recifes; Rio dos Mangues, com suas piscinas naturais; Ponta Grande, onde o sossego é garantido apesar das lanchas de passeio e do aluguel de caiaques; e Mutá, a pequena enseada rodeada por coqueiros, já na divisa de Porto e Santa Cruz de Cabrália.

Lá, a Praia da Coroa Vermelha guarda o charme de ter sido o ponto de desembarque de Pedro Álvarez Cabral e também da primeira missa rezada em solo brsileiro, com suas águas rasas e areias brancas. As lojinhas de artesanato indígena são uma atração à parte. E há ainda a Praia de Arakakaí, de águas verdinhas e claras, com recifes que formam piscinas naturais na maré baixa e boas ondas para o surf e windsurfe na maré alta. Ótimas praias para passar a lua de mel.

o que fazer em Porto Seguro-por-vejanomapa

Curuípe por vejanomapa

 

A noite começa na Passarela do Álcool

O nome é sugestivo para quem procura o que fazer em Porto Seguro à noite: a Passarela do Álcool é o ponto mais popular da cidade, não resta dúvida. Bares e restaurantes instalados em casinhas coloridas espalham suas mesinhas sobre a rua que se torna um festival de cores, luzes, odores e sabores para todas as idades, inclusive para famílias com crianças pequenas. Lá é possível saborear pratos da culinária local e tomar as batidas muito especiais feitas com frutas da região. Quem quer comer de forma mais sossegada, no entanto, por ir para o Recanto do Sossego, na Praia do Mutá, ou à Portinha, para quem busca self servisse.

Depois da Passarela do Álcool quem quiser esticar pode aproveitar um dos vários luaus organizados pelas barracas de praia, que praticamente ficam abertas 24 horas por dia: às segundas-feiras na Axé Moi, às terças na Tôa Tôa, às quartas na Barramares com direito a casamento cigano, e às sextas-feiras na Ilha dos Aquários, que, como o nome mesmo diz, é uma ilha entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda com cinco grandes aquários com arraias, tubarões e outros peixes.

o-que-fazer-porto-seguro-por-realizese

por realizese

 

Programas ecológicos: veja o que fazer em Porto Seguro

Os arredores de Porto Seguro são tesouros ecológicos preservados que merecem mais de uma visita, como o Parque Marinho de Recife de Fora, o terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil. O lugar é imenso, as apenas uma pequena área é aberta à visitação, aonde você chega após 45 minutos de um passeio delicioso de escuna.

Leve sua máquina fotográfica e um saquinho com ração para peixe e em instante você fará fotos muito legais de dezenas de peixinhos e tartarugas chegando para se alimentar. No caminho é possível alugar snorkel e no passeio um rapaz também faz fotos para quem não está com máquina, mas prepare-se para o gasto extra. Fica a dica: escolha uma agência de confiança, porque o passeio só vale a pena na maré baixa.

Outro programa muito legal é observar as baleias jubarte, que, principalmente entre julho e outubro dão o ar de sua graça quando chegam para o período de reprodução. No trajeto de barco há palestras sobre esses mamíferos que chegam a atingir 17 metros de comprimento. Para quem gosta de trilhas e caminhadas a pedida é o Parque de Monte Pascoal, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, cujo topo oferece uma trilha com 536 metros de altitude, mas há várias outras trilhas guiadas por seus 14.480 hectares e uma reserva indígena pataxó. E há ainda a Reserva Veracruz, com 6 mil herctares de floresta primária, um dos maiores ecossistemas do mundo, com muitas trilhas, pontes suspensas e árvores centenárias.

Muita coisa? Que nada, tem muito mais o que fazer em Porto Seguro, mas isso você só vai descobrir chegando lá. Por isso reserve pelo menos duas semanas para o paraíso e faça essa viagem no tempo, de volta onde tudo começou nessa terra brasilis e divirta-se muito!

 

 

 

quanto-custa-mochilao

3095
Não é à toa que viajar pela Europa é o sonho compartilhado por jovens e adultos. Esse continente tem uma das paisagens mais maravilhosas...

871
A pimenta é uma poderosa arma contra os coágulos. Indícios desse fato provêm da Tailândia, cujos habitantes comem pimenta picante como tempero ou aperitivo,...

1765
Você é apaixonado(a) por mitologia grega? Então saiba que durante sua viagem para a Grécia para conhecer as lindas artes baseadas naquela época incrível,...
Fotos de Santos

9330
Talvez você não conheça o bondinho de Santos e alguns pontos interessantes da cidade que valem a pena a visita. Por isso, separamos aqui algumas lindas imagens de Santos.
Praias de Ubatuba - Praia do Cedro

9625
Você trabalha o ano todo e finalmente chega um feriado para poder viajar com os amigos ou com seu parceiro. E agora, pra onde viajar?

86089
Uma boa saída para quem vai curtir uma boa praia com os amigos é fazer um luau na praia, seja tocando um violãozinho, bebendo alguma bebida diferente ou até fazendo uma pausa para pequenas caminhas românticas.
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Descubra novas praias pelo Brasil!

Praia de Meireles, Fortaleza, Ceará - por R-NASCIMENTO-ROCHA

13540

Ondas pequenas, calmas águas de um impressionante tom turqueza, uma grande faixa de areia e tudo o que você precisa é de uma boa cadeira de praia na sombra e uma bebida gelada para completar aquela companhia especial. É preciso mais alguma coisa?

Praias de Jaboatão dos Guararapes - por julien8282

10987

Ele se considera o “berço da pátria”, e se for ver bem, pode até ter razão. O município de Jaboatão dos Guararapes foi palco de algumas das principais batalhas contra os invasores holandeses em Pernambuco, mas, tanto depois, vamos combinar que quem vai lá está mesmo é à procura das belíssimas praias de Jaboatão dos Guararapes.

Praia Brava – São Sebastião

22824

Clique nas estrelas para dar a sua nota! A praia Brava em São Sebastião fica entre Maresias e Boiçucanga. Chamada também de Brava de Boiçucanga,...