Página inicial Dicas & Roteiros O que fazer em Recife

O que fazer em Recife

1896

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

 o-que-fazer-em-Recife

Praia de Boa Viagem – O que fazer em Recife (foto por wikipedia.org)

Boa Viagem é considerada uma das mais belas praias urbanas do Brasil, já a do Pina, apesar das águas esverdeadas e mornas, já não chama tanto a atenção dos turistas, mas a verdade é que, entre uma e outra, Recife é muito mais do que praias bonitas. Quem quer passar longe dos temidos – e polêmicos – ataques de tubarões que são o pesadelo de quem muito se distancia da areia, encontra na cidade muitas opções de passeios. O conjunto arquitetônico do Recife Antigo, por exemplo, é uma verdadeira viagem ao passado, enquanto a vida cultural ferve do famoso carnaval aos centros culturais.

O que fazer em Recife além de curtir a praia? Comer!

 

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

A cozinha típica é de dar água na boca com suas influências indígena, portuguesa e africana, mas agora vamos deixar um pouco de lado tanto as praias quanto os peixes e camarões cozidos no leite de coco e as comidas à base de milho para mostrar que o Recife oferece tantas atrações que você mal vai lembrar que está com fome. Difícil mesmo vai ser arranjar espaço no seu dia para fazer tudo o que a cidade oferece – porque descobertas são o que não falta da capital de Pernambuco. Aqui você tem uma pequena amostra de como conhecer um pouco mais da cidade e da história desse povo festeiro.

 

De manhã, uma boa opção é…

 

Tomar um café da manhã reforçado no Mercado da Madalena, onde é possível conhecer o típico café da manhã nordestino, capaz de acabar com a ressaca de qualquer baladeiro. É lá que fica também o bem humorado bar Confraria dos Chifrudos, com petiscos típicos e chapéus de corno que fazem o maior sucesso. Ponto para o bom humor, com certeza. Em Madalena.

Conhecer o Recife Antigo. São tantos os prédios históricos que a dica é começar bem cedinho, logo depois do café da manhã. O bairro é ligado ao resto da cidade por várias pontes – e só isso já mereceria um monte de fotos, não fosse o que está por vir em suas ruas. A maior parte do conjunto teve que ser reconstruída por casa da invasão holandesa no século XVII, mas hoje, a Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, é um bom exemplo. Fugidos da Europa, os judeus que migraram para Pernambuco lá se refugiaram, deixando de herança no local a antiga sinagoga, hoje Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff, entre outras construções seculares.

Fazer compras. Aproveite que já está no Recife Antigo e vá à Feira do Recife Antigo, que acontece aos domingos no entorno da Praça do Arsenal. São mais de 200 barracas com roupas, quadros, artesanato e quitutes. Vários grupos de maracatu ensaiam pelo local. Ali pertinho fica a zona portuária com o Centro de Artesanato de Pernambuco. No antigo Armazém 11, mais de 350 artesãos expõem e comercializam seus trabalhos em madeira, palha, papel marchê, renda e barro, entre eles mestres como Ana das Carrancas e Manoel Eudócio.

O que fazer em pernambuco de dia

Centro de Artesanato de Pernambuco (foto por Daniela Nader)

 

 

O que fazer em Recife à tarde?

 

Conhecer a Embaixada dos Bonecos Gigantes é uma boa opção do que fazer em Recife para quem curte conhecer a cultura local para onde vão os bonecões depois que o carnaval acaba. Depois do almoço aproveite para ver de perto os bonecos que surgiram na Idade Média europeia e chegaram a Pernambuco pela primeira vez no carnaval de 1919, com o personagem Zé Pereira. Dez anos depois surgiu Vitalina, sua companheira, e desde então vários personagens e figuras públicas têm sido criados e reproduzidos, tornando-se uma das maiores características do carnaval pernambucano. Na Embaixada um guia mostra a exposição e conta a história dos bonecos. No Recife Antigo.

Visitar a Oficina Brennand, um centro de exposições de Francisco Brennand, um dos artistas mais importantes da arte contemporânea brasileira. Em uma antiga propriedade da família ele expõe suas criações em um ambiente de arquitetura única. As obras, em barro, são inspiradas e animais e no corpo humano. No bairro histórico de Várzea. É lá, também, que fica o Instituto Ricardo Brennand, com uma pinacoteca com tesouros como a maior coleção do mundo do pintor holandês Frans Post, com 15 obras, obras de Debret, Taunay, Rugendas, documentos do Brasil imperial e ainda 3 mil armas e armaduras medievais.

Meditar na mais bela igreja do Recife, a Capela Dourada, com paredes repletas de pinturas sacras com molduras douradas e uma imensa quantidade de ouro nos altares laterais. Aproveite para conhecer também a Igreja de Santo Antonio, de 1606, que fica atrás da capela, e seu belíssimo painel de azulejos portugueses. No bairro Santo Antônio.

o-que-fazer-em-recife

Capela Dourada (foto por afetivagem.blogspot)

 

Quando escurece, o que fazer em Recife?

O que fazer em Recife de noite é uma pergunta fácil de responder… Pois é no Recife Antigo que fica a boemia, com muitos bares, boates e música ao vivo que vão do jazz ao rock. Lá você encontra o Burburinho, a Confraria do Mar, o Downtown Pub e a Casa da Moeda, entre outros – ou embarcar no Ônibus Balada.

Para quem quiser começar cedo, a dica é aproveitar a happy hour dos bares e restaurantes de Boa Viagem e emendar em alguma das muitas casas noturnas que esquentam a noite pernambucana.

 

o-que-fazer-em-pernambuco

Centro Antigo (Foto por Ladyanne Nascimento)

 

 

  • Hospedagens em Dicas & Roteiros

    Nenhuma hospedagem encontrada nesta praia.

150
Você é apaixonado(a) por mitologia grega? Então saiba que durante sua viagem para a Grécia para conhecer as lindas artes baseadas naquela época incrível,...
Fotos de Santos

3757
Talvez você não conheça o bondinho de Santos e alguns pontos interessantes da cidade que valem a pena a visita. Por isso, separamos aqui algumas lindas imagens de Santos.
Praias de Ubatuba - Praia do Cedro

6109
Você trabalha o ano todo e finalmente chega um feriado para poder viajar com os amigos ou com seu parceiro. E agora, pra onde viajar?

52431
Uma boa saída para quem vai curtir uma boa praia com os amigos é fazer um luau na praia, seja tocando um violãozinho, bebendo alguma bebida diferente ou até fazendo uma pausa para pequenas caminhas românticas.
Porto Rico onde fica

14865
Separamos aqui as principais praias do Brasil para que você possa planejar suas férias. São lindas praias divididas por regiões para todos os gostos!
Praia de Maracajaú – Natal

6474
Um paraíso guardado em terras nacionais. E aí, pronto para a viagem? Não esqueça o óculos de sol e o protetor solar e invista nessa aventura!
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]
novo-ebook