Página inicial Dicas & Roteiros O que fazer em Salvador?

O que fazer em Salvador?

3516

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Você pode escolher o que fazer em Salvador de acordo com o seu temperamento naquele dia: aproveitar as belas praias, revisitar o passado histórico repleto de referências, investir no lado místico da cidade ou fazer um tour gastronômico, só depende de você. As cidades Alta e Baixa, cada uma a seu modo, fazem de Salvador uma cidade punica no mundo que atrai centenas de milhares de turistas todos os anos, atraídos por suas belezas naturais ou pela cultura tão cantada e contada no Brasil e no exterior. Se você pretende fazer uma viagem versátil, cheia de cores, fé e muita música e alegria, é lá o seu destino, em Salvador.

Na arte e na cultura, o reflexo de um povo que ama a vida

Pelourinho, Bonfim, Rio Vermelho, folclore, Candomblé e Aracajé, tudo isso o tabuleiro da baiana tem, com certeza. O tempero baiano não deixa dúvidas: tire sua sesta, sim, só para despertar com mais disposição ainda para abraçar esse mundo que é Salvador. Comece conhecendo um pouco mais desse povo que ama a vida sabendo mais um pouco as artes em Salvador.

Construído no século XII em alvenaria de pedra às margens da Baía de Todos os Santos o Solar da União é um dos mais belos conjuntos arquitetônicos brasileiros, com casa grande, senzala, capela, armazém e cais. A antiga casa grande, que originalmente era a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, foi adaptada para fins comerciais e abriga hoje o Museu de Arte Moderna da Baía, com mais de 2 mil obras de nomes como Tarcila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Já os jardins, reformados em 1962, são hoje o Parque das Esculturas, com obras de Caribé e Mario Cravos, entre outros grandes nomes. Já o cais se tornou o Solar Café, “dono” de um dos mais bonitos pores do sol de Salvador que pode ser apreciado de suas mesinhas ao livre.

Por outro lado, o Pelourinho é Salvador. Faça o que quiser fazer em Salvador, mas você não pode deixar o Pelourinho de lado. Considerado pela Unesco Patrimônio da Humanidade, suas ruas, vielas, largos e ladeiras que abrigam os mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVII também têm uma identidade própria, quase palpável. A concentração de igrejas, restaurantes, bares, lojas e museus guardam preciosidades, como shows na Escadaria do Passo na Ladeira do Carmo e do Olodum e outras bandas nas “Terças da Bênção” (duas por mês), nos largos Quincas Berro D’Água e Teresa Batista (em homenagem a Jorge Amado) e no Terreiro de Jesus.

É, mas todo paraíso tem sua víbora, e nesse caso são os inúmeros ambulantes, guias e pedintes que chegam a torrar a paciência e tem até baiana que cobra para tirar foto. Olho atento por causa da falta de segurança.

Outro ponto que não pode faltar é a Igreja do Senhor do Bonfim, claro, a mais famosa graças à lavagem de sua escadaria, ritual anual de dois séculos protagonizado pelas baianas e animada por bandas de afoxé. A igreja, em si, pode não ser a mais bonita, mas impressiona. A construção de 1772 tem fachada coberta por azulejos portugueses e estilo rococó, e interior neoclássico com painéis no forro da nave, na sacristia e nos corredores laterais, e uma impressionante imagem de Cristo no altar-mor trazida de Portugal no século XVIII.

o que fazer salvador

Pelourinho por Gabriel Franceschi

 

Roteiro de fé

Descrever o que fazer em Salvador é praticamente uma missão impossível, por isso tudo o que você ler aqui será apenas uma parte muito, mas muito pequena do que vai encontrar pessoalmente. Da mesma forma que os monumentos históricos e artísticos são um bem de valor incomensurável, o roteiro de fé se desenrola em pelo menos 372 igrejas e quase 2 mil terreiros. Alguns, no entanto, merecem destaque no seu caminho pela cidade.

Além da Igreja do Senhor do Bonfim, conheça também o Convento do Carmo, construído no século XVI e que hoje abriga um hotel anexo à Igreja do Carmo no Pelourinho; o Mosteiro de São Bento, erguido em 1581 com missas diárias com canto gregoriano e museu de arte sacra; a Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão; a Catedral Basílica, construídas pelos jesuítas entre 1657 e 1672; e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Entre agosto e dezembro é a melhor época para conhecer os terreiros de Candomblé, período das festas dedicadas aos orixás. Um dos maiores orgulhos da Bahia, os terreiros foram tombados pelo Patrimônio Histórico, mas é possível ver exemplos do sincretismo religioso, símbolo maior da harmonia entre as religiões, em várias ocasiões, como o banho de pipoca, um ritual de purificação que leva fiéis tanto do Catolicismo quanto do Candomblé à Igreja de São Lázaro, erguida em 1737 no alto de uma colina.

o-que-fazer-salvador-igreja-por-wikipedia

Igreja e Convento de São Francisco por wikipedia

Você não foi a Salvador se não foi ao…

Elevador Lacerda. Nem adianta, ir a Salvador e não andar no Elevador Lacerda, que liga as cidades Alta e Baixa é como ir a Roma e não ver o Papa, por mais que a frase seja lugar-comum. Marco local inaugurado em 1872 e em pleno funcionamento até hoje, ele tem 72 metros de altura e faz a ligação entre a Praça Tomé de Souza e a Praça Cairu.

Das quatro cabines, as 1 e 2 são originais desde a sua data de inauguração, já as 3 e 4 são da reforma feita em 1930, quando a construção ganhou ares art decó. Houve outra reforma em 2002, com janelas panorâmicas e bela iluminação noturna. A viagem é rapidinha e em 30s você já chega lá em baixo ou lá em cima. Pelo menos 20 mil pessoas usam o elevador diariamente.

O QUE FAZER EM SALVADOR

Elevador Lacerda por G1

Mercado Modelo. Construído em 1861, esse é outro símbolo da cidade que não dá para não conhecer – e fazer umas comprinhas básicas, claro. No início ele era a Casa da Alfândega, mas hoje centenas de boxes aguardam apenas a sua pechincha, porque os preços praticados pelos lojistas são bastante altos.

A construção, de arquitetura neoclássica original, já sofreu dois incêndios, em 1969 e 1984, mas segue firme e forte, tomada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Aos sábados há rodas de capoeira atrás do mercado que chamam dezenas de pessoas toda semana.

Passar um tarde e Itapuã

O que fazer em Salvador? Clássico, passar uma tarde em Itapuã, claro. Areias claras, águas verdes, piscinas naturais, uma água de coco e preguiça no corpo. Também no norte, em direção ao aeroporto, a Praia Stella Maris é para a galera do surf, com suas ótimas ondas por causa da formação de recifes. Já para quem quer rusticidade a Praia do Flamengo, que também tem boas ondas, encanta com sua beleza agreste de coqueiros e dunas, mas a Praia do Buracão, no Rio Vermelho, é a mais sossegada – todas as outras ficam lotadas nos finais de semana.

Mais para Salvador mesmo, as maioria das praias é imprópria para banho, à exceção da Praia do Farol da Barra e do Porto da Barra, mas chegue cedo, porque elas também ficam cheias.

Quer saber mais? Só indo lá, porque Salvador é um daqueles lugares que por mais que você fale e conte e se empolgue nunca vai conseguir dar um vislumbre do que é tamanha riqueza, em todos os sentidos. Uma viagem para ser lembrada e repetida, muitas vezes.

 

quanto-custa-mochilao

3605
Não é à toa que viajar pela Europa é o sonho compartilhado por jovens e adultos. Esse continente tem uma das paisagens mais maravilhosas...

1038
A pimenta é uma poderosa arma contra os coágulos. Indícios desse fato provêm da Tailândia, cujos habitantes comem pimenta picante como tempero ou aperitivo,...

2094
Você é apaixonado(a) por mitologia grega? Então saiba que durante sua viagem para a Grécia para conhecer as lindas artes baseadas naquela época incrível,...
Fotos de Santos

10296
Talvez você não conheça o bondinho de Santos e alguns pontos interessantes da cidade que valem a pena a visita. Por isso, separamos aqui algumas lindas imagens de Santos.
Praias de Ubatuba - Praia do Cedro

10288
Você trabalha o ano todo e finalmente chega um feriado para poder viajar com os amigos ou com seu parceiro. E agora, pra onde viajar?

91836
Uma boa saída para quem vai curtir uma boa praia com os amigos é fazer um luau na praia, seja tocando um violãozinho, bebendo alguma bebida diferente ou até fazendo uma pausa para pequenas caminhas românticas.
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Descubra novas praias pelo Brasil!

Praia do Meio – Ubatuba

7049

A praia do Meio já foi vista por muitos que passavam pela Rio Santos, porém seu acesso é por uma difícil trilha. Ela fica antes da praia Ubatumirim, entre as praias Léo e Puruba.

Praia dos Açores - Florianópolis - por Mateus-Nunes

15297

A Praia dos Açores é um ótimo lugar para quem busca sucesso. Seu nome é vem dos antigos moradores locais, colonizadores açorianos. Em alta temporada recebe uma quantidade maior de turistas, em grande maioria surfistas, pois conta com razoáveis ondas.

Praia Mococa – Caraguatatuba

22005

A areia é fininha, o mar é tranquilo e límpido! Excelente para crianças aproveitarem e os pais ficarem tranquilos.