Página inicial Dicas & Roteiros Pontos Turísticos de Fortaleza

Pontos Turísticos de Fortaleza

26033

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Terra de sol, mar claro de águas quentes, terra da lagosta e da jangada. Para quem quer esquecer o cinza frio do concreto, já não aguenta som de buzina e musiquinha de elevador, Fortaleza reserva dias de pura energia positiva em meio a muito verde e azul, comida saborosa, gente hospitaleira, passeios e paisagens de cair o queixo e uma brisa gostosa que não para de soprar. As praias roubam a cena, claro, mas a capital do Ceará tem muito mais pontos a serem conhecidos e admirados.

 

Praias oferecem infraestrutura completa

Vamos começar pelas praias, porque não dá para falar de Fortaleza sem falar delas: do Futuro, Meireles, de Iracema, Mucuripe. Megabarracas oferecem o que você quiser para sua felicidade gastronômica, com especial atenção para as lagostas, e os frutos do mar em geral. A Praia do Futuro é um ponto turístico imperdível pra quem curte a natureza! Fica a apenas 10 Km do Centro e forma um verdadeiro oásis de 30 Km de extensão na cidade – e por aí já dar para ter uma ideia, porque a orla de Fortaleza tem 34 Km. A estrutura é perfeita para passar o dia inteiro sendo muito bem servido com a família.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Já na Beira Mar ficam as praias de Meireles, Mucuripe e Iracema, esta última conhecida por ter um pôr-do-s

pontos-turisticos-de-fortaleza-praia--do-futuro

As dunas em toda a extensão da praia do Futuro (Foto por Brasilvip.net)

ol simplesmente fantástico, da reputação de abrigar a melhor balada da capital. A Feira de Artesanato, por outro lado, e os famosos passeios de saveiro fazem a fama de Meireles e Mucuripe, onde está também a maioria dos hotéis e restaurantes famosos da capital.

 

Conheça a riqueza do artesanato e da arquitetura locais

 

Quem quiser aproveitar para levar o belíssimo artesanato cearense tem ótimas opções na cidade, como a Feira de Artesanato da Beira Mar e o Mercado Central, aberto em 1509 e onde mais de 550 lojas oferecem os produtos típicos mais variados.

Ali pertinho, na Praia de Iracema – cujo nome é uma alusão ao romance de José de Alencar – fica a Ponte dos Ingleses, um dos cartões postais da cidade, ao lado dos passeios de saveiro. Inaugurada em 1923 e também conhecida como Ponte Metálica, ela, na verdade, é um grande píer, projetado pelo arquiteto Lucas Bicalho em 1921 e cuja finalidade era servir de extensão do cais para o Porto de Fortaleza. O nome deve-se aos trabalhadores ingleses que a construíram. É um ponto turistico do tipo “cartão postal” na região.

Outro ponto imperdível é a Catedral de Fortaleza, erguida no local da antiga Igreja da Sé. Inspirada na Notre Dame, ela começou a construída em 1938 e levou 40 anos para ser terminada, em 1978. Com projeto do arquiteto francês George Maunier em estilo eclético com predominância do estilo românico e gótico, tem capacidade para 5 mil pessoas – e sua torre alcança 75 metros de altura.

 

pontos turísticos de fortaleza de dia

Ponte Metálica (foto por coisadecearense.blogspot)

Estilo art nouveau se espalha pelos pontos turísticos de Fortaleza

E já que estamos falando de arquitetura, aqui vão mais algumas dicas, uma delas um teatro com jeitinho de antigamente, daqueles que se vê nos filmes: é o centenário Theatro José de Alencar, assim mesmo, com direito a grafia antiga. Um dos símbolos arquitetônicos da cidade, seu estilo exuberante em ferro fundido encanta quem participa das visitas guiadas através estrutura erguida em 1910, conhecendo o porão, o foyer, o auditório em estilo art nouveau para 120 lugares e os jardins abertos de Burle Marx. Imperdível.

Dali dê um pulinho na Praça Ferreira, o coração da cidade, e onde fica o Cine São Luis, considerado um dos mais bonitos de todo o Brasil, com sua arquitetura art nouveau, lustres de cristal e revestimento de mármore carrara.

É na praça, também, que fica o Excelsior Hotel, que, quando foi erguido, em 1932, era o maior do mundo construído em alvenaria – suas paredes chegam a ter até 80 cm de largura. O edifício ainda está lá, mas o hotel deixou de funcionar em 1987. Também é na praça que ficam outros pontos turísticos de Fortaleza mais históricos, como o Palacete Ceará, a Coluna da Hora e a Farmácia Oswaldo Cruz, a mais antiga da cidade.

praça-ferreira-pontos-turisticos-de-fortaleza

Praça do Ferreira (foto por nopatio.com.br)

 

Cultura e história com um bom happy hour

 

Para quem gosta de unir cultura e um bom happy hour a ideia é conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou simplesmente Dragão. Lá fica o Museu de Arte Contemporânea, café, cinemas, teatro e ainda um planetário. Visite as exposições permanentes durante o dia e depois vá aos galpões restaurados no entorno do Dragão, onde bares e restaurantes oferecem um dos happy hours mais badalados da cidade.

No Centro, o Museu do Ceará conta a história do estado através de mais de 13 mil peças que abrangem as áreas da Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário. Em estilo neoclássico de 1871, ele é tombado pelo Iphan e guarda peças como um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião e a batina, o chapéu e a bengala de Padre Cícero.

museu do ceará é um ponto turístico de fortaleza

Museu do Ceará (foto por Cnews.com.br)

 

Ecoturismo e adrenalina

 

É lá, também, que fica um dos maiores e mais famosos parques aquáticos do Brasil, o Beach Park, com piscinas com onda, brinquedos que são adrenalina pura, toboáguas e atividades infantis. Tão famoso que pode ser considerado um ponto turístico de Fortaleza, embora não tenha nada de histórico, né?

Já para quem quer curtir a exuberante natureza local a dica é aproveitar o ecoturismo na APA da Sabiaguaba, com passeios de caiaque, Trilha do Cocó e o Museu Natural do Mangue, entre outras atividades monitoradas.

Mas o bom mesmo é conferir esses lugares de pertinho e descobrir muitos outros, porque em Fortaleza cada esquina pode reservar uma surpresa que vai marcar para sempre a sua viagem. Aproveite essas dicas de passeios e anime-se, porque isso é só o começo.

 

Beach Park é um ponto turístico de fortaleza

Uma das muitas atrações do Beach Park (foto por Midiorama)

 

 

quanto-custa-mochilao

3613
Não é à toa que viajar pela Europa é o sonho compartilhado por jovens e adultos. Esse continente tem uma das paisagens mais maravilhosas...

1047
A pimenta é uma poderosa arma contra os coágulos. Indícios desse fato provêm da Tailândia, cujos habitantes comem pimenta picante como tempero ou aperitivo,...

2095
Você é apaixonado(a) por mitologia grega? Então saiba que durante sua viagem para a Grécia para conhecer as lindas artes baseadas naquela época incrível,...
Fotos de Santos

10310
Talvez você não conheça o bondinho de Santos e alguns pontos interessantes da cidade que valem a pena a visita. Por isso, separamos aqui algumas lindas imagens de Santos.
Praias de Ubatuba - Praia do Cedro

10298
Você trabalha o ano todo e finalmente chega um feriado para poder viajar com os amigos ou com seu parceiro. E agora, pra onde viajar?

91897
Uma boa saída para quem vai curtir uma boa praia com os amigos é fazer um luau na praia, seja tocando um violãozinho, bebendo alguma bebida diferente ou até fazendo uma pausa para pequenas caminhas românticas.
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]