Página inicial Pescaria de Praia Pescaria de Praia RJ Praia da Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro

Praia da Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Distante cerca de 60 Km do Centro do Rio de Janeiro, a Praia da Barra de Guaratiba é a que fica mais distante, aproximadamente 1h30min de carro dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Mas quem vence a distância acaba encontrando outras compensações. Além de vários bares e restaurantes especializados em frutos domar e bebidas geladíssimas, há várias traineiras de pescadores que fazem passeios deliciosos pela orla.

Na divisa com a Restinga de Marambaia, área de responsabilidade da Marinha Praia da Barra de Guaratibada tem as águas calminhas e convidativas, mas não muito limpas. Infelizmente dá para ver o esgoto correndo a céu aberto pela areia em determinados locais. Mesmo assim, enquanto no inverno a maioria absoluta dos frequentadores é de moradores, no verão ela fica lotada.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Em épocas de ressaca, no entanto, o mar revolto engole a praia, chegando a bater no paredão que protege as casas da orla, principalmente próximo ao Morro do Espia. Os tubos formados considerados perfeitos atraem os surfistas da região.

O visual, no entanto, é muito bonito e já foi várias vezes cenário de novelas e filmes, e volta e meia se torna point de famosos que vão ao local em busca de tranquilidade e da culinária deliciosa e barata, que atrai cariocas de todas as partes da cidade. A hospitalidade dos moradores é outro atrativo, e não é difícil encontrar quartos para alugar por temporada em casas de famílias da região.

A Praia da Barra de Guaratiba é grande produtora de pescado, e as embarcações ancoradas tornam o cenário ainda mais acolhedor. No local fica ainda a Fundação Xuxa Meneghel e a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, uma das mais antigas da cidade do Rio de Janeiro. É lá que fica também o Sítio Roberto Burle Marx, doado à Fundação Pró-Memporia Roberto Burle Marx.

A maioria das residências do bairro é composta por casas de rua e o entorno local é cercado por manguezais e montanhas com Mata Atlântica intocada. A beleza simples e natural da praia é o seu maior charme.

Previsão do Tempo

Características

Mar: Calmo, mas sujo. Águas geladas

Areia: Clara e firme

Público: Muitas famílias, gente famosa em busca da comida excelente e barata

Modalidade: Pesca, surfe

Dicas:

• Não deixe de provar os famosos pastéis de camarão feitos em bares e restaurantes locais.
• Aproveite para conhecer a bela Igreja de Nossa Senhora do Desterro, uma das mais antigas do Rio. Construída à beira-mar, ela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ)
• As festas em homenagem aos padroeiros – Nossa Senhora do Desterro e São Pedro, cuja igreja local é ainda mais antiga – atraem centenas de visitantes para a região.
• Não faça as trilhas sozinho por questões de segurança.

Trilhas: Há uma trilha que se bifurca levando a pequenas praias tranquilas e semi-desertas. A trilha começa no final da Barra de Guaratiba, no interior de uma colônia de pescadores e começa com escadas e pequenas estradas até a trilha propriamente dita. A orientação é contornar o Morro de Guaratiba e manter o mar sempre à vista. A maior parte dela é descampada, por isso é bom levar protetor solar, boné e muita água. Logo no início há uma bica natural conhecida como Ricaho da Vovó.

• Pedra da Tartaruga: visual incrível, caminhada de 50minutos com nível de dificuldade moderado. Para praticar rapel ou simplesmente se deliciar com a vista.
• Pegando a mesma trilha, mas na bifurcação virando à esquerda, chega-se às praias do Diabo, dos Búzios, Perigoso, Funda e do Meio. Elas são bastante conhecidas dos surfistas, que chegam pela trilha ou por mar. 

Onde comer: Muitos restaurantes e bares especializados em frutos domar, com comida muito saborosos e preços convidativos. O lugar é conhecido como um verdadeiro centro gastronômico. Os restaurantes mais famosos e tradicionais têm o nome das mulheres dos pescadores, que são as cozinheiras do local: Tia Palmira, Tia Joana, Tia Penha, etc.

Onde ficar: Muitas pousadas e alguns hotéis. Alguns moradores alugam quartos para temporada.

Praias próximas: Praias semi-desertas, Praia de Grumari, Praia da Macumba.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias do Rio de Janeiro:

 

Praia do Galeão - Rio de Janeiro - por Google

4277
Dos anos 50 aos 70 a Praia do Galeão foi o que se pode chamar de autêntico balneário carioca: finais de semana cheio, garotada correndo para um mergulho na volta da escola durante a semana. Como em praticamente todas as praias da Baía da Guanabara, a poluição afastou os banhistas, atraiu aves de rapina e mau cheiro.
Praia de Ramos - Rio de Janeiro - por Roni-S

7234
Ela já foi limpa, suja, já ganhou piscinão, em 2013 um grande jornal anunciou que suas areias eram mais limpas que as de Ipanema. Já foi cantada, filmada, cenário de novela, afinal, na Praia de Ramos, “cada mergulho é um flash”.
Praia de São Conrado - Rio de Janeiro - RJ - por Ivi-terra

10115
As asas delta colorindo o céu e aterrissando nas areias claras são um dos maiores símbolos da Praia de São Conrado, na Zona Sul Carioca. O bairro luxuoso é um lugar de contrastes: ao mesmo tempo em que abriga alguns dos condomínios mais tradicionais da cidade – como o Parque Guinle – abriga também a famosa Favela da Rocinha.
Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro - por JoãoF.Macedo

21131
São 75 Km até o Centro do Rio de Janeiro e entre 1h10min e 1h30min até os aeroportos Galeão e Santos Dumont, mas a ida à Praia de Sepetiba valeria à pena não fosse a poluição. A praia, que já chegou a rivalizar com a Praia de Copacabana em relação à beleza e à frequência, teria tudo para ser um dos mais belos do Rio de Janeiro, mas o que se encontra são muitos cascalhos, lama e cheiro ruim.
Praia de Grumari - Rio de Janeiro - por CeciliaOdeAzevedo

6059
Gosta e surfe e de um visual deslumbrante da natureza? Então seu lugar é na Praia de Grumari. Decretada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1987, a praia é um santuário preservado, que conta ainda com a Prainha, outro point clássico do surfe.
Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Sergio-Perry-Junior

23201
Distante cerca de 60 Km do Centro do Rio de Janeiro, a Praia da Barra de Guaratiba é a que fica mais distante, aproximadamente 1h30min de carro dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Mas quem vence a distância acaba encontrando outras compensações.