Praia da Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro

35448



Distante cerca de 60 Km do Centro do Rio de Janeiro, a Praia da Barra de Guaratiba é a que fica mais distante, aproximadamente 1h30min de carro dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Mas quem vence a distância acaba encontrando outras compensações. Além de vários bares e restaurantes especializados em frutos domar e bebidas geladíssimas, há várias traineiras de pescadores que fazem passeios deliciosos pela orla.



Na divisa com a Restinga de Marambaia, área de responsabilidade da Marinha Praia da Barra de Guaratibada tem as águas calminhas e convidativas, mas não muito limpas. Infelizmente dá para ver o esgoto correndo a céu aberto pela areia em determinados locais. Mesmo assim, enquanto no inverno a maioria absoluta dos frequentadores é de moradores, no verão ela fica lotada.

Em épocas de ressaca, no entanto, o mar revolto engole a praia, chegando a bater no paredão que protege as casas da orla, principalmente próximo ao Morro do Espia. Os tubos formados considerados perfeitos atraem os surfistas da região.

O visual, no entanto, é muito bonito e já foi várias vezes cenário de novelas e filmes, e volta e meia se torna point de famosos que vão ao local em busca de tranquilidade e da culinária deliciosa e barata, que atrai cariocas de todas as partes da cidade. A hospitalidade dos moradores é outro atrativo, e não é difícil encontrar quartos para alugar por temporada em casas de famílias da região.

Dicas para a Praia da Barra de Guaratiba

A Praia da Barra de Guaratiba é grande produtora de pescado, e as embarcações ancoradas tornam o cenário ainda mais acolhedor. No local fica ainda a Fundação Xuxa Meneghel e a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, uma das mais antigas da cidade do Rio de Janeiro. É lá que fica também o Sítio Roberto Burle Marx, doado à Fundação Pró-Memporia Roberto Burle Marx.

A maioria das residências do bairro é composta por casas de rua e o entorno local é cercado por manguezais e montanhas com Mata Atlântica intocada. A beleza simples e natural da praia é o seu maior charme.

Mar: Calmo, mas sujo. Águas geladas

Areia: Clara e firme

Público: Muitas famílias, gente famosa em busca da comida excelente e barata

Modalidade: Pesca, surfe

Dicas:

• Não deixe de provar os famosos pastéis de camarão feitos em bares e restaurantes locais.
• Aproveite para conhecer a bela Igreja de Nossa Senhora do Desterro, uma das mais antigas do Rio. Construída à beira-mar, ela é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ)
• As festas em homenagem aos padroeiros – Nossa Senhora do Desterro e São Pedro, cuja igreja local é ainda mais antiga – atraem centenas de visitantes para a região.
• Não faça as trilhas sozinho por questões de segurança.

Trilhas na Praia da Barra de Guaratiba

Trilhas: Há uma trilha que se bifurca levando a pequenas praias tranquilas e semi-desertas. A trilha começa no final da Barra de Guaratiba, no interior de uma colônia de pescadores e começa com escadas e pequenas estradas até a trilha propriamente dita. A orientação é contornar o Morro de Guaratiba e manter o mar sempre à vista. A maior parte dela é descampada, por isso é bom levar protetor solar, boné e muita água. Logo no início há uma bica natural conhecida como Ricaho da Vovó.

• Pedra da Tartaruga: visual incrível, caminhada de 50minutos com nível de dificuldade moderado. Para praticar rapel ou simplesmente se deliciar com a vista.
• Pegando a mesma trilha, mas na bifurcação virando à esquerda, chega-se às praias do Diabo, dos Búzios, Perigoso, Funda e do Meio. Elas são bastante conhecidas dos surfistas, que chegam pela trilha ou por mar. 

 O que fazer na Praia da Barra de Guaratiba

Onde comer: Muitos restaurantes e bares especializados em frutos domar, com comida muito saborosos e preços convidativos. O lugar é conhecido como um verdadeiro centro gastronômico. Os restaurantes mais famosos e tradicionais têm o nome das mulheres dos pescadores, que são as cozinheiras do local: Tia Palmira, Tia Joana, Tia Penha, etc.

Onde ficar: Muitas pousadas e alguns hotéis. Alguns moradores alugam quartos para temporada.

Praias próximas: Praias semi-desertas, Praia de Grumari, Praia da Macumba.row


Gostou da Praia da Barra de Guaratiba?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: