Ondas fraquinhas, águas claras e limpas, bons serviços. Não é à toa que a Praia da Lagoinha, a 33Km ao norte de Florianópolis, fica tão cheia na alta temporada.
Mas se na areia chega a ser difícil conseguir lugar no verão – afinal são apenas 760 metros de extensão – o mar de temperatura morna é um convite irresistível. Em compensação, na baixa temporada fica praticamente deserta, apenas com os poucos moradores.
A Praia da Lagoinha é ideal para quem quer sossego, descansar longe do burburinho do turismo de massa e relaxar em meio à natureza estonteante. Protegida por costões em toda a sua extensão, ela tem a forma de um semicírculo e a profundidade do mar vai aumentando lentamente.
Apesar da fama de paraíso e da boa procura por turistas, os serviços são raros e para quem precisa de comércio farto o jeito é ir a Ponta das Canas, logo ao lado. A pequena vila de pescadores abriga poucos hotéis e pousadas, da mesma forma que também são poucas as casas na região, várias delas ali mesmo, coladinhas à areia.
Dicas do que fazer na Praia da Lagoinha – Florianópolis
Nos restaurantes a especialidade são os frutos do mar, e é até possível ver os pescadores chegando com os peixes fresquinhos direto para a cozinha dos restaurantes e bares. Nada muito badalado, mas a comida é de primeira, com toques açorianos herdados da época de colônia.
O nome da Praia da Lagoinha é uma referência ao fato de ela ser um estuário, ou seja, onde as águas do rio desembocam no mar e em cuja foz rios menores acabam formando uma pequena lagoa represada pela areia da praia.
- Mar: Águas cristalinas, limpas e mornas
- Areia: Amarelo claro, de textura firme
- Público: Famílias com crianças e idosos
- Modalidade: Caminhada
- Dicas:
- Quem quiser badalação deve ir para as Canasvieiras ou Ponta das Canas.
- No inverno é bastante fácil ver os pinguins que buscam águas mais quentes brincando nas ondas. Apesar de chegarem bem pertinho da areia, eles não devem ser pegos.
- O posto salva-vidas só é ativado durante os meses de verão.
- Trilhas:
- Uma trilha considerada de nível fácil leva ao extremo norte da Ilha de Santa Catarina, passando por pontos de vigia dos pescadores da região.
- Há trilhas na Ponta do Rapa, a oeste, e na Ponta da Lagoinha (a leste).
- Onde comer: Restaurantes na beira da praia.
- Onde ficar: Algumas poucas pousadas e casas para aluguel. Nas praias próximas a infraestrutura é maior.
- Praias próximas: Praias da Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Brava, Canasvieiras e Ingleses
Gostou da Praia da Lagoinha – Florianópolis?
Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo: