Página inicial Rio de Janeiro Niterói Praia de Itaipu – Niterói

Praia de Itaipu – Niterói

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Sabe aquela praia em que você não precisa levar nada e de onde não dá mais vontade de sair? Que você chega pela manhã junto com as gaivotas e não dá para ir embora antes de ver o sol morrendo lenta e maravilhosamente por entre o relevo do Rio de Janeiro, do outro lado do mar? Destino dos mais procurados na Região Oceânica de Niterói todos os finais de semana, a Praia de Itaipu é tudo isso – e muito mais. É um daqueles lugares que você tem que ir, não tem jeito.

Pequena – a Praia de Itaipu tem apenas 1.000 metros de extensão, à esquerda é delimitada pelo Morro das Andorinhas, que faz limite com a Praia de Itacoatiara. À direita se encerra no Canal de Itaipu, que despeja as águas da Lagoa de Itaipu, logo ali do lado, e ainda faz limite com a Praia de Camboinhas. Entre uma ponta e outra, bares e restaurantes para todos os gostos oferecem pratos e petiscos saborosos à base de frutos do mar, comprados ali mesmo na colônia de Pescadores – além de uma cerveja sempre muito gelada.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

A menos de 1 hora do Rio de Janeiro e a cerca de meia hora do Centro de Niterói, nos finais de semana, chegue cedo, ela fica lotada. Há estacionamento pago nas cercanias, mas a disputa é grande. Nas areias, mesinhas, cadeiras e guarda-sóis dos restaurantes convidam à preguiça, e você também pode fazer passeios de SUP, caiaque e banana boat, disponíveis para alugar principalmente nos meses de verão.

Como a Praia de Itaipu cresceu em torno da colônia de pescadores, quem chega de manhã cedinho tem um espetáculo à parte: os pescadores chegam com peixe fresquinho para vender no local, atraindo uma quantidade imensa de gaivotas, albatrozes e aves marinhas em geral. Mas a atração mesmo são as tartarugas, que frequentam as águas chegando bem pertinho dos banhistas. Da areia dá para ver as cabeças que sobem em buscam de ar. Lindo demais. Já à tardinha a atração é o por-do-sol, considerado o mais bonito da Região Oceânica.

Apesar de ser uma praia oceânica, as águas são normalmente bem calmas, atraindo crianças, idosos e o pessoal do Stand Up Padle (SUP). Também é comum ver lanchas, iates e escunas ancorados à espera dos petiscos dos bares e restaurantes. Nos arredores, a Duna de Itaipu é testemunha já meio degradada da passagem dos primeiros habitantes indígenas pela área.

Previsão do Tempo

Características

Mar: Calmo, com águas claras e frias

Areia: Branca e firme

Público: Famílias e esportistas além dos pescadores locais

Modalidade: SUP, banana boat, jet ski

Dicas: Não deixe de visitar o Museu de Arqueologia de Itaipu, logo na entrada da colônia de pescadores. Há artefatos resgatados ao longo de muitos anos e que contam a história do local. O próprio museu fica nas ruínas de um antigo convento carmelita.

Trilhas: É possível fazer uma trilha que sai da Praia de Itaipu e sobre o Morro das Andorinhas, saindo na Praia de Itacoatiara.

Onde comer: Muitos bares e restaurantes, alguns poucos quiosques e muitos ambulantes da areia.

Onde ficar: Casas de aluguel para temporada, algumas pousadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes, que atravessa Itaipu e leva à praia.

Praias próximas: Praia de Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias de Niterói:

 

Praia de Piratininga - Niterói - por Franklin-Barbirato

23594
Maior praia da Região Oceânica de Niterói, a Praia de Piratininga fica a cerca de meia hora do Centro de Niterói e quase uma hora do Centro do Rio pela Ponte Rio-Niterói. Com quase 3 Km de extensão, tem um imenso calçadão com diversos quiosques, que servem petiscos e pratos à base de peixe e frutos do mar.
Praia de Itaipu - NIterói - por Halley-Pacheco-de-Oliveira

18216
Sabe aquela praia em que você não precisa levar nada e de onde não dá mais vontade de sair? Que você chega pela manhã junto com as gaivotas e não dá para ir embora antes de ver o sol morrendo lenta e maravilhosamente por entre o relevo do Rio de Janeiro, do outro lado do mar?
Praia de Itacoatiara - NIterói - por Felipe-Atherino

21504
A Praia de Itacoatiara é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro, a menos de 40Km do Centro do Rio e a apenas 19,7Km do Centro de Niterói. O mar comumente agitado, muito claro e com ondas perfeitas rendeu ao local a fama de um dos melhores picos de surfe do Brasil, sendo palco de vários campeonatos de surfe e body board anuais.
Praia de Charitas - NIterói - por jcanistrum

9942
As águas calmas da Baía de Guanabara batem suavemente na Praia de Charitas, em Niterói, onde o espetáculo fica por conta do relevo formado por picos como o Corcovado e o Sumaré. Vez por outra, também, é possível avistar golfinhos fazendo malabarismos por entre os barcos que aportam próximo à colônia de pescadores e a Estação de Catamarãs de Charitas, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Praia de Camboinhas - Niterói - por Laura

33893
Situada na Região Oceânica entre as praias de Itaipu e Piratininga, a Praia de Camboinhas se destaca por uma orla belíssima, com quiosques muito bem estruturados, calçadão e até uma aldeia indígena no seu canto esquerdo. O bairro é considerado de alto luxo e tem apenas uma entrada e uma saída principal, onde fica um DPO, e uma pequena estrada secundária que dá acesso a Piratininga. O transporte público não entra no bairro, basicamente residencial.
Niteroi - Rio de Janeiro - por rubensbfreitas

4832
Niterói é considerada a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro em questão de qualidade de vida. Para nós, loucos por praias, é um local perfeito: a cidade apresenta mais de 11 quilômetros de praias. São lindas praias com ótimas estruturas e, claro, uma inconfundível e linda vista para o Pão de Açúcar e outras belezas cariocas.