Página inicial Rio de Janeiro Guaratiba Praia de Marambaia – Rio de Janeiro

Praia de Marambaia – Rio de Janeiro

29344

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Pertinho de Barra de Guaratiba, a Praia de Marambaia – ou Praia da Restinga de Marambaia – é uma verdadeira joia ecológica: a vegetação toca suavemente as ondas, um dos raros lugares na cidade onde isso ainda acontece. A faixa de areia, que tem quase 43 Km de extensão, é uma braço fino que se enfia mar adentro até uma ilha montanhosa, chegando a ficar 18 Km longe do continente. Um canal estreito a separa da Ilha Grande, já em Angra dos Reis. Um paraíso reservado aos pássaros, peixes, répteis e outros habitantes privilegiados da restinga – e à União, que a reserva para treinamentos das Forças Armadas.

A vegetação praticamente intacta, rasteira, formada por árvores e arbustos de pequeno porte – ou seja, a restinga – compreende ainda o que é conhecido como floresta praiana, uma vegetação que nasce do solo encharcado e muito fofo. Apesar de ser um santuário ecológico, a Praia de Marambaia sofre com o lixo que chega levado pelas correntes marítimas. O acesso é complicado e precisa de autorização da Marinha, mas Exército e Aeronáutica também fazem operações no local – no entanto há áreas de preservação onde sequer os militares podem entrar, como a parte reservada a sapos e pererecas e a outra a um tipo de sabiá branco raro. A pouco mais de uma hora de carro a partir da Zona Sul carioca, a Praia da Restinga de Marambaia é um dos lugares mais encantadores do Rio de Janeiro, mas por ser restrita não dispõe de nenhuma infraestrutura – apesar disso é possível encontrar acomodações e restaurantes na Estrada Burle Marx, na parte aberta ao público, e em Barra de Guaratiba.

Previsão do Tempo

Características

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Mar: Muito limpo e azul

Areia: Branca e fofa, outra parte com manguezal

Público: Só pessoas com autorização da Marinha podem frequentar o local propriamente dito

Dicas:

• Em Marambaia fica a Casa do Pontal, o maior museu de arte popular do país. Vale a pena conhecer o acervo de 40 anos de pesquisas do designer Jacques Van Beuque
• Ali pertinho fica também o Sítio Burle Marx, comais de 3.500 espécies de vegetais colecionadas pelo falecido paisagista
• Vale a pena conhecer também a Capela Magdalena, que oferece um concerto seguido de jantar e há ainda um museu com minitiatura dos meios de transportes

Onde comer e onde ficar: Os lugares mais próximos ficam na Estrada Burle Marx e da Barra de Guaratiba, onde há bons hotéis e restaurantes de todos os tipos

Praias próximas: Guaratiba, Sepetiba, Recreio, Barra da Tijuca

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias do Rio de Janeiro:

 

Praia do Galeão - Rio de Janeiro - por Google

4279
Dos anos 50 aos 70 a Praia do Galeão foi o que se pode chamar de autêntico balneário carioca: finais de semana cheio, garotada correndo para um mergulho na volta da escola durante a semana. Como em praticamente todas as praias da Baía da Guanabara, a poluição afastou os banhistas, atraiu aves de rapina e mau cheiro.
Praia de Ramos - Rio de Janeiro - por Roni-S

7250
Ela já foi limpa, suja, já ganhou piscinão, em 2013 um grande jornal anunciou que suas areias eram mais limpas que as de Ipanema. Já foi cantada, filmada, cenário de novela, afinal, na Praia de Ramos, “cada mergulho é um flash”.
Praia de São Conrado - Rio de Janeiro - RJ - por Ivi-terra

10119
As asas delta colorindo o céu e aterrissando nas areias claras são um dos maiores símbolos da Praia de São Conrado, na Zona Sul Carioca. O bairro luxuoso é um lugar de contrastes: ao mesmo tempo em que abriga alguns dos condomínios mais tradicionais da cidade – como o Parque Guinle – abriga também a famosa Favela da Rocinha.
Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro - por JoãoF.Macedo

21134
São 75 Km até o Centro do Rio de Janeiro e entre 1h10min e 1h30min até os aeroportos Galeão e Santos Dumont, mas a ida à Praia de Sepetiba valeria à pena não fosse a poluição. A praia, que já chegou a rivalizar com a Praia de Copacabana em relação à beleza e à frequência, teria tudo para ser um dos mais belos do Rio de Janeiro, mas o que se encontra são muitos cascalhos, lama e cheiro ruim.
Praia de Grumari - Rio de Janeiro - por CeciliaOdeAzevedo

6061
Gosta e surfe e de um visual deslumbrante da natureza? Então seu lugar é na Praia de Grumari. Decretada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1987, a praia é um santuário preservado, que conta ainda com a Prainha, outro point clássico do surfe.
Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Sergio-Perry-Junior

23217
Distante cerca de 60 Km do Centro do Rio de Janeiro, a Praia da Barra de Guaratiba é a que fica mais distante, aproximadamente 1h30min de carro dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Mas quem vence a distância acaba encontrando outras compensações.