Praia do Leme RJ – O que fazer, onde ficar e comer

17748



A classe média alta da Zona Sul carioca se confunde com turistas e visitantes de passagem que frequentam a Praia do Leme, no canto esquerdo da Praia de Copacabana. Mais reservada do que a praia vizinha, sua larga faixa de areia tem cerca de 1 Km de extensão e é considerada calma, com areias fofas e brancas e mar relativamente calmo, com águas claras, limpas e geladas.



À sua esquerda, junto ao Morro do Leme, ainda há vários pescadores, que disputam palmo a palmo um espaço construído especialmente para eles, o Caminho dos Pescadores, também conhecido como Mirante do Leme por causa da sua vista extraordinária.

Lá, a pesca de arremesso toma conta do local, que também é usado como ponto de mergulho para os mais corajosos. Mas é preciso cuidado: quando a Praia do Leme está de ressaca o lugar pode ficar perigoso, e não é raro visitantes desavisados ou incautos serem arrastados pelas ondas que chegam a lamber o local. Lá em cima fica o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme.

A tranquila praia do Leme

A Praia do Leme é considerada uma das mais tranquilas da Zona Sul, à exceção dos domingos e feriados prolongados de verão, quando é difícil encontrar lugar na areia. Quem se arriscar, no entanto, vai contar com uma imensa quantidade de opções de alimentação, com quiosques e ambulantes na areia e no calçadão, além de muitos bares e restaurantes de excelente qualidade ao longo da orla.

O local costuma ser palco de campeonatos internacionais de futebol de areia e de vôlei de praia, e a Travessia dos Fortes, de natação, mas alcançou fama internacional graças à sua festa de Réveillon, de cujo Hotel Meridien, que existia na orla do Leme, caía a famosa cascata de fogos. Hoje a festa de Réveillon é feita em Copacabana e os fogos são soltos de barcaças no mar.

Dicas da Praia do Leme

Areia: Fofa e branca

Público: Principalmente moradores e esportistas, mas nos finais de semana, especialmente aos domingos, há muitos turistas.

Modalidade: Pescaria, surfe, vôlei de praia, futebol de praia

Dicas: É possível fazer uma caminha ecológica até o Forte do Leme, uma subida de aproximadamente 800 metros. O caminho, muito tranquilo, pode ser feito pela família toda através de uma estrada de paralelepípedos que corta a APA do Leme. Lá em cima, além do Forte, há também um sítio histórico em memória a Duque de Caxias com exposições, vídeos sobre o Forte e exposições temporárias sobre ecologia e o meio ambiente. De lá, a paisagem é de perder o fôlego: é possível ver a Praia de Copacabana, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a encosta do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Onde comer: Muitos bares e restaurantes na orla, quiosques e ambulantes na areia

Onde ficar: Há vários hotéis, apart-hotéis e apartamentos para aluguel de temporada

Praias próximas: Copacabana, Ipanema e Leblon

Trilhas:

Chapéu Mangueira <–> Babilônia: nível de dificuldade moderado, duas horas e meia de subida.

Leme <–> Urca: nível de dificuldade moderado, 4 horas e 12 minutos de trajeto.

Gostou da Praia do Leme?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.


 

 

Veja também: