Praia dos Carneiros – Tamandaré – Pernambuco

5252



Já pensou chegar em uma praia paradisíaca e dar de cara com uma pequena igreja do século XVIII construída à beira-mar? No entorno coqueirais fazem sombra na areia muito clara enquanto o mar de um azul transparente deixa entrever peixinhos coloridos.

Cena de filme? Até parece, mas é a Praia dos Carneiros em Pernambuco. A paisagem – acreditem – ainda é praticamente a mesma do início do século, inclusive com a igrejinha à beira-mar. Isso mesmo, a pequena igreja dedicada a São Benedito e construída quase dentro d’água, como não poderia deixar de ser, é o grande cartão-postal do lugar.



Ótimos Restaurantes e Hostéis da Praia de Carneiros

Por aí já dá para ver que a Praia dos Carneiros é um lugar privilegiado. Partindo de Tamandaré, de carro você chega a esse paraíso por uma estrada de 10Km, sendo que os últimos 5Km são de terra. Próximo à praia de Tamandaré.

Mas é nessa estrada também que ficam os bares mais badalados e famosos da região, como o Bora-Bora, que tem estrutura de quiosque e fica em um dos trechos onde a natureza consegue ser ainda mais exuberante, e o Sítio da Prainha, que além de petiscos deliciosos “serve” ainda passeios a cavalo e de catamarã rumo às piscinas naturais. É sentar e relaxar, porque você será tratado como um rei.
Também é possível chegar à Praia dos Carneiros a pé, direto pela praia, em cerca de meia hora de caminhada – agradabilíssima, por sinal.

Quem quer se hospedar bem juntinho da praia encontra várias opções, inclusive junto a estas propriedades particulares no seu entorno. Há uma vasta e variada quantidade de pousadas e hotéis, inclusive um luxuoso resort.

Piscinas naturais, coqueiros, barreira de corais, bancos de areia…

Por falar em piscinas naturais, elas são um espetáculo à parte na Praia dos Carneiros. Na maré baixa a barreira de cerca de 1 km de corais fica visível e os desenhos formados são simplesmente fantásticos. Isso sem falar nos imensos bancos de areia de areia muito branca, que, assim como os 5 km de coqueiros, dão um colorido muito diferente ao local. Cena de cinema perde – a menos que seja gravada lá, é claro.

Estuário do Rio Formoso ajuda a formar a paisagem única

Não há como não ser considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Na verdade suas características muito especiais são resultado, também, do estuário do Rio Formoso, formando uma região que também é rica em manguezais. O único senão é o acesso um pouco mais difícil por causa do grande número de propriedades particulares que praticamente cercam a praia, mas achar o caminho até a Praia dos Carneiros compensa qualquer esforço – até porque é graças à dificuldade de acesso que ela ainda é uma das mais bem preservadas de Pernambuco.

Igrejinha à beira-mar é dedicada a São Benedito

A Igreja de São Benedito merece um capítulo à parte. Com certeza uma das paisagens mais bonitas do país, a igrejinha construída a beira-mar em 1910 é bem simples, que mantém suas cores branca e verde originais, ladeada por pelo verde dos coqueiros e emoldurada pelo azul do céu e do mar. Apesar de não ficar aberta diariamente, ainda hoje ela abriga eventos e comemorações especiais, principalmente em homenagem ao padroeiro da Praia dos Carneiros, São Benedito.


Gostou da Praia dos Carneiros?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: