Página inicial Pernambuco Ilha de Itamaracá - Goiana Praias da Ilha de Itamaracá – Pernambuco

Praias da Ilha de Itamaracá – Pernambuco

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Construído em taipa pelos holandeses o século XVII, derrubado e reconstruído em pedra com mais canhões pelos portugueses, o Forte Orange é hoje um dos cartões portais da Ilha de Itamaracá – e no lugar de soldados, turistas transitam pelo museu, loja de artesanato e capela que ocupam o espaço. As 11 praias da Ilha de Itamaracá oferecem águas límpidas e mornas com areias muito brancas, um convite ao relaxamento e à contemplação. O Canal de Santa Cruz a separa do continente.

Previsão do Tempo

Características

Memória e natureza, a combinação perfeita nas praias da Ilha de Itamaracá

A 45 Km de Recife, os 84 Km² da ilha abrigam, além do Forte Orange, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos do Ibama, o EcoPark Peixe-Boi&Cia; e a Vila Velha, em seu ponto mais alto, que ainda guarda o casario colonial da época da sua fundação, em 1540, com direito às ruínas da Igreja de Rosário dos Pretos e muitas trilhas para quem ama a natureza.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

E por falar em natureza, outro passeio que não pode faltar é um pulo à Ilha da Coroa do Avião, que fica bem em frente às praias da Ilha de Itamaracá. Lá, você chega de jangada, barco ou lancha, aproveita os bares em palhoças com petiscos inesquecíveis na beirinha da água cristalina e não quer mais ir embora.

Deguste os pratos locais com calma e aprecie sabores inesquecíveis

Já que o assunto são os petiscos, nas praias da Ilha de Itamaracá saborear os pratos locais é uma arte. Você não pode sair de lá sem provar o caldinho de sururu, as fritadas de siri e de camarão ou o filé de agulha branca, um tipo de peixe que, acredite, só existe no Nordeste brasileiro. Acompanhe com uma cerveja bem gelada e preços bem legais. Sim, você está no paraíso. Se depois der aquele soninho, normal: aproveite a boa oferta de hotéis e pousadas e fique por lá mesmo, porque amanhã tem mais.

Nas praias, o convite à contemplação é irresistível

Águas mornas, calmas e transparentes, que, ainda por cima, são muito azuis. Simplesmente irresistível. Bem, mas se você gosta de ondas mais altas, tem também. Você pode escolher à vontade inclusive entre as praias da Ilha de Itamaracá mais sossegadas ou badaladas, por isso o legal é passar alguns dias no local para conhecer todas elas – e olha que são 11! Veja aqui as principais:

• Praia do Fortinho ou Enseada dos Golfinhos

No lado norte da ilha, a Enseada dos Golfinhos é considerada uma das mais bonitas da ilha. Com 2,5 Km de extensão, tem águas calmas e transparentes, ótimas para o banho de mar. O charme fica completo com o clima dado pelas casas de veraneio e pela vila de pescadores.

• Praia do Forte Orange

Como não podia deixar de ser, o Forte dá nome à praia, que também é bem calma e propícia ao banho. Bares colocam mesinhas e cadeiras na areia e o servem à vontade. Fica bastante movimentada principalmente na alta estação, pontilhada pela prática do iatismo e do ultraleve. Com apenas 1,3 Km de extensão, na maré baixa é possível chegar de barco às piscinas naturais. É de lá também que saem as embarcações para a Praia da Coroa do Avião, na pequena ilha em frente.

• Praia da Coroa do Avião

A ilhota ao sul da Ilha de Itamaracá foi formada na década de 80 pela força das correntes marinhas, e acabou se tornando o maior sucesso entre os turistas. Praticamente um imenso banco de areia muito branca com alguma vegetação, ela se destaca em meio à água azul turquesa. Abriga a sede do Centro de Estudo e Conservação das Aves Migratórias da Universidade de Pernambuco. Tem apenas 1 Km de extensão e 100 m de largura. É considerada um dos lugares mais bonitos de todo o litoral de Pernambuco.

• Praia de Jaguaribe

Essa é para quem gosta de praia urbana, com toda a infraestrutura e é onde em agosto acontece o Festival do Peixe Agulha. No entanto, justamente lá o banho de mar não é recomendado por causa da condição da água, poluída. Apesar disso costuma ficar bem cheia, inclusive pelos praticantes de windsurfe.

• Praia do Pontal do Jaguaribe

Praia bem deserta, com pouca ocupação humana e nenhuma infraestrutura em 150m de praia. Lá há uma vila de pescadores, mas a praia é perigosa, com fortes correntezas, por ser o local onde o rio de mesmo nome deságua.

• Praia do Pilar

É a mais badalada, com 2 Km de extensão e bem urbanizada. O mar calmo faz ondas pequenas quando venta e a faixa larga de areia clara recebe várias cadeiras e mesinhas colocadas pelos bares no entorno. Boa opção para quem gosta de praia cheia e bastante hotéis e restaurantes bem pertinho.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias de Pernambuco:

 

Praia dos Carneiros - Tamandaré - Pernambuco - por Jorge-Y-Yazawa

14850
A 92 Km de Recife, Tamandaré significa “repovoador” em tupi-guarani, que, no caso, seria um pajé a quem Tupã, deus dos trovões, teria mandado um aviso de que ia exterminar a humanidade. Assim como Noé, o pajé então construiu um barco e lá entrou com toda a família até o fim do dilúvio, quando saiu e repovoou a área.
Praias de São Jose da Coroa Grande - por Sv-Cesar

31382
A cidade é pequenininha, na verdade uma das menores do estado. Em compensação seu próprio nome já indica a proporção da sua beleza: “coroa” é o nome dado à formação dos bancos de areia que emergem entre a praia e os muitos corais que formam piscinas naturais na maré baixa. Pronto, difícil não fazer a imagem mental desses paraísos que são as praias de São José da Coroa Grande.
Praias de Jaboatão dos Guararapes - por julien8282

12177
Ele se considera o “berço da pátria”, e se for ver bem, pode até ter razão. O município de Jaboatão dos Guararapes foi palco de algumas das principais batalhas contra os invasores holandeses em Pernambuco, mas, tanto depois, vamos combinar que quem vai lá está mesmo é à procura das belíssimas praias de Jaboatão dos Guararapes.
Praia de Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco - por enter-guide

45466
Ipojuca é um daqueles lugares onde passado e presente se misturam tão harmoniosamente que por mais que você esteja em um dos luxuosos hotéis ainda é possível imaginar os holandeses chegado por mar.
Praia de Itamaracá (Ilha de Itamaracá) - Goiana - Pernambuco - por rodolfo-aioria

15399
Declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1938, Goiana já chegou a ser apelidada de “Milão Brasileira”. Semelhanças à parte, quem chega logo descobre que não são só as praias de Goiana.
Praias de Fernando de Noronha – Pernambuco

9414
As praias de Fernando de Noronha, famosas no mundo inteiro, não dão uma página, dão um livro. Mas melhor do que falar delas é ir pessoalmente ver a cor incrível de suas águas, se surpreender com as formações rochosas...