Praias de Aracruz – Espírito Santo

35596



Diversidade – essa pode ser uma palavra bastante interessante para descrever o que se encontra em Aracruz. Quem espera praias limpas, badaladas, tranquilas ou bons points para o surfe encontra sim, mas vai encontrar muito mais. Nas Praias de Aracruz a cultura das aldeias indígenas se entrelaça com a europeia e africana deixando traços muito interessantes pela cidade, do artesanato à culinária.



Das tribos Guarani e Tupiniquim saem o belíssimo artesanato local, vendido nas aldeias. Já das influências indígenas, africanas, portuguesas, italianas e alemãs surgem pratos típicos como a sopa pavese, o anholini, o bacalhau e o risoto. Para depois da degustação a dica é seguir para os monumentos históricos desse lugar centenário ou para os passeios ecológicos na Reserva do Manguezal PiraquêAçu.

Mas para quem é louco por praia, as Praias de Aracruz são simplesmente tudo de bom. Entre as badaladas, Formosa e Barra do Sahy dão um show de gente bonita e animada. Mas para quem a vida só tem graça sobre uma prancha de surfe, Comboios e Barra do Riacho são a escolha certa. Já para quem quer sossego, a Praia de Puriti ou a dos Padres são a melhor opção. É escolher o destino e partir.

Praia Formosa

A Praia Formosa pode ser muito calma e linda, mas merece cuidado. Seguindo o relevo típico da região, ela tem muitas rochas tanto na areia como dentro do mar, muitas vezes imperceptíveis dependendo do nível da maré. As águas apresentam uma coloração curiosa, entre o verde e o cinza. São 5Km de extensão ladeada por coqueiros e amendoeiras. O Sesc local é praticamente a única infraestrutura, por isso é bom levar seu lanche e saquinhos plásticos para recolher o lixo e não sujar a praia.

Praia da Barra do Sahy

A orla com calçadão e alguns quiosques é um dos atrativos da vila de pescadores da Praia da Barra do Sahy, a 87Km de Vitória e coma penas 3 Km de extensão. As águas são amareladas e calmas, mas há uma parte, conhecida como Xangão, com ondas bem legais para quem gosta de surfar.

Em uma das extremidades fica a ponte sobre o Rio Sahy, local onde as águas doce e salgada se encontram, mas mais ao norte há uma pequena praia deserta, em meio a falésias e formações rochosas, muito bonita e que ainda oferece uma pequena ilha, que, na maré baixa dá para ir andando com água pela cintura. É uma das praias mais badaladas da região.

Praia de Comboios

Na Praia de Comboios o grande atrativo é a base do Projeto Tamar e cuja Reserva Biológica foi criada em 1994 para preservar a flora, fauna e a desova das tartarugas marinhas que usam as praias da reserva para perpetuação da espécie. Ao todo são 14Km de praia e uma faixa de restinga que chega a 200 metros de largura. É lá, também, o único ponto conhecido de concentração de desova da Tartaruga Gigante e o segundo maior da Tartaruga Cabeçuda no Brasil. Ao sul fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos Tupiniquins. O Centro fica aberto aos visitantes diariamente das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Como é reserva biológica, a praia não tem qualquer infraestrutura turística, mas é ideal para quem gosta de surfe e praias desertas. Com águas verde azuladas e ondas fortes, areias lisas e molhadas, a praia é um verdadeiro santuário.

Praia da Barra do Riacho

A Praia da Barra do Riacho tem todo o charme de uma aldeia de pescadores, mas seu principal encanto é para os amantes do surfe. Com ondas que apresentam formações consideradas perfeitas para esquerdas e direitas, ela oferece pelo menos cinco picos: Secret Point, Baixa, Sunset, Boca do Rio e Praia da Curva. O fundo de areia ou ondulações de sul, leste ou nordeste e ventos sul que entram de terral, nordeste ou leste fraco, ela é a preferida dos surfistas capixabas.

Praia de Puriti

No distrito de Santa Cruz, a Praia de Puriti é considerada um verdadeiro paraíso, com sua vasta sombra formadas pelas árvores da Mata Atlântica e castanheiras. É o lugar ideal para quem quer paz e sucesso comum mar calmo e areias douradas, mas não espere boa infraestrutura.

A orla é basicamente composta por casas de veraneio e muito poucas referências gastronômicas: há apenas um camping e uma lanchonete. Mas é possível encontrar pousadas e restaurantes em praias próximas, como a Praia dos Padres, que tem formação bem parecida, mas oferece mais opções de camping, pousadas e bares.


Gostou das Praias de Aracruz?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: