Praias de Araruama

26381



Localizada na região dos Lagos, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, asPraias de Araruama são ricas em belezas naturais e diversidade. Com lagoas, restinga e salinas, belas praias oceânicas também fazem parte do município.



O cartão postal da cidade, conhecida por Lagoa de Araruama é na verdade a maior laguna hipersalina do mundo, suas águas calmas e ventos fortes recebem praticantes de esportes náuticos o ano todo.

Além das 13 praias situadas às margens da lagoa, que contam com infraestrutura de calçadão e quiosques, também é possível banhar-se no Atlântico, visitando a praia de Massambaba e as praias localizadas em Ponta Seca.

Ponta Seca possui seu comércio local, algumas praias lacustres, além da presença do mar. Nas praias oceânicas de Araruama a água é mais limpa, mas vale a pena conferir o visual e a calmaria das praias situadas na lagoa também.

Dicas do que fazer na Praias de Araruama

Apesar do ambiente tranquilo, algumas praias de Araruama chegam a ser bem movimentadas e frequentadas por gente bonita.

A cidade conta ainda com shopping centers, praças de eventos, teatro, centros culturais e um museu arqueológico.

A história de Araruama é rica, com vestígios deixados pelos índios Tupi que viveram na região há cerca de 2 mil anos e fazendas imperiais, dos tempos do auge do café e da cana.


Praias de Araruama:

  • Oceânicas: Massambaba e Ponta Seca.
  • Lacustres: Praia de Araruama, Praia de Iguabinha, Praia do Areal, Praia da Pontinha, Praia dos Amores, Praia do Barbudo, Praia de Bananeiras, Praia do Gavião, Praia  do Ingá, Praia das Espumas, Praia do Lake View, Praia do Hospício e Praia do Coqueiral
  • Mar: tonalidades entre azul e verde, boas ondas em Massambaba. Algumas praias da lagoa podem estar impróprias para banho, informe-se antes de curtir suas águas calmas e rasas.
  • Areia: branca e fina na maior parte da região.
  • Público: famílias, praticantes de esportes náuticos, jovens.
  • Dicas:
    • Não deixe de ir ao Mirante da paz, ele fica no morro de Itatiquara e dele se avista Araruama, Cabo Frio e Saquarema.
    • As festas são mais animadas no verão mas o movimento pode causar engarrafamentos.
  • Modalidades: São muitas opções praticadas nas praias de Araruama, caminhadas e ciclovias na orla, stand up, jet ski, wind surf, kite surf. A lagoa de Araruama é considerada um dos melhores lugares do mundo para práticas com velas. Esportes radicais no Mirante da Paz.
  • Onde comer: Os pratos típicos das praias de Araruama são os com frutos do mar e também a costela no bafo. Diversas opções de massas e cozinha caseira também estão presentes.
  • Onde ficar: muitas opções de hotéis e pousadas.

Gostou da Praias de Araruama?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: