Página inicial Bahia Praias de Belmonte – Bahia

Praias de Belmonte – Bahia

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Casarões coloniais são testemunha das dificuldades de Belmonte, uma simpática cidadezinha no Sul da Bahia que, apesar de estar a 72Km de Porto Seguro, apenas em 2000 ganhou uma ligação asfaltada via Cabrália. O Rio Jequitinhonha segue por entre coqueiros que parecem infinitos juntando-se ao mar e deixando suas águas barrentas, mas é o mar ao mesmo tempo o maior atrativo do local e o motivo de uma curiosidade muito peculiar: em Belmonte, o farol fica no centro da cidade.

Explica-se. Na década de 40 o mar recuou, naturalmente, nada menos que 1.500 metros, fazendo com que a construção ficasse a seco. O farol, por sua vez, foi encomendado em 1892 à mesma empresa que construiu a Torre Eiffel.

As praias, por sua vez, são joias à parte. Praias desertas, como a Caieira, têm beleza inebriante, enquanto outras, como a Praia do Mar Moreno (em alusão ao encontro com as águas do Rio Jequitinhonha), são point obrigatório da juventude, com baladas e folias. Conhecida como a “capital do guaiamum”, a gastronomia é outra atração para quem visitar essa pequena cidade, cuja rotina corre ao mais profundo ritmo baiano.

Previsão do Tempo

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Descrição

Praias de Belmonte – Bahia

• Praia do Mar Moreno ou Praia de Belmonte

Praia do Mar Moreno

Praia do Mar Moreno

A apenas 1,5Km à frente da cidade, é a mais movimentada e famosa das praias de Belmonte, com trios elétricos no carnaval que reúnem centenas de pessoas em suas areias. No resto do ano, as barracas da praia promovem shows e serestas para os turistas, que encontram lá a melhor infraestrutura dentre todas as praias da região. Points perfeitos para pegar onda na maré alta, é muito procurada pelos surfistas, mas quando a maré está baixa são as famílias com crianças e idosos e os pescadores que fazem a festa.

Os contrastes chamam a atenção da Praia do Mar Moreno: se por um lado há fartura de bares, restaurantes e barracas, por outro, na parte sul, há quilômetros de praia completamente deserta. No lado norte o Rio Jequitinhonha se encontra com o mar.

Uma curiosidade chama a atenção: em alusão à especialidade da cozinha local, um enorme caranguejo esculpido pelo artista plástico argentino Miguel Bustos recebe os visitantes que chegam.

• Praia de Mogiquiçaba

Praia de Mogiquiçaba - por reservaguaiu

Praia de Mogiquiçaba – por reservaguaiu

Perto de Belmonte e Santa Cruz de Cabrália, a Praia de Mogiquiçaba tem acesso apenas atravessando o Rio Preto ou Sucuruiuba, mas a paisagem vale a pena. Lá, o mar está sempre para peixe e esportes aquáticos: pescadores encontram fartura peixes como pescada, arraia e cação e os praticantes de windsurfe e surfe encontram condições adequadas em qualquer maré. A areia dourada combina com o tom barrento das águas e há um boa infraestrutura para turistas dentro da área de coqueiral, onde há também um camping. A área, que é também local de desova de tartarugas, é preservada pelo Ibama.

• Praia da Caieira

Praia da Caieira - por belmontebahia

Praia da Caieira – por belmontebahia

 

Considerada um dos lugares mais bonitos e charmosos de Belmonte, a Praia da Caieira é orgulho de preservação para a população local. Lá não há qualquer infraestrutura turística, mas é o manguezal a sua principal atração, com fartura de guaiamuns, caranguejos, aratus e chama-maré, uma espécie minúscula e povoa a areia quando a maré baixa. Bem ao norte da cidade, chega-se até lá pelo caminho da Praia do Mar Moreno ou pelo Bairro Biela.

• Praia do Garazau

Completamente deserta, é a praia de Belmonte eleita dos naturalistas, com suas areias muito finas e brancas, e a formação de piscinas naturais na maré baixa. É lá também que ocorrem as maiores ondas da região, quando os surfistas migram para o local. A apenas 3Km do Centro, o acesso pode ser feito pela própria praia a cavalo ou de bugre a partir da Praia do Mar Moreno pela orla sul.

• Praia da Barra Sul, Boca da Barra ou Praia Sul

Praia da Barra Sul - por viajenaviagem

Praia da Barra Sul – por viajenaviagem

O encontro do rio com o mar é sempre um espetáculo à parte, principalmente nas noites de lua cheia quando acontecem muitos luaus no local. A 2,5Km do Centro de Belmonte, a praia tem ótimas condições de banho tanto no mar quanto no rio, principalmente entre abril e setembro, quando a maré do Rio Jequitinhonha está mais baixa. O manguezal atrás da areia também é outra atração, e as boas ondas propiciam a prática de esportes como o surfe, bodyboarding e windsurfe.

• Praia do Rio Preto

É a mais distante do município, a 17Km do Centro, entre Belmonte e Santa Cruz de Cabrália. Lá as ondas são fraquinhas, sendo especialmente recomendadas para banho. Um imenso coqueiral margeia toda a extensão de areia, que é bem compacta. Ótimo lugar para relaxar e pensar na vida, mas leve seus petiscos e bebida, porque o local não oferece nenhuma infraestrutura.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias da Bahia:

 

29301
Com seus 90 quilômetros de orla, Porto Seguro atrai multidões em busca de belas praias, comodidades e diversão. Águas calmas e a ocorrência de piscinas naturais, deslumbram ainda mais o visitante, esteja ele cansado de sua rotina ou repondo as energias das festas que acontecem a qualquer dia da semana.
praias de mare de deus bahia - por bahianoar

23414
Já pensou passar dias inesquecíveis em uma ilha rodeada por mar muito azul, calmo e morno? Apenas 100 metros separam a antiga Ilha dos Curupebas, hoje Madre de Deus, do continente, e que são atravessados por uma ponte construída na década de 50, quando foi instalado um terminal marítimo da Petrobras.
praias de lauro de freitas bahia - por Paulo-Targino-Moreira-Lima

9477
Quer ver gente famosa, se divertir a valer e ainda aproveitar praias charmosíssimas com o melhor da comida baiana? Então Lauro de Freitas, na Costa dos Coqueiros, é o seu lugar. Com três praias e moradores ilustres – entre eles o cantor Jimmy Cliff, o pugilista Popó e a dançarina Sheila Carvalho – o município da região metropolitana de Salvador é um dos mais populosos, com cerca de 185 mil habitantes em uma área de 57Km².
Itaparica - Bahia - por Mitroshen

12428
Céu e mar se confundem no azul de Itaparica, uma das mais famosas regiões da Bahia. A uma hora de barco da capital Salvador ou a 25 minutos de catamarã, a ilha paradisíaca já foi cenário de filmes, novelas, clipes nacionais e internacionais, cantada e proseada em tantas línguas que é até difícil de imaginar - mas não de entender.
praias de itacaré bahia - por caderneta-de-maria

9721
Itacaré é rica em belezas naturais: praias, rios, cachoeiras e mangues. Seu litoral é formado por praias e morros cobertos de coqueirais e Mata Atlântica preservada, diferente da aparência típica da Bahia, de dunas e falésias.
praias da esplanada bahia - por projeto-conheca-baixio

14036
Fundada por portugueses no século XIX, o clima de cidadezinha do interior é o grande atrativo de Esplanada, com casinhas antigas e bem cuidadas, pracinhas bem cuidadas, ruas calmas e povo acolhedor. Algumas joias arquitetônicas coloniais merecem ser visitadas, como o prédio do Convento de Nossa Senhora de Pompéia. Os jardins muito bem cuidados chamam a atenção dos visitantes.