Página inicial Ceará Camocim Praias de Camocim – Ceará

Praias de Camocim – Ceará

29359

 

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

Não é muito fácil chegar lá, mas, graças a isso, as praias de Camocim guardam algumas das praias mais selvagens da parte oeste do estado do Ceará. O esforço, no entanto, vale a pena. Quem investe em um veículo 4×4 ou buggy para encarar o acesso difícil das praias desertas, encontra uma beleza ímpar durante todo o ano, já que o clima se mantém bem estável na região. Mas não tem só praia deserta não, há algumas igualmente belas e bastante movimentadas. São mais de uma dezena de praias de azul intenso, dunas brancas e falésias coloridas, cada uma com suas características de cair o queixo.

Previsão do Tempo

Características

Carnaval da região é famoso em todo o estado

A 373 Km de Fortaleza e a 87 Km de Jericoacoara, a cidade, em si, já é um charme. Com cerca de 60 mil habitantes, ela duplica sua população na alta temporada, principalmente na época do famoso Carnaval da região. O município centenário ainda guarda os casarões do século XIX e a antiga Estação Ferroviária e só passear por suas ruas já é um programa e tanto.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Além disso, a atividade cultural nas praias de Camocim é intensa: seus moradores hospitaleiros são conhecidos como alguns dos mais festeiros do Ceará. As muito boas opções de hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, bares e barracas fazem com que seja também um dos mais procurados destinos turísticos do estado.

Percorra as Praias de Camocim de buggy

Mas são suas praias o grande atrativo da cidade, e para conhecer todas elas uma dica é o passeio de buggy, serviço oferecido na cidade com três roteiros: até a Praia dos Remédios, até Jericoacoara ou até a Praia Tatajuba. Como cada praia tem seu jeitinho, vale a pena conhecer uma por uma, então reserve um bom tempo para visitar o lugar com calma.

Praia dos Remédios, uma das mais bonitas do Brasil

A Praia dos Remédios é considerada uma das praias desertas mais bonitas do país. O cenário é tão bonito que não dá vontade de ir embora. Claro, o acesso também é difícil, precisando de veículos com tração nas quatro rodas. Mas o que se vê quando lá se chega compensa qualquer esforço e nem a carência de restaurantes por perto tiro o brilho do lugar, onde o Rio dos Remédios se encontra com o mar. Braços de águas muito azuis serpenteiam por entre pequenas dunas brancas e bosques oferecem a sombra que deixa o lugar ainda mais perfeito.

Para quem gosta de ecoturismo

Uma das mais famosas é a Praia de Tatajuba, que faz parte de uma grande Área de Preservação Ambiental (APA). O caminho para esse paraíso partindo de Camocim é seguir o litoral em direção a Jericoacoara atravessando a foz do Rio Coreaú, mas o caminho não é fácil, por isso é preciso um carro com tração 4×4. Dunas muito brancas são banhadas por águas cristalinas. Ao redor, muitos coqueiros e manguezais completam a paisagem, que conta ainda com uma das dunas mais altas do Ceará, chamada de Morro Branco, e com o Laguinho do Torta. Pouco mais de 700 pessoas moram no local, que não tem energia elétrica.

Ali pertinho, fica a Praia das Imburanas, mas essa é para quem gosta de praia deserta, mesmo, e turismo ecológico. Outro lugar de acesso difícil, só de barca ou balsa, mas também vale muito a pena. Mangues e dunas completam o cenário com as águas transparentes. Outra que é totalmente virgem é a Praia das Caraúbas, também o cenário ideal para quem gosta de ecoturismo. Entre a Praia do Trapiá e a Praia de Maceió, fica a 12 Km do Centro da cidade, pela orla.

Jangadas e águas muito claras e calmas dão o tom do paraíso

Já a Praia do Maceió é simplesmente encantadora, com sua vila de pescadores, as jangadas que descansam suavemente à sombra dos coqueirais e suas casas de veraneio na orla. O clima bucólico atrai cada vez mais turistas e já há mais infraestrutura, com alguns bares e restaurantes na orla. A areia batida recebe o mar calmo e muito claro, tornando a paisagem muito especial. O acesso também não é muito fácil: a 15 Km do Centro, a partir do Lago Seco a estrada é de cascalho nos últimos 9 Km.

Em frente à cidade fica a Ilha da Testa Branca, um cenário que parece de cinema. Também conhecida como Ilha do Amor, basta atravessar o Rio Coreaú de barco para banhar-se nas águas transparentes, se aventurar no esqui pelas dunas e ainda aproveitar as delícias da culinária local nas barraquinhas da praia, cuja maior especialidade é o caranguejo. A vista da cidade é privilegiada.

Falésias coloridas servem de mirantes naturais

A apenas 3 Km do Centro fica a Praia das Barreiras, bem na foz do Rio Coreaú e, do alto de suas falésias que misturam tons de ocre, laranja, vermelho e bege, é possível vislumbrar o mar aberto e praticamente toda a orla da cidade até o porto pesqueiro. Logo depois fica a Praia do Farol do Trapiá, onde há apenas uma barraca, mas com uma infraestrutura completa, inclusive com restaurante de comidas típicas à base de frutos do mar.

Mas se a ideia é ficar na cidade, você pode aproveitar a Praia do Lago Seco um lago bastante frequentado, principalmente, por quem gosta dos esportes náuticos e que fica no perímetro urbano. Já a Praia do Guriú fica à margem do rio do mesmo nome e oferece uma larga faixa de areia fofa e clara, com águas calmas e mornas. Não deixe de visitar a pequena vila de pescadores que fica em cima de uma duna fixa.

Se você pensa que acaba por aí, se enganou. A dica, portanto, não poderia ser outra: tire uns dias de folga e prepare-se para conhecer tudo isso, e muito mais, bem de pertinho, porque a última coisa que você vai querer é voltar para casa.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias do Ceará:

 

Praia da Lagoinha - Paraipaba - Ceará - por FcmAndrade

13498
Se tudo o que você quer da vida é sombra e água fresca, seja bem vindo à Praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, a 100 Km da capital Fortaleza. Lá, o azul do mar e do céu só é quebrado pelas velas coloridas da grande quantidade de windsurfes e pelo branco da espuma das ondas que quebram na areia avermelhada.
Praias de Paracuru - Ceará - por peter-pfaffmann-mac-com

22975
Em que você pensa quando vai à praia? Mar calminho para dar um mergulho, águas transparentes que deixe ver os peixinhos, comida de primeira com um atendimento de rei?

8261
A 280 Km de Fortaleza e a apenas 12Km de Jericoacoara, fica a “praia oficial do kitesurf”, a Praia do Preá, principalmente entre julho e dezembro, quando os ventos onshore estão mais fortes, com média de 25 nós mas chegando a 40 em alguns dias.
Praia de Jericoacoara - Ceará - por Luiz-Marcelo

5510
Sabe aquele anúncio de agência de viagem de várias redes colocadas na beirinha de um mar muito calmo, azul e transparente? Aquele que você olha e pensa: “Um dia ainda estarei aí, de pernas cruzadas, balançando com a brisa do vento”?

6162
Jericoacoara é uma das dez praias mais bonitas do planeta, disso ninguém duvida, mas quem chega à vila tem outras opções que, por mais incrível que pareça, também são de regalar os olhos. Uma delas é a Praia da Lagoa Azul, na verdade uma parte da Lagoa de Jijoca.
Praia do Futuro - Fortaleza - Ceara - por Ailson

12186
No início do ano, uma enquete popular realizada por um jornal cearense online a elegeu a praia mais bonita do Ceará. Reza a lenda que foi lá que aportou o navegador espanhol Vicente Pinzón, que teria chegado ao Brasil antes de Pedro Álvares Cabral.