Praias de Paracuru no Ceará – O que fazer e onde comer

29983



Em que você pensa quando vai à praia? Mar calminho para dar um mergulho, águas transparentes que deixe ver os peixinhos, comida de primeira com um atendimento de rei? Ou areias claras, gente bonita, mar agitado para praticar um esporte radical e uma cerveja bem gelada? Tanto faz, porque quem chega às praias de Paracuru, a 84 Km de Fortaleza, tem tudo isso e mais, muito mais. São 20 Km de costa e nada menos que 20 praias de areias brancas, piscininhas naturais, ventos fortes, arrecifes, dunas e até fontes de água doce. Bom demais para ser verdade? Então vá pessoalmente e confira.



 

Hospedagens e Restaurantes em Paracuru

A cidade é uma gracinha e as acomodações não deixam nada a desejar para nenhum estilo. A população é muito hospitaleira e há hotéis e pousadas para todos os bolsos, todos muito confortáveis e com ótima infraestrutura, inclusive com parque aquático próprio. Mas nem pense em regime, porque a comida nas praias de Paracuru é uma atração à parte.

Assim como os hotéis, há restaurantes para paladares sofisticados da cozinha francesa aos exigentes pela culinária típica. Então prepare-se para degustar um dos principais pratos locais, o “Peixe à Delícia”, um maravilhoso filé de dourado feito na chapa com uma camada de mussarela. Deu água na boca? Então vá para a Praia do Forte, onde fica a maior concentração de restaurantes da cidade.

Ventos de até 40 Km/h

Os ventos fortes deixam o mar das praias de Paracuru do jeitinho que o pessoal do kitesurf, windsurfe, kitewafe, surf, ski adora – e não é à toa que lá acontecem etapas dos campeonatos mundiais de várias categorias na Praia do Quebra Mar.

Lá, os ventos podem chegar a 40 Km/h, tornando o local um paraíso para o kitesurf, que tem também uma escolinha na areia, onde você pode aprender o esporte em aulas de 1 hora. Mas o vento gostoso que mantém a temperatura amena mesmo em pleno verão cearense é uma característica local, mais forte em alguns trechos e mais suave em outros, assim como o mar.

Altas ondas atraem surfistas

Já para a galera do surf a Praia Carnaubinha é o point – basta ver o apelido do local “Hawaizinho”. Altas ondas, falésias, dunas e o formato de meia lua a fazem perfeita para o esporte, principalmente de julho a janeiro, quando as ondas estão maiores e quebram simplesmente perfeitas. Entre as praias da Pedra do Meio e Barra do Curu, ela tem apenas 200 metros de extensão e um bar bastante rústico que faz parte do charme local.

Mas se o Haeaizinho está longe de ser a única praia local boa para o surf: pertinho do Centro da cidade fica a Praia do Meio, que além de altas ondas tem um visual incrível: cheia de bares, pousadas e restaurantes, ela é estreita, meio inclinada e com um córrego que deságua no centro da praia, com grandes pedras nas laterais que a separam das praias vizinhas Carnaubinha e da Bica.

A Praia da Boca do Poço é outra paixão dos surfistas, considerada uma das melhores para a prática do esporte: também pertinho do Centro e com apenas 300 m de extensão e um riacho, de dia a atração são as altas ondas, mas à noite o forró que corre solto em alguns dos bares locais deixa o lugar super agitado. Do lado direito há casas que estão sendo engolidas pela areia, já que é lá que começam as dunas de Paracuru.

Mergulhe nas piscinas naturais em Paracuru

Na Praia Rachada, por exemplo, que é uma continuação da Quebra Mar, as famílias com crianças pequenas e idosos se esbaldam – mas tudo é tão lindo que você encontra pessoas de todas as tribos. Afinal, quem é capaz de resistir a pegar com as próprias mãos peixinhos, estrelas e cavalos-marinhos que nadam diante dos olhos nas piscinas naturais formadas pela maré baixa?

Quer sossego e tranquilidade para esquecer que o resto do mundo existe e ainda sair com uma imagem que nunca mais você vai esquecer? Então a Praia das Almas é o seu destino, mas vá com calma para passar o dia inteiro – mesmo – e no final da tarde juntar-se à turma que sobe as dunas para ver o pôr do sol. O cenário alaranjado que muda de cor com a chegada da noite é uma cena que ficará para sempre na sua lembrança e provavelmente o levará de volta ao paraíso muitas e muitas vezes.

Gostou da praia Paracuru?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.


 

 

Veja também: