Página inicial Espírito Santo Praias de Vila Velha – Espírito Santo

Praias de Vila Velha – Espírito Santo

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Previsão do Tempo

Descrição

Trinta e dois quilômetros de litoral, seis praias principais, lagoas, muito azul e muito verde em várias áreas de proteção ambiental. Vila Velha é velha, sim – o início da cidade data de 1535 – mas também é linda, charmosa, moderna e aconchegante. Com temperatura média em torno dos 25ºC, ela oferece de tudo um pouco. Do agroturismo aos esportes náuticos, das artes à culinária capixaba, do ecoturismo aos esportes radicais, só não encontra diversão quem realmente não quer.
A menos de 10Km da capital Vitória, à qual é ligada através de uma ponte, as praias de Vila Velha abre seus braços a todos os gostos. Na APA do Morro do Moreno, por exemplo, do topo dos seus 164m de altura a paisagem é inebriante, assim como as condições perfeitas são palco para os adeptos de vôo livre e parapente. Na área rural, por outro lado, em franco desenvolvimento, quatro circuitos de agroturismo atraem turistas de todo o estado.

Cultura e História também caminham juntas na cidade. Do Convento de Nossa Senhora da Penha, de 1558, padroeira da cidade, a 154 metros de altura, ao Farol de Santa Luzia – inglês, com chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 com 12metros de altura – e à Fábrica de Chocolates Garoto, na Prainha, que oferece um delicioso Chocotour aos turistas, Vila Velha tem tanto a oferecer que só mesmo estando lá para descobrir cada cantinho. Como as delícias da cozinha capixaba, como a famosa moqueca (“porque moqueca é capixaba, o resto é peixada” diz a tradição local), a torta capixaba ou a muma de siri, que só de sentir o cheirinho não dá mais vontade de sair da mesa.

Praias de Vila Velha são o maior encanto

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Mas não tem jeito, tudo apenas complementa a beleza de uma cidade cujos maiores atrativos são mesmo as praias. As cinco principais atraem turistas de todo o estado, mas muita gente, também, de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além do restante do país, é claro. Como as distâncias são pequenas, a boa infraestrutura sempre próxima garante o conforto necessário a visitantes de todas as idades nas praias da Costa, Itapoã, Itaparica, Barra do Jucu e Ponta da Fruta.

Praias de Vila Velha – Espírito Santo

 

• Praia da Costa

Areias douradas e água muito límpida são apenas dois dos atributos que fazem da Praia da Costa uma das mais belas de todo o Espírito Santo e a mais famosa de Vila Velha. Muito bem urbanizada, ela conta com um imenso calçadão, ciclovia e áreas reservadas para a prática de esportes.
É subdividida em duas praias: a Praia da Sereia, ao norte, ente o promontório do Farol de Santa Luzia e o istmo da Praia da Costa; e a Ilha dos Pacotes, no fim da Praia da Costa e que, por ter um farol é área privativa da Marinha, mas temo entorno muito utilizado para pesca submarina.
Há ainda, lá no final da Praia da Costa em Vila Velha após a entrada da casa do governador, a Praia do Ribeiro, calminha, pequena, e usada como atracação para os barcos dos pescadores. De lá sai uma rilha íngreme para o Morro do Moreno e, bem em frente, há uma ilha particular, a Ilha da Baleia.

• Praia de Itapoã

Também é uma continuação da Praia da Costa e, assim como ela, sua orla é repleta de hotéis, bares e restaurantes. As águas claras de ondas fortes atraem principalmente os pescadores de arremesso e de lá saem vários barcos da pequena comunidade de pescadores que ainda existe no local, apesar da verticalização crescente da área. O arrastão de rede no final da arde é um espetáculo imperdível. Uma das mais lindas praias de Vila Velha – ES.

Praia de Itaparica

Ainda continuação da Praia da Costa e ainda com toda a infraestrutura de calçadão e iluminação, a Praia de Itaparica, no entanto, é considerada a mais animada. Também de ondas fortes e claras, conta com vários quiosques espalhados, onde grupos de pagode fazem shows o vivo nos finais de semana e onde é possível sentir o verdadeiro gostinho dos petiscos típicos. À noite é o lugar das baladas.

• Praia da Barra do Jucu

As ondas fortes e claras com areais douradas fofas continuam na Praia da Barra do Jucu, que, no entanto, já é semi-deserta e só apresenta um pouco de infraestrutura no povoado. É o point dos surfistas, mas o repuxo a torna desaconselhável para o banho. Como é nesse ponto que a água do oceano se encontra com a do Rio Jucu, o mar pode apresentar-se mais escuro em alguns momentos. Por outro lado, as calmas águas do Rio Jucu são muito procuradas para esportes náuticos e pesca. À tarde o vôo das garças é um espetáculo à parte.

No local há outras quatro outras praias secundárias: a Praia da Barrinha, na margem esquerda do rio, com 1 Km de extensão e já a 12 Km de Vila Velha; a Praia da Concha, com 70 metros de extensão, escondida pelo Morro da Concha; a Praia do Coral do Meio, que é uma pequena enseada de águas calmas e esverdeadas e larga faixa de areia fofa e amarelada ao lado do Morro da Concha, apesar de em direção a Guarapari o mar ficar mais forte; e a Praia do Barrão, outra praia com calçadão e ciclovia, adorada pela galera do surf, body board e canoagem que faz o pico nas ondas fortes. Bem reta, tem uma paisagem deslumbrante formada por corais e pelo belíssimo Morro da Concha. Se você quiser optar por uma praia de Vila Velha, Espírito Santo, para esportes… é essa!

• Praia da Ponta da Fruta

Entre Vitória e Guarapari, mas ainda em Vila Velha, a Ponta da Fruta é um pico de ondas fortes na Rodovia do Sol. A cidade balneária tem ainda lagoas, restaurantes, bares e pousadas, e as praias da Baleia, do Sol e Rasa, também propícias para banho apenas na maré baixa.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias de Vila Velha:

 

Praia de Itaparica – Vila Velha - Espírito Santo

12980
Considerado o bairro mais jovem de Vila Velha, a Praia de Itaparica tem 5 Km de extensão e é uma espécie de continuação da Praia da Costa. Da mesma forma, as águas também são cristalinas, mas as ondas são um pouco mais fortes, sendo mais propícia para o surfe, e profundas: é preciso ter cuidado, porque a menos de 5 metros da areia a profundidade já pode chegar perto dos 3 metros.
Praia da Costa – Vila Velha - Espírito Santo

21942
Com toda infraestrutura muito bem montada para o turismo, quem chega no local encontra hotéis e pousadas para todos os bolsos, bons restaurantes, bares com a deliciosa comida capixaba e cerveja sempre gelada e muita badalação quando a noite cai.