Página inicial Rio de Janeiro Rio de Janeiro Urca – Rio de Janeiro

Urca – Rio de Janeiro

4247

Pontuação

 
Clique nas estrelas para dar a sua nota!

Descrição

São apenas 200 metros de extensão, mas a vista e o charme da Praia da Urca compensam o tamanho. Bem aos pés do Morro da Urca, fica em um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, pertinho de Botafogo e Flamengo, a apenas 15 minutos do Centro do Rio.

O mar calmo e a beleza do lugar – cercado pelo Morro Cara de Cão e pela Fortaleza São João – faz com que fique lotada nos finais de semana do verão, apesar das águas poluídas da Baía da Guanabara. É lá, aliás, que as águas da baía e do Oceano Atlântico se encontram.

O site Booking.com está oferecendo hospedagens nessa região com até 30% de Desconto! Confira aqui.

Quem não quiser, no entanto, nem precisa se preocupar por não poder entrar na água. A orla é privilegiada com quiosques e um belo calçadão onde os moradores caminham e praticam esportes. Na Praça General Tibúrcio, o clima é super acolhedor, lembrando uma cidadezinha de interior em plena Zona Sul carioca.

É na Praia da Urca que que fica, também, a Fortaleza São João, que tem duas praias restritas, a Escola de Guerra Naval, o Instituto Militar de Engenharia, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a Escola Superior de Guerra, a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais e o Museu de Ciências da Terra. Foi só a partir de 1920, no entanto, que o bairro deixou de ser exclusivamente militar para se tornar um dos redutos residenciais mais valorizados do Rio.

Apesar de pequena, a Urca abriga ainda a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), o Iate Club do Rio de Janeiro, o Instituto Benjamim Constant e dois dos mais importantes pontos turísticos da cidade: o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar, com seus bondinhos que fazem a ligação entre eles e a pista. Foi lá, ainda, que funcionava o famoso Cassino da Urca, mas tarde transformado em sede da extinta TV Tupi.

Se o bairro encanta com suas ruas arborizadas e a paisagem dominada por casas do início do século XX, a Praia da Urca guarda ainda o tesouro de ter sido o local onde, oficialmente, nasceu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro: foi exatamente na Praia da Urca que os índios chefiados por Araribóia e aliados dos portugueses derrotaram os franceses que tentavam invadir a região. Sentar-se na mureta de frente para a Baía da Guanabara apreciando a vista do Corcovado e do Cristo Redentor é um dos prazeres mais tradicionais dos cariocas.

Previsão do Tempo

Características

Mar: Calmo, sem ondas, mas de águas escuras e poluídas

Areia: Amarelada e dura

Público: Famílias, principalmente moradores.

Modalidade: Bicicleta, futebol, futevôlei.

Dicas: Evite cair na água. Apesar do convite quase irresistível pela beleza do lugar, as águas da Baía da Guanabara são extremamente poluídas.

Trilhas: A Trilha do Morro da Urca é famosa na cidade, sendo um dos passeios preferidos de turistas e moradores. Ela começa na Praia Vermelha, e margeia a encosta do Morro da Urca e do Pão de Açúcar. Durante todo o 1,25 Km de extensão se tem uma vista deslumbrante do mar. O caminho é fácil, com troncos organizando escadas e pode ser feito por toda a família. Depois de cerca de uma hora de caminhada chega-se ao primeiro mirante, ao lado da estação do bondinho, no topo dos 220 metros do morro. O pôr-do-soléfantástico visto de lá, e depois das 19h a descida de bondinho é franqueada a quem subiu a pé.

Onde comer: Há restaurantes e quiosques na pracinha, além de ambulantes na areia.

Onde ficar: Não há hotéis, mas é possível encontrar casas para alugar.

Praias próximas: Praia Vermelha e duas outras restritas na Fortaleza São João.

  •  

    Gostou da praia?

    Então clique em:
    ;-D

     


  • [Parceiro] Dicas de Saúde: Saúde Descomplicada
  •  

    Veja as dicas e deixe a sua também! ;-D

     

    [php snippet=3]

Praias do Rio de Janeiro:

 

Praia do Galeão - Rio de Janeiro - por Google

4277
Dos anos 50 aos 70 a Praia do Galeão foi o que se pode chamar de autêntico balneário carioca: finais de semana cheio, garotada correndo para um mergulho na volta da escola durante a semana. Como em praticamente todas as praias da Baía da Guanabara, a poluição afastou os banhistas, atraiu aves de rapina e mau cheiro.
Praia de Ramos - Rio de Janeiro - por Roni-S

7234
Ela já foi limpa, suja, já ganhou piscinão, em 2013 um grande jornal anunciou que suas areias eram mais limpas que as de Ipanema. Já foi cantada, filmada, cenário de novela, afinal, na Praia de Ramos, “cada mergulho é um flash”.
Praia de São Conrado - Rio de Janeiro - RJ - por Ivi-terra

10116
As asas delta colorindo o céu e aterrissando nas areias claras são um dos maiores símbolos da Praia de São Conrado, na Zona Sul Carioca. O bairro luxuoso é um lugar de contrastes: ao mesmo tempo em que abriga alguns dos condomínios mais tradicionais da cidade – como o Parque Guinle – abriga também a famosa Favela da Rocinha.
Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro - por JoãoF.Macedo

21131
São 75 Km até o Centro do Rio de Janeiro e entre 1h10min e 1h30min até os aeroportos Galeão e Santos Dumont, mas a ida à Praia de Sepetiba valeria à pena não fosse a poluição. A praia, que já chegou a rivalizar com a Praia de Copacabana em relação à beleza e à frequência, teria tudo para ser um dos mais belos do Rio de Janeiro, mas o que se encontra são muitos cascalhos, lama e cheiro ruim.
Praia de Grumari - Rio de Janeiro - por CeciliaOdeAzevedo

6059
Gosta e surfe e de um visual deslumbrante da natureza? Então seu lugar é na Praia de Grumari. Decretada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1987, a praia é um santuário preservado, que conta ainda com a Prainha, outro point clássico do surfe.
Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Praia da Barra de Guaratiba - RJ - por Sergio-Perry-Junior

23201
Distante cerca de 60 Km do Centro do Rio de Janeiro, a Praia da Barra de Guaratiba é a que fica mais distante, aproximadamente 1h30min de carro dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. Mas quem vence a distância acaba encontrando outras compensações.