Candeias na Bahia- Melhores praias e o que fazer

17497



A abundância de um determinado tipo de madeira deu nome à cidade, mas o título de “Cidade das Luzes” remete mesmo é ao símbolo da luz – afinal, reza a lenda que um córrego teria se transformado em fonte de milagres por volta de 1640. Candeias, a 40Km de Salvador, começou como um engenho de portugueses e núcleo de peregrinação de fiéis, e ao abrigar o primeiro poço comercial de petróleo do Brasil se tornou cidade, em 1958.



Hoje, no entanto, ela se destaca como uma das mais belas cidades da Bahia, cujo litoral é uma das mais bem preservadas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do estado.

Nem por isso a fé foi posta de lado, a Festa de Nossa Senhora das Candeias, em 2 de fevereiro, é uma das mais famosas do estado, atraindo milhares de turistas todos os anos, reunindo sagrado e profano, com missas e micaretas. O centro da cidade, no entanto, edifícios modernos e muito trânsito faz o local perder características específicas. Em seus distritos, no entanto, além das praias de rio, o charme das calmas praias de Caboto e Passé, construções e ruínas seculares são de encher os olhos do visitante.

Melhores praias de Candeias

Praia do Caboto

A 22Km de Candeias encontra-se o distrito de Caboto, uma bucólica vila de pescadores que alugam seus barcos para passeios nos dias de folga. Lá ainda há várias ruínas dos tempos dos escravos tombadas pelo patrimônio histórico. Nas águas calmas e claras da Praia do Caboto acontecem vários eventos esportivos, sendo o principal deles o Campeonato Baiano de Maratona Aquática. No vilarejo, no entanto, além da competição de natação há outras curiosidades, como grupos de ciclismos, o Fuscaboto (do Clube de Fuscas da Bahia) e o Clube do Opala.

Praia do Passé

Distrito à beira mar de Candeias, Passé é conhecido pela moqueca de peixe e mariscos, um dos principais atrativos da região. A Praia de Passé tem águas claras e calmas, areias douradas e a região conta com várias pousadas e casas de veraneio para alugar.


Gostou das praias de Candeias?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: