Em pouco mais de uma hora depois de Florianópolis você chega à maior das praias de Bombinhas, a Praia Canto Grande, a apenas 7Km do Centro.
Encravada em uma aldeia de pescadores, a natureza exuberante e o clima açoriano deixado pela colonização conquistam os turistas. Os argentinos adoram o lugar, e estão entre os maiores frequentadores estrangeiros do local.
A Praia do Canto Grande em Santa Catarina é dividida em Mar de Dentro, com 2.180 metros de extensão – a oeste da vila, na Baía de Zimbro, onde o mar é calminho e ideal para quem tem criança, mas a água, muito limpa, costuma estar gelada – e Mar de Fora, com 3.831 metros de extensão.
Fica na porção leste, tem águas mais agitadas, boas para quem gosta de surfar, e entre julho e agosto recebe visitantes muito ilustres. Vindas da Antártica, as baleias adotam o local como abrigo temporário no período. Do mar de Fora o pôr-do-sol é simplesmente fantástico.
A vegetação nativa é outro atrativo da Praia do Canto Grande, cuja vila fica bem aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco. Lá, ainda é possível ver preservada a pesca artesanal e brincar na festa do “terno de reis” tradições levadas pelos imigrantes da Ilha dos Açores que colonizaram o local.
Dicas do que fazer na Canto Grande – Bombinhas
Localizada em um istmo, com duas praias opostas (Mar de Dentro e Mar de Fora) chamava-se Ponta Grande, passando a se chamar Praia do Canto Grande na década de 30.
- Mar: Calmo, com água gelada e limpa.
- Areia: Um pouco escura e limpa.
- Público: Famílias com crianças.
- Modalidade: SUP, esqui aquático, iatismo, surfe, pesca
- Dicas:
- Saboreie os pratos à base de tainha, especialidade do lugar.
- Trilhas:
- A Trilha do Morro do Macaco é a mais famosa, com cerca de duas horas de duração levando-se em conta ida e volta. De lá dá para ver toda a Baía de Canto Grande e as ilhas da área.
- Há também a Trilha da Tainha, com grutas e córregos até chegar à Praia da Tainha
Gostou da Canto Grande – Bombinhas?
Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo: