Esplanada – Praias, passeios e o que fazer – Bahia

19452



Fundada por portugueses no século XIX, o clima de cidadezinha do interior é o grande atrativo de Esplanada, com casinhas antigas e bem cuidadas, pracinhas bem cuidadas, ruas calmas e povo acolhedor. Algumas joias arquitetônicas coloniais merecem ser visitadas, como o prédio do Convento de Nossa Senhora de Pompéia. Os jardins muito bem cuidados chamam a atenção dos visitantes.

A 148Km de Salvador, as lagoas Mamucabo, Azul e Verde são grandes atrativos do local, assim como a Praia do Baixio. Apesar de simples e pequena, a cidade conta com bons hotéis, pousadas e restaurantes.



Com pouco mais de 35 mil habitantes, o lugar é ideal para quem quer fugir da vida e descansar, Esplanada recebe vários turistas na alta temporada, mas nos meses mais frios apenas os moradores tomam conta da cidade.

Praia do Baixio

Na Costa dos Coqueiros, a Praia do Baixio é uma pequena vila de pescadores onde é possível fazer longas caminhadas por sua imensa extensão e cavalgar tranquilamente por entre as dunas. É lá que ficam também as lagoas do Mamucabo, Verde e Azul, parte da Unidade de Conservação do Litoral Norte da Bahia. Em algumas épocas do ano é possível as tartarugas que chegam para a desova.

O tom esverdeado do mar levemente agitado convida ao banho e os quiosques há uma bela preguiça após petiscos à base de frutos do mar e cerveja bem gelada. Para quem quer ainda mais sossego a dica é ir para a barra, onde o rio encontra o mar. Passeios de barco completam a visita a essa bela praia.

 


Gostou da praias de Esplanada ?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo

 

Veja também: