Macaé – Rio de Janeiro

30742



Macaé é uma das cidades cariocas que apresentam os mais diversos tipos de praias: algumas mais calmas outras mais badaladas, algumas com poucas ondas e outras do jeito que os surfistas mais gostam.



Além disso, os amantes do ecoturismo podem contar com as belezas da região serrana. Macaé é um importante polo de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, por apresentar grande importância na área petrolífera. Devido à movimentação de navios, algumas praias não são muito recomendáveis para banho.

Por outro lado, algumas praias são muito bonitas, como é o caso da Praia do Pecado, que guarda ondas fortes e cristalinas, para a felicidade dos surfistas. Para os pescadores, Macaé é uma opção.

Para quem quer fugir da agitação e procurar um refugio na natureza, sem dúvidas a melhor opção de Macaé é o Arquipélago de Sant`Ana. Este arquipélago fica a 8 km da costa e é protegido pela Marinha.

Então se prepare para conhecer, com a autorização dela, um lugar protegido pela natureza e pouco explorado pelos homens. As praias são pequenas e encantadoras, a areia bem branca e a água, na maioria das vezes, cristalina. Ótimo para mergulho.

Para quem curte ecoturismo, Macaé guarda uma pedra preciosa: o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Entremeada por várias lagoas costeiras cristalinas este local, com pouca estrutura, guarda uma lagoa próxima ao mar, cercada de vegetação nativa e pitangas da restinga. Realmente um lindo lugar para se descansar.

Considerada a área de restinga mais bem preservada do país é muito visitada por quem busca contato com a natureza. Outra opção para quem busca este tipo de passeio em Macaé, é o conhecido Arraial do Sana. Distrito de Macaé , muito visitada por mochileiros e amantes do ecoturismo, no Arraial do Sana se escondem as melhores trilhas e cachoeiras de Macaé.

Dicas do que fazer na Macaé – Rio de Janeiro

Arquipélago de Sant`Ana: Composto de 3 ilhas: A ilha de Santana – A maior delas, para visita-la só é possível com presença da Marinha, que a protege. A vegetação virgem é bem densa e as praias são lindíssimas! A ilha do Francês pequena praia estilo cartão postal, é possível dar uma volta na pequena ilha para quem gosta de caminhar e tirar belas fotos. Faça isso acompanhado com pessoas que conheçam o local. E para os pescadores a pequena Ilhote do sul é uma ótima opção, por apresentar muitas rochas não costuma ser visitada por banhistas.

Praia dos Cavaleiros: Esta é uma das praias mais conhecidas de Macaé. Ela esta sempre recebendo diversos turistas principalmente durante o verão, onde ocorrem eventos como o esportivo FestVerão. Nela há várias opções de bares bem movimentados e ótimos restaurantes.

Praia do Pecado: Esta praia de Macaé já é mais procurada pelos surfistas. É uma praia com pouca estrutura e movimento, ideal para quem busca um refúgio local, principalmente para quem curte pescar. O mar é bem agitado, não há calçadão, então se você gosta de caminhar de tênis, esqueça, vá molhar os pés, o horizonte é bem comprido. O norte da praia, os rochedos guardam águas cristalinas, um ótimo local para mergulho.

Praia da Barra: São quase 2km de praia. A areia é bem amarelada e água mais esverdeada. Não costuma ser muito própria para o banho, pois ali desemboca o poluído Rio Macaé. A areia costuma não ser muito limpa devido ao grande movimento dos moradores locais. Costuma ser usada mais para caminhadas e pesca. Possui uma vista bonita para o Arquipélago de Santana.


  • Mar: A maioria das praias apresentam ondas fortes. Algumas são impróprias para o banho.
  • Areia: Amarelada e grossa em sua maioria.
  • Público: Famílias, surfistas e turistas cariocas.
  • Dicas:
    • Dê uma passadinha na Barra de São João para ver o Beira-Rio, um casario tombado pelo Patrimônio Histórico cercado por arvores centenárias.
    • Se quiser um refugio da badalação, visite de barco o Arquipélago de Sant`Ana e faça um mergulho.
  • Modalidades: surf e pesca
  • Trilhas: Se procura trilhas, umas das melhores do estado do Rio de Janeiro se encontram no Arraial do Sana. Local muito conhecido por suas matas densas e cachoeiras, oferecendo várias opções de trilhas para praticantes do montanhismo e ecoturismo.
  • Onde comer: Diversas opções de restaurantes. Algumas praias possuem quiosques.
  • Onde ficar: Dezenas de variadas opções de hotéis, pousadas e casas para alugar.

Gostou da Macaé – Rio de Janeiro?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: