Niterói – Rio de Janeiro

8387



Niterói é considerada a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro em questão de qualidade de vida. Para nós, loucos por praias, é um local perfeito: a cidade apresenta mais de 11 quilômetros de praias.



São lindas praias com ótimas estruturas e, claro, uma inconfundível e linda vista para o Pão de Açúcar e outras belezas cariocas.

O nome Niterói vem do tupi-guarani, quer dizer “água escondida”, devido à sua localização privilegiada contra ataques de navios.  Em Niterói existem diversas opções de restaurantes, com cardápios para todos os gostos (e bolsos).

Mas recomendamos mesmo os ótimos quiosques à beira-mar que servem petiscos e frutos do mar deliciosos.

Uma das paisagens mais bonitas, não só de Niterói mas do país, esta na Fortaleza de Santa Cruz, um forte escondido no fim do bairro de Jurujuba.

Dicas do que fazer na Niterói – Rio de Janeiro

Lá você pode optar por uma visita guiada pelos guias do exército e poderá conhecer um pouco mais a historia da cidade. O forte esta muito bem conservado, com curiosos canhões, masmorra e uma simpática capela.

Além disso, vá preparando a máquina fotográfica, pois da baía e do Rio de Janeiro é inesquecível. Ótimo para grupos de amigos, famílias e casais.

Além das praias, Niterói tem como cartão-postal a bela arquitetura do MAC (Museu de Arte Contemporânea) criado por Oscar Niemeyer.

Outros lugares urbanos para se visitar são o Complexo dos Fortes e o Mercado do Peixe. Além disso, no centro da cidade se encontra o imponente Teatro Municipal João Caetano. Sua arquitetura é riquíssima.


  • Praia de Camboinhas: Uma bela praia com água cristalina esverdeada e areia clara. Boa para pescaria,  é uma praia muito procurada em Niterói pelos amantes da pesca de arremesso. Possui uma boa estrutura, com muitos quiosques servindo peixes frescos e deliciosos sucos e drinks, servidos à beira-mar. Seu nome reporta-se ao encalhe de um navio com o mesmo nome. A vista dos morros verdes serve como cartão postal ao entardecer.
  • Praia de Itacoatiara: Esta praia de Niterói não tem vista para a baía de Guanabara, mas tem como vista a fantástica e imponente Pedra do Elefante. Em meio a uma vegetação exuberante, a areia é bem amarelada e a água esverdeada. Por apresentar ondas fortes, é muito frequentada por surfistas e jovens. No canto direito da praia, as ondas quebram nas rochas e faz com que surge uma “piscina” mais calma para quem só busca relaxar na água.
  • Praia do Sossego: Uma pequena é lindíssima praia de difícil acesso. Costuma ser frequentada via lanchas e iates e através de uma trilha pouco conhecida.  Considerada por alguns como a praia mais bela de Niterói.
  • Praia de Paratininga: Conhecida por apresentar uma fantástica vista da praia de Copacabana, esta praia é localizada na região oceânica de Niterói, é uma praia mais badalada. A sua orla possui um ótimo calçadão muito utilizado para caminhadas e ciclismo e diversos quiosques que oferecem uma variada opção de petiscos e bebidas. Praia da Paratininga possui a água é limpa e as ondas são fortes, costuma ser frequentada por surfistas e pescadores, além de famílias.
  • Praia de Icaraí: É a praia mais famosa de Niterói, estando situada na Baía da Guanabara ela costuma receber milhares de turistas ao ano, principalmente no réveillon. Esta praia fica localizada entre bairros nobres de Niterói, portando é muito frequentada. É uma praia cercada por prédios, portando ideal para quem busca mais badalação ou melhor estrutura.  Não é uma das praias mais bonitas da cidade por possuir um grande movimento de pessoas, mas é muito  boa para longas caminhadas ou paqueras.
  • Dicas: Visite a Fortaleza de Santa Cruz, um forte escondido no fim do bairro de Jurujuba. (entrada: aproximadamente R$6,00). A vista é fantástica.
  • Se busca fazer caminhadas em meio às arvores, visite o Campo de São Bento. Um lindíssimo e tranquilo parque local.
  • Mar: Ondas fortes. A maioria das praias apresenta água limpa e cristalina. Algumas não são recomendáveis para o banho.
  • Areia: Algumas praias apresentam areai mais amarelada, já outras mais branquinha e fina.
  • Público: Surfistas, jovens, famílias e turistas cariocas.
  • Trilhas: Quer ter uma visão fantástica da cidade? Faça as trilhas do Parque da Cidade. Não esqueça a câmera fotográfica!
  • Modalidades: Surf e Pesca
  • Onde comer: Infinitas opções de restaurantes e quiosques.
  • Onde ficar: Niterói possui muitas opções de descanso: hotéis (simples e mais requintados), pousadas, casas para alugar e camping para quem quer ficar mais próximo da natureza.

Gostou da Niterói – Rio de Janeiro?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: