O que fazer em Búzios

8791



Gente bonita, gente famosa, gente bonita e famosa, gente bonita e anônima, gente que combina com o astral e a beleza exuberante de Búzios e que ajuda a tornar a cidade um point constante de moda, agitação e balada da hora em que se acorda à hora em que se vai dormir – seja ela qual for.

Sobre Búzios…

As praias são o cartão postal, claro, e não é à toa nome é Orla Bardot: há exatos 50 anos a musa do cinema francês se encantava com a cidade e fazia dela seu “paraíso secreto”. Mas não subestimem o local, Búzios tem muito, mas muito mais a oferecer.



Reza a lenda que John Lennon, em turnê com os Beatles por Paris em janeiro de 1964, pediu que fosse agendado um encontro com Brigitte Bardot. Só que a bela, na verdade, estava a milhares de quilômetros dali, em uma pequena e pacata vila de pescadores, então distrito de Cabo Frio. Era a primeira vez que BB pisava nas águas cristalinas e que a conquistariam em um caso de amor à primeira vista. Pivô de um desencontro histórico entre a bela e o gênio, Búzios nunca mais seria a mesma, ganhando o mundo em capas de jornais e revistas. Assim é interessante saber o que fazer em Búzios além de curtir o lindo mar.

Hoje o balneário homenageia a atriz dando nome à sua badalada orla e mostra que é muito mais do que “uma carinha bonita”: Búzios tem personalidade própria e só ficou mais bela com o passar dos anos. Veja o que fazer em Búzios quando estiver em uma das muitas praias da península, mas prepare-se porque isso não chega nem perto de tudo o que é possível encontrar por lá.

 

O que fazer em Búzios?

Abaixo apresentamos algumas dicas do que fazer em Búzios de dia e de noite.

Pela manhã, você deve…

Curtir a praia de diversas formas! A cidade oferece muitos roteiros de passeios de barco, passando por várias praias ou indo até algumas das ilhas, como a Branca, a Rasa e a Feia. São pelo menos três pontos de saída, na Praia dos Ossos, onde o passeio é feito em barcos mesmo, da Praia do Canto, de escuna, ou do píer Centro, de onde você vai de catamarã.

Aproveitar o dia claro para ver a paisagem de cima. Vá aos mirantes! Búzios é uma das cidades mais fotogênicas do mundo e lá de cima ela parece ainda mais bonita. Há pelo menos dois pontos em que o ângulo é de tirar o fôlego: de cima da Praia João Fernandes dá para ver as praias Brava, da Armação e Rasa, e lá do alto da Praia do Forno a vista abrange João Fernandes e Brava.

Passear de trolley, um tipo de caminhão aberto que tem três saídas por dia. O passeio, com direito a serviço de bordo com água, suco de frutas, frutas e biscoitos, dura duas horas passando por dois mirantes e nada menos que 12 praias.

O que fazer em Búzios de dia
Vista de um Mirante de Búzios – O que fazer em Búzios de Dia (foto por Anderson Carignano)

Já à tarde…

Depois de almoçar muito bem em um dos inúmeros restaurantes do balneário, onde você pode escolher com fartura qualquer tipo de comida, que tal um passeio pelas igrejas? A Igreja de Sant’Ana, padroeira da cidade, data de 1740. Sua arquitetura singela remete ao início do cristianismo no local.

No fim de tarde, o que fazer em Búzios?
Igreja de Sant’Ana em Búzios (por culturabuziana.blogspot)

Mas a cidade é também a primeira do mundo a ter uma capela exclusiva para Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Conhecida como a “pequena grande obra de arte”, foi erguida por moradores e artistas plásticos e inaugurada em 2001, ao lado da Igreja de Santa Rita de Cássia, em Manguinhos. Mais de 1 milhão de romeiros e visitantes já visitaram a decoração feita pelo carnavalesco Sérgio Martinolli, a madona de prata de José de Sá Peixoto, os dois anjos de Hildebrando Lima, os azulejos pintados a mão por Valquíria Young, os nós de corda de João do Nó e o painel de Hugo Dezmazière.

Se você não sabe o que fazer em Búzios depois do almoço, aproveite para conhecer a Colônia dos Pescadores, construída em 1957; a Reserva Tauá, no Brejo da Malhada; e a Ponta da Lagoinha; uma formação rochosa de mais de 520 milhões de anos que é considerada uma prova histórica de que Búzios já foi um monumento geológico com as mesmas características do Himalaia. Termine vendo o entardecer cair no Píer do Centro, com sua paisagem cheia de barquinhos coloridos.

O que fazer em búzios quando o sol não está brilhando?

 Essa pergunta é fácil pois Armação dos Búzios ferve, quando todos os caminhos levam à Rua das Pedras ou à Orla Bardot. Moda, arte, gastronomia, música, baladas para todos os gostos e todas as idades.

O que fazer de noite em Búzios?
Orla de Bardot – O que fazer em Búzios de Noite (Foto por Wagner Rocha | Panoramio)

 

São restaurantes, casas noturnas, bares, galerias de arte, feira de artesanato, ou apenas um bate papo sem hora para acabar no calçadão da Orla Bardot, que se estende por toda a Praia da Armação. Quer uma dica? Vá com disposição, porque o bom mesmo é ficar um pouquinho em cada point, aproveitando ao máximo a noite nesse lugar incrível e onde todas os idiomas do mundo se encontram.


 

 

Veja também: