O Que Fazer em Fortaleza de dia e de noite

3123



Férias, feriado, uma fugida no final de semana, escapada na viagem a trabalho, não importa, Fortaleza é “o” lugar para quem quer se divertir, curtir praias maravilhosas em qualquer época do ano e ainda voltar cheio de novidades. Para o dia ou para a noite, a capital do Ceará, literalmente, não para: são uma centena de coisas para fazer, da Arena Castelão ao Morro Branco, do Museu da Cachaça ao Teatro do Humor Cearense, da Catedral Metropolitana ao Centro de Turismo do Ceará.

Então é não se assuste se muita coisa ficar de fora aqui, até porque o gostoso mesmo é ir lá e, além dessas, descobrir outra centena de coisas para fazer em Fortaleza. Então vamos deixar um pouco os 34 Km de praias de lado e citar algumas outras coisas muito legais para fazer depois (ou antes) da praia, aí você é que escolhe. Afinal, são 286 anos com jeito de garotona.



 

Comece o dia fazendo…

Compras! Sim, porque não? Deixe a praia para mais tarde e vá ao Mercado Central de Fortaleza, são quatro andares com mais de 600 barracas que vendem de toalhas de renda a castanha de caju. O artesanato maravilhoso é um deleite para os olhos, mas pechinche, porque nem sempre o preço é dos mais atraentes.

Outra opção é fazer compras nas lojas da Avenida Monsenhor Tabosa, em Iracema, mas com menos apelo regional. Uma dica: não desça pelas transversais em direção ao Centro, preferidas pelos ladrões que têm ali boa rota de fuga. Já no Centro de Turismo do Ceará, na antiga Cadeia Pública, além das lojinhas também é possível esticar a visita aos dois museus, o de Arte e Cultura Populares e o de Minerais.

Um piquenique no Passeio Público com as crianças. Revitalizado, ele oferece segurança à sombra de árvores frondosas. Depois, aos domingos, aproveite para comer uma bela feijoada com música de qualidade.

Um passeio de buggy pelas dunas de Morro Branco e conhecendo a gruta que fica no caminho. Encante-se com as falésias e aproveite para comprar lembranças lindas do artesanato local.

Se esbaldando no Beach Park, que abre às 11h e é o maior parque aquático da América Latina, com 13 Km², em Porto das Dunas. Em 1985 ele era apenas um restaurante na praia, mas três anos depois colocava seu primeiro brinquedo, inaugurando o parque no ano seguinte, com três toboáguas. Hoje, com 7 mil m² de espelho d’água, tem capacidade de atendimento de 8 mil visitantes por dia, recebendo 750 mil pessoas em todo o complexo por ano.

O que fazer de dia em fortaleza
Morro Branco – Ótima opção para o que fazer em Fortaleza (Foto por Terra Tributa)

 

À tarde, que tal…

Assistir um jogo de futebol na Arena Castelão, um dos estádios-sede da Copa do Mundo? A infraestrutura e a facilidade de acesso estão entre os pontos altos da reforma.

Visitar o Museu da Cachaça, que guarda parte da história da bebida no país em um casarão de 1854 que abrigou a primeira destilaria da Família Telles, fundadora da Ypióca. Lá fica o maior tonel de madeira do mundo, com 8 m de altura e capacidade de 374 mil litros. Nos ambientes que representam o processo de fabricação há fotos, documentos, garrafas antigas e, é claro, degustação de produtos. O museu faz parte do complexo Y-Park, com atividades com atividades voltadas para natureza incluindo esportes radicais

O que fazer em fortaleza
Museu da Cachaça (Denturistaviajante.com.br)

O Que Fazer em Fortaleza à Noite?

A Ferinha de Artesanato da Beira-Mar. Um dos maiores points de Fortaleza, tudo gira ao redor dela à noite e é lá também que você encontra vários produtos feitos na região, de cangas a vestidos, de sandálias a bolsas de couro, de cachaças a bijuterias, biquínis e as famosas rendas. Tem barracas com comidas típicas, sanduíches, bebidas e petiscos, gente bonita e alegre, tudo em um altíssimo clima de festa. Em frente ao Clube Náutico, em Iracema.

O Forró do Pirata. Nas noites de segunda-feira, desde 1987 bandas regionais animam o arrasta-pé no imenso bar, que nas demais noites só abriga eventos particulares. Em Iracema.

Juntar-se à boemia local no corredor de bares do Centro Antigo e do Dragão do Mar. Turistas misturados com a juventude local e intelectuais da cidade confraternizam madrugada a dentro, no mais puro ambiente boêmio.

O que fazer em fortaleza durante o dia
Centro Antigo (Foto por D’Neto-skyscrapercity)

Rir com o humor cearense nos shows que percorrem as barracas da Praia do Futuro às quintas-feiras. Melhor ainda porque esse é o dia do caranguejo. Sim, há caranguejo todos os dias, mas às quintas-feiras ele é especial porque é o dia que chega nas barracas. E vale a pena porque o preço é bem camarada. Para quem curte humor, é uma ótima opção do que fazer em Fortaleza.

O que fazer em Fortaleza a noite?
Mucuripe Club (foto por NoPatio.com.br

Baladas em fortaleza

Prepare-se para, literalmente, perder o rumo. Se a ideia é agito, Fortaleza está pronta para atender aos seus pedidos, mesmo os mais loucos. Na Praia do Futuro a Barraca Biruta enlouquece as noites de terça-feira com bandas de pop rock ou surf music, mas que já teve até o Deep Purple entre suas atrações: é a “Terça Normal”. Às sextas-feiras o Kukukaya, também na Praia do Futuro, leva as Sextas Nordestinas em um ambiente que imita as antigas casas de farinha cearenses, mas se o negócio é eletrônica, caia para o Órbita, que desde 1999 privilegia a música alternativa e hits eletrônicos, mas também tributos, noites temáticas e até baile funk. Já no Mucuripe Club, hip hop, dance, samba carioca, boate, rap e eletrônica se espalham pelos cinco ambientes da casa.


 

 

Veja também: