Praia da Bandeira – Rio de Janeiro

5965



A Praia da Bandeira, na verdade, é um dos 14 bairros que compõem a Ilha do Governador, sendo um dos mais antigos do Rio de Janeiro, quando era conhecido como Praia da Tapera.



O nome atual foi dado na década de 20, quando a esposa do Capitão Barbosa, militar famoso na época, mandou construir um pequeno forte com mastro para comemorar o Dia da Bandeira na escola local em que era diretora. O loteamento que deu origem ao bairro, no entanto, só surgiu em 1931. A praia, nessa época, era uma estreita faixa arenosa com uma bela vista da Baía da Guanabara.

Hoje o bairro é considerado de classe média baixa, e boa parte da Praia da Bandeira foi aterrada e murada para a construção da Estação das Barcas que serve à Ilha do Governador. Imprópria para banho, como a maioria das praias da Baía, ela teve grande parte do aterro convertido em parque, com quadras de esporte, pista de skate, campo de futebol, a Lona Renato Russo, onde constantemente há atividades culturais de música, dança e exposições artesanais, e a Estação das Barcas, propriamente dita.

A 24 KM do Rio de Janeiro, a Praia da Bandeira fica na enseada leste da ilha, tendo Cocotá a norte e oeste, e a sul Pitangueiras. Até a década de 60 era considerado um lugar bem valorizado, mas foi decaindo até os dias atuais. Alguns barquinhos da colônia de pescadores do bairro vizinho do Zumbi ficam aportados no local dando certo charme à paisagem.

Dicas da praia da Bandeira

Mar: Escuro, feio e sujo

Areia: Grossa, escura e poluída

Público: Moradores e alguns pescadores

Modalidade: Pesca

Algumas Dicas para 

• A água é poluída, portanto imprópria para banho. Aproveite apenas as atividades do parque

• A melhor forma de chegar é pelas barcas que saem da Praça XV

Onde comer e ficar na praia da Bandeira

Onde comer: Algumas biroscas, padarias e bares simples

Onde ficar: Poucas opções, apenas casas isoladas para alugar

Praias próximas: Praia de Cocotá, Congonhas, Pitangueiras e da Guanabara


Gostou da praia da Bandeira?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: