Praia da Lagoinha – Paraipaba – Ceará

20910



Se tudo o que você quer da vida é sombra e água fresca, seja bem vindo à Praia da Lagoinha, no município de Paraipaba, a 100 Km da capital Fortaleza. Lá, o azul do mar e do céu só é quebrado pelas velas coloridas da grande quantidade de windsurfes e pelo branco da espuma das ondas que quebram na areia avermelhada. Tudo bem, tem o verde dos coqueiros que margeiam a praia e da vegetação rasteira que toma conta das dunas que ceram o local. O lugar parece uma pintura, com pequenas enseadas desenhadas nas areias pelas ondas.



 

Lenda na Praia da Lagoinha tem até piratas 

A Praia da Lagoinha tem 15 Km de extensão com areias firmes que serviram como porto para piratas franceses, cuja lenda afirma que deixaram tesouros enterrados nas dunas. Com certeza parte do charme local. Os primeiros registros da Praia da Lagoinha são de 1844, quando Antonio Barroso de Sousa e Josefa Maria Gonçalves adquiriram o lugar, mas só em 1938 foi construída a primeira igreja, tendo Nossa Senhora dos Prazeres como padroeira.

Boa infraestrutura da Praia da Lagoinha

Hoje quem chega encontra boa infraestrutura com hotéis e pousadas – inclusive um grande resort GLS – bares, restaurantes e barracas com mesas, cadeiras e redes na areia. Tudo pronto para você saborear a deliciosa comida local à base de pescados. No restaurante Fullxico, por exemplo, o pessoal inova com um cardápio interativo: em forma de caderno, cada cliente pode deixar suas impressões sobre o lugar, o atendimento e a comida. E, acredite, vale a pena fuxicar os recados enquanto espera o seu prato chegar. Outro charme local.

Regata de jangadas

Charme, aliás, é o que não falta a esse pedaço do céu. Em uma das pontas a paisagem parece saída de filme hollywoodiano, onde dunas avermelhadas cobertas por coqueiros margeiam uma pequena enseada em forma de meia lua com vários arrecifes no mar. Não se preocupe: do alto de um penhasco de cerca de 50 metros de altura que é um verdadeiro mirante natural você consegue ver tudo. Não esqueça da câmara fotográfica.

Impossível ficar mais bonito? Qualquer um acharia que sim, até que visitasse o local durante a regata cultural em julho e se deparasse com o mar salpicado pelas jangadas dos pescadores locais. Para completar, os turistas podem contar com uma programação diferenciada com muita música, dança, festival gastronômico e teatro, entre outras atrações que não deixam ninguém ficar parado.

Altas ondas ou lagoas na Praia da Lagoinha

Entre setembro e fevereiro as ondas ficam mais propícias ao surf, atraindo o pessoal que gosta de pegar onda. Para quem não gosta de mar agitado, a Praia da Lagoinha faz valer o nome. Na direção oeste a Lagoa das Almécegas tem águas límpidas e calmas, ótimas tanto para um mergulho tranquilo quanto para tirar o sal antes de seguir viagem. Para ir para o outro lado da lagoa, pequenos barcos fazem a travessia. Há ainda uma lagoa menor a Lagoa dos Jegues, referência à presença dos animais na área.

Passeios também não faltam, de buggy, a cavalo ou quadriciclo pelas dunas, quando você pode descobrir várias pequenas lagoas escondidas. Quando a maré está baixinha, uma dica é seguir a pé até Flecheiras, passando pela Praia de Guajirú. Mas atenção: se você quer sossego mesmo, vá de segunda a sexta-feira, porque nos finais de semana a praia fica simplesmente lotada. Nem tudo é perfeito.


Gostou da praia Praia da Lagoinha?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: