Praia de Bombinha – Bombinhas – SC

14318



Se o seu negócio é agitação, a Praia de Bombinhas foi feita para você. Com cerca de 1 Km de extensão, ela é a mais movimentada da cidade, cheia de gente bonita, famílias, esportistas e levantadores de copo, sim, já que há grande quantidade de bares e quiosques em sua orla.

Para quem ficou curioso sobre o nome da praia, não, não é por causa de nenhum drink inventado no local. Acontece que a areia de lá, muito branca e fina, é cheia de cristais de quartzo que fazem pequenos estalos quando se caminha sobre eles, como se fossem bombinhas. Há quem a considere a terceira praia mais bonita do Brasil.



A cor da água impressiona, e só de olhar já dá vontade de mergulhar. Conhecida como “a capital nacional do mergulho”, a Praia de Bombinhas, em Santa Catarina, é uma unanimidade: uma das melhores do Brasil. São apenas 900 metros de uma praia de águas calmas e esverdeadas em cujos costões o mergulho revela uma exuberância subaquática considerada uma das mais interessantes do mundo.

Mar tranquilo nas Praia de Bombinhas

O mar é bem tranquilinho e por isso mesmo chama tanta gente para a Praia de Bombinhas, mas a proximidade com o Centro da cidade e com todo o comércio também contribui bastante, é claro. Bem pertinho ficam um grande número de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, além de lojas de produtos e serviços, como consultórios médicos e farmácias. Para chegar à Praia de Bombinhas basta chegar á principal rua do município, a Avenda Leopoldo Zarling, que fica paralela à praia.

Agitada no verão, a Praia de Bombinhas é o paraíso das famílias. As águas calminhas e de temperatura agradável são ótimas para a garotada, que acaba deixando papais e mamães sossegados se deliciando com os pratos típicos com toques açorianos nos muitos restaurantes da orla, herança dos colonizadores açorianos do século XVIII. O entorno, de cair o queixo, preserva suas belezas graças aos projetos ambientais que mantêm 75% de toda a área preservada.

Na pequena enseada da Praia de Bombinhas a Ponta do Zarling é um referencial de beleza natural ainda sem habitação humana. Vale o passeio de barco para chegar ao local, que também pode ser acessado por terra. O mar, que varia entre tons de azul e verde, meio que se mistura à mata realçando ainda mais a areia branca.

 

Conheça também a cultura local

Se você admira, mas nunca teve a oportunidade de praticar esportes aquáticos, a Praia de Bombinhas pode ser a saída para você sair do marasmo. Lá há várias escolas especializadas que aproveitam as águas calmas para as aulas de várias modalidades.

Famosa e agitada, a Praia de Bombinhas um dos programas locais legais de fazer é visitar a Vila do Engenho, praticamente um museu da cultura açoriana onde é possível em pleno funcionamento engenhos de cana de açúcar e de farinha e de onde saem algumas dos melhores melados e a que é considerada a melhor farinha de mandioca do país. Imperdível levar para casa e se saborear com a lembrança do local.

 

Dicas da praia de bombinhas:

  • O Mirante Eco 360º é o passeio mais famoso, e o curioso é que a paisagem é vista a partir das montanhas, e não a da orla.
  • Argentinos, paraguaios e uruguaios estão entre os maiores frequentadores do local, que recebe cerca de 17 mil turistas por ano. Hoje é considerada uma praia internacional.
  • A cidade de Bombinhas é considerada “a capital do mundo ecológico”

 

Trilhas:

  • A do Morro dos Macacos é a mais famosa, com uma subida de 500 metros e em cujo topo se avista quase todas as praias e ainda as ilhas Arvoredo e Deserta.
  • Há também a trilha costeira de Zimbros, uma charmosa cidade de pescadores. São cerca de 8 quilômetros entre as praias de Cardoso, Vermelha e Triste.
  • Tem ainda uma pequenina que sai da Praia de Quatro Ilhas e oferece uma vista deslumbrante.

 


Onde comer na praia de pombinhas:

Vários restaurantes e barzinhos na orla. Destaque para os pratos típicos com misturas inusitadas que dão certo, como o camarão frito banhado na cachaça.

 

Veja também: