Praia de Calhetas – Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco

9902



Considerada uma das praias mais belas do mundo, a Praia de Calhetas, no Cabo Santo Agostinho – Pernambuco, surpreende mesmo aos olhos mais habituados com a beleza. A minúscula enseada, cujo acesso só pode ser feito a pé, reserva tudo o que se pode esperar de um lugar assim: águas límpidas, visual deslumbrante, mata atlântica praticamente preservada. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, É uma verdadeira joia verde esmeralda encravada onde surpresas se desenrolam quando menos se espera.

Aventura começa pelo acesso à praia

A promessa de um lugar especial começa já pelo acesso: para chegar à Praia de Calhetas é preciso subir de carro uma estrada de terra que dá em um mirante, de onde é possível admirar a paisagem bem do alto. O acesso, depois é feito apenas para pedestres através de uma trilha de cerca de 600 metros. No caminho há algumas barracas de artesanato para quem quiser aproveitar e levar lembranças do lugar.



Enseada de apenas 200 metros tem formato de coração

Nesta bela praia de Pernambuco, o que se descortina diante de olhos incrédulos são águas muito verdes, mornas, transparentes e calmas, que suavemente batem na areia grossa de uma pequena, minúscula baía em forma de coração cercada por grandes pedras douradas. No entorno, a vegetação da Mata Atlântica cobre morros e elevações enquanto muitos coqueiros sombreiam a areia, oferecendo abrigo do sol a bares e restaurantes. São apenas 200 metros de extensão da mais pura beleza rústica.

A Praia de Calhetas é um verdadeiro refúgio: nem ouse pensar em problemas em um lugar como esse, chega a ser uma heresia. Vá e esqueça da vida, sente-se à sombra de um dos coqueiros com uma bela gelada na frente e transporte-se à época em que a enseada era usada como porto das tropas portuguesas que lutavam contra os invasores holandeses.

Manguezal ou Vale da Lua? Escolha seu passeio e divirta-se!

Vai ser difícil, também, resistir ao convite das calmas águas de um verde ao mesmo tempo tão profundo e cristalino da Praia de Calhetas. Mergulhadores e praticantes de windsurfe e pesca submarina nem pensam em resistir e passam horas no mar morninho. Ou então faça um passeio diferente, pegando o barco e pegue o Rio Massangana para chegar ao manguezal e sua incrível fauna. Ah, mas se você gosta mesmo é de paz e amor, seu lugar é o Vale da Lua, que já foi destino da galera bicho-grilo e hoje abriga vários bares rústicos e uma área de camping. O vilarejo fica entre as praias de Calhetas e do Paraiso.

Apesar de mínima, a Praia de Calhetas (Pernambuco) oferece boas opções de bares e restaurantes, com pratos muito saborosos da culinária local, como  caranguejo, camarões do alto mar, passa de caju, muitos peixes e licor de jenipapo.

Seja qual for a sua preferência, não deixe de assistir o pôr do sol na Praia de Calhetas. Com certeza uma das mais belas praias de Cabo de Agostinho, e Pernambuco! A imagem da baía tomada por tons dourado-alaranjados que será uma imagem que nunca mais sairá da sua lembrança.

Gostou da Praia de Calhetas?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.


 

 

Veja também: