Praia de Candeias e Piedade – Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco

6401



Vizinhas e contíguas, a Praia de Candeias e Piedade em Jaboatão dos Guararapes  são consideradas as maiores do município, com cerca de3 Km de extensão. Águas calmas e mornas, areias brancas e fofas e boa infraestrutura fazem de ambas também as mais movimentadas, com grande número de turistas nos meses da alta temporada.

No entanto, o avanço do mar na Praia de Candeias e Piedade tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o governo municipal e para os moradores que, depois de verem uma obra de R$40 milhões na orla de Jaboatão de Guararapes, assistem aos estragos causados pelo avanço do mar.



 

Edificações foram construídas na areia

O interessante é que, ao contrário da maioria das praias, a Praia de Candeias e Piedade os edifícios e as casas foram construídos na própria areia da praia. Autodenominados “moradores do calçadão”, eles reivindicam a chamada “engorda” da praia, que chegou a ser feita em 2013 com a colocação de mais de 1,2 milhão de m³ de areia, aumentando entre 30 e 40 metros os 5,8 km de orla. No início de 2014, no entanto, apenas alguns meses depois de dada por concluída a obra de engorda, o mar voltou a avançar, carregando para o fundo do oceano grande parte da areia.

 

Engorda da praia de Candeias e Piedade terá que ser refeita

Em setembro de 2014 o quadro da Praia de Candeias e Piedade em Pernambuco era crítico, com trechos em que a maior parte da areia já havia sido tragada pelo mar e outros em que havia se formado uma imensa lagoa entre o calçadão e a praia.

Os moradores, em sua maioria absoluta de edifícios e casas de luxo da orla, dizem sentirem-se ameaçados pelo avanço do mar, mas o governo municipal já informou que serão feitas novas obras e seis pontos da orla, recuperando a areia que teria fugido para a foz do Rio Jaboatão. O próprio calçadão estaria afundando em diversos trechos.

Normalmente a Praia de Candeias e Piedade é um destino concorrido, com grande afluência de praticantes de esportes náuticos e muita gente bonita e jovem na praia. Com bons bares e restaurantes, o local é um dos preferidos de quem procura passar férias no Recife.


Gostou da praia Praia de Candeias e Piedade?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: