Praia de Charitas – Niterói

12737



As águas calmas da Baía de Guanabara batem suavemente na Praia de Charitas, em Niterói, onde o espetáculo fica por conta do relevo formado por picos como o Corcovado e o Sumaré.



Vez por outra, também, é possível avistar golfinhos fazendo malabarismos por entre os barcos que aportam próximo à colônia de pescadores e a Estação de Catamarãs de Charitas, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A obra faz parte do Caminho Niemeyer, que margeia parte da orla de Niterói e inclui o Museu de Arte Contemporânea, o MAC.

O nome é uma corruptela da palavra em latim para “caridade” (cujo original tem a pronúncia de “cáritas”), e ao longo de seu um quilômetro de extensão, a Praia de Charitas abriga vários quiosques, restaurantes, churrascarias, casas noturnas e residências.

Como a água é mansinha e rasa, é comum ver famílias com muitas crianças nos finais de semana. Vários quiosques, por sua vez, têm mini parquinhos com brinquedos para a garotada.

Um grande calçadão convida para caminhadas, e a ciclovia garante a segurança de quem prefere pedalar. Na areia, futevôlei e vôlei são comuns, e nas águas os esportes a vela são os preferidos.

Dicas do que fazer na Praia de Charitas – Niterói

A paisagem fica ainda mais bonita salpicada de pequenas embarcações, e não raro acontecem regatas na Baía de Guanabara fazendo com que quem esteja na Praia de Charitas tenha uma vista privilegiada.

Nos finais de semana, também, a areia transforma-se em pista de pouso para os praticantes de parapente e voo livre, que ajudam a colorir o céu de Charitas.


  • Mar: Calmo, com águas frias de um verde profundo
  • Areia: Branca e firme
  • Público: Famílias, esportistas e crianças
  • Modalidade: Voo livre, parapente, caiaque, vela
  • Dicas: Como a Praia de Charitas fica na Baía de Guanabara, normalmente é imprópria para banho. Apesar disso ela fica cheia nos finais de semana, mas convém checar antes a balneabilidade das águas
  • Onde comer: Vários restaurantes, churrascarias e quiosques com infraestrutura de primeira. Além disso há vários ambulantes na areia também
  • Onde ficar: Apartamentos para alugar por temporada e hotéis no Centro de Niterói
  • Praias próximas: Praia de São Francisco e Praia de Jurujuba

Gostou da Praia de Charitas – Niterói?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: