Praia de Grumari RJ- Trilhas, passeios e o que fazer

10429



Gosta e surfe e de um visual deslumbrante da natureza? Então seu lugar é na Praia de Grumari. Decretada Área de Proteção Ambiental (APA) em 1987, a praia é um santuário preservado, que conta ainda com a Prainha, outro point clássico do surfe. É lá que fica o Quiosque do Rico Surfe e onde são produzidos grandes campeonatos anuais do esporte, sempre com muita gente bonita e apaixonada pela natureza.



Separada da Praia da Macumba por um morro, chega-se à Praia de Grumari de carro, mas durante a semana ela é bastante deserta, contando apenas com os aficionados do esporte. Como as ondas fortes quebram no fundo da praia, há uma grande parte rasa onde chegam apenas marolinhas, o que atrai famílias inteiras nos finais de semana, fazendo com que a grande procura torne o trânsito insuportável, já que a estrada é estreita e o engarrafamento é longo.

As águas geladas muito limpas, transparentes com ondas perfeitas e a natureza exuberante fazem desta uma das praias mais bonitas do estado, sendo muito usada como locação de fotos e cenários para novelas e comerciais.

No canto esquerdo da Praia de Grumari, que tem apenas 3Km de extensão,  fica a Praia do Abricó, reservada para o naturismo, com pouco menos de 1Km, mas o nudismo mesmo fica limitado a um trecho de 300m protegido por pedras. Por ser uma APA a infraestrutura é pequena, mas tem atendimento eficiente.

Mar: Muito claro, de águas muito limpas e geladas, de ondas fortes ideais para o surfe

Areia: Dourada, firme e limpa

Público: Surfistas

Modalidade: Basicamente surfe. Na areia, vôlei, frescobol.

Dicas do que fazer em Praia de Grumari

Dicas: Se puder, evite os finais de semana, ou então vá bem cedo. O acesso deve ser feito de carro, porque o transporte público é deficiente.

Trilhas: O Parque Municipal de Grumari guarda trilhas ainda muito fechadas que levam a praias semi-selvagens como do Meio, Funda, Inferno e Perigoso, entre o Grumari e a Barra de Guaratiba. Até 2016, no entanto, a expectativa é que seja aberto o percurso oficial da Transcarioca, de Barra de Guaratiba passando pelas praias selvagens até Grumari, com infraestrutura completa e duas opções de traçado.

Um deles ainda está muito fechado e o outro é uma subida a partir da praia até a pista de voo improvisada no alto da pedra. Até aí a trilha é tranquila, mas a partir de então ela precisa de cuidados para se tornar viável.

Onde comer: Há poucos quiosques e ambulantes, que costumam dar conta do recado, até porque muita gente leva alimentação de casa nos finais de semana.

Onde ficar: Para hospedagem a melhor dica é procurar uma das pousadas ou hotéis na vizinha Barra de Guaratiba


Praias próximas: Praia da Macumba, Abricó, Barra de Guaratiba.

 

Veja também: