Praia de Itacoatiara – Niterói

28606



A Praia de Itacoatiara  é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro, a menos de 40Km do Centro do Rio e a apenas 19,7Km do Centro de Niterói.



O mar comumente agitado, muito claro e com ondas perfeitas rendeu ao local a fama de um dos melhores picos de surfe do Brasil, sendo palco de vários campeonatos de surfe e body board anuais.

O visual é deslumbrante. No canto esquerdo o Costão de Itacoatiara  reina soberbo dividindo a praia do município de Maricá – do outro lado fica a Praia de Itaipuaçu – no canto direito a Pedra de Itacoatiara  separa a praia grande da Prainha, onde as águas mais calmas graças à formação das pedras a torna propícia para as crianças.

Em toda a extensão a mata e a restinga preservadas convivem harmonicamente com residências e cinco quiosques padronizados na orla.

Neles, entre sexta-feira e domingo, é possível curtir happy hour com música ao vivo e petiscos variados, além de cerveja gelada, chope e caipirinhas.

A Praia de Itacoatiara  é rodeada pela APA da Serra da Tiririca, que inclui o Morro do Elefante, e o Morro das Andorinhas, que a separa da Praia de Itaipu.

Pequena, com apenas cerca de 900 metros de extensão, a Praia de Itacoatiara  se divide em, basicamente, três tribos. No canto esquerdo, no chamado Costão, costuma ficar a galera mais sarada, mauricinhos e patricinhas – também é conhecido como “Beverly Hills”.

No meio há uma mistura maior com o pessoal que chega de ônibus, e no lado direito, no Pampo (nome em alusão ao clube local), ficam os “locais” mais tranquilos.

Com apenas uma entrada e saída, o bairro lembra um condomínio, feito exclusivamente de casas e com comércio muito restrito.

Dicas do que fazer na Praia de Itacoatiara – Niterói

Lá não entra ônibus, portanto quem preferir o transporte público deve saltar logo na entrada do bairro e fazer uma pequena caminhada. Como o bairro segue regras rígidas de urbanização, o estacionamento é limitado a algumas ruas.

Além das porções e sanduíches naturais dos quiosques – que não costumam servir na areia – há ambulantes vendendo sanduíches naturais já tradicionais na região, mate, cerveja e empadinhas.

É possível também, alugar cadeiras e barracas de praia e fazer aulas de SUP.


  • Mar: Agitado, muito claro e limpo, com altas ondas para o surfe
  • Areia: Dourada e fina
  • Público: Jovem e famílias
  • Modalidade: Surfe, bodyboard, frescobol, futevôlei, slackline, SUP
  • Dicas:
    • Lá, nada é barato, mas se quiser levar de casa faça com discrição, porque a galera da farofa não é bem vinda
    • Não esqueça de levar seu lixo para casa, os frequentadores da Praia de Itacoatiara  têm alto senso de preservação da natureza
  • Trilhas:
    • Costão de Itacoatiara : cerca de 50 minutos, começa virando à esquerda na última rua da praia. A subida é tranquila e muito bem sinalizada. Depois de 15 minutos há bifurcações. Continuando pela direita chega-se ao topo da pedra do Costão, onde chega-se uns 30 minutos depois.
    • Seguindo em frente, pegando a trilha do meio, chega-se à Enseada do Bananal, uma piscina formada por várias pedras onde é possível cair se o mar estiver flat.
    • Indo para a esquerda, chega-se ao Alto Mourão e Pedra do Elefante, mas essa trilha tem estado fechada pelo Inea por questões de preservação ambiental. Todas são bem marcadas e duram cerca de 30 minutos
  • Onde comer: Petiscos nos quiosques, sanduíches e salgados com os ambulantes da praia
  • Onde ficar: Há algumas pousadas em Itacoatiara  e outras fora do bairro, mas bem próximas à entrada, em Itaipu.
  • Praias próximas: Praia de Itaipu, Camboinhas, Piratininga

Gostou da Praia de Itacoatiara – Niterói?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: