Praia de Itaipu – Niterói

26572



Sabe aquela praia em que você não precisa levar nada e de onde não dá mais vontade de sair? Que você chega pela manhã junto com as gaivotas e não dá para ir embora antes de ver o sol morrendo lenta e maravilhosamente por entre o relevo do Rio de Janeiro, do outro lado do mar?



Destino dos mais procurados na Região Oceânica de Niterói todos os finais de semana, a Praia de Itaipu é tudo isso – e muito mais. É um daqueles lugares que você tem que ir, não tem jeito.

Pequena – a Praia de Itaipu tem apenas 1.000 metros de extensão, à esquerda é delimitada pelo Morro das Andorinhas, que faz limite com a Praia de Itacoatiara.

À direita se encerra no Canal de Itaipu, que despeja as águas da Lagoa de Itaipu, logo ali do lado, e ainda faz limite com a Praia de Camboinhas.

Entre uma ponta e outra, bares e restaurantes para todos os gostos oferecem pratos e petiscos saborosos à base de frutos do mar, comprados ali mesmo na colônia de Pescadores – além de uma cerveja sempre muito gelada.

A menos de 1 hora do Rio de Janeiro e a cerca de meia hora do Centro de Niterói, nos finais de semana, chegue cedo, ela fica lotada. Há estacionamento pago nas cercanias, mas a disputa é grande.

Nas areias, mesinhas, cadeiras e guarda-sóis dos restaurantes convidam à preguiça, e você também pode fazer passeios de SUP, caiaque e banana boat, disponíveis para alugar principalmente nos meses de verão.

Como a Praia de Itaipu cresceu em torno da colônia de pescadores, quem chega de manhã cedinho tem um espetáculo à parte: os pescadores chegam com peixe fresquinho para vender no local, atraindo uma quantidade imensa de gaivotas, albatrozes e aves marinhas em geral.

Dicas do que fazer na Praia de Itaipu – Niterói

Mas a atração mesmo são as tartarugas, que frequentam as águas chegando bem pertinho dos banhistas. Da areia dá para ver as cabeças que sobem em buscam de ar. Lindo demais. Já à tardinha a atração é o por-do-sol, considerado o mais bonito da Região Oceânica.

Apesar de ser uma praia oceânica, as águas são normalmente bem calmas, atraindo crianças, idosos e o pessoal do Stand Up Padle (SUP). Também é comum ver lanchas, iates e escunas ancorados à espera dos petiscos dos bares e restaurantes.

Nos arredores, a Duna de Itaipu é testemunha já meio degradada da passagem dos primeiros habitantes indígenas pela área.


  • Mar: Calmo, com águas claras e frias
  • Areia: Branca e firme
  • Público: Famílias e esportistas além dos pescadores locais
  • Modalidade: SUP, banana boat, jet ski
  • Dicas: Não deixe de visitar o Museu de Arqueologia de Itaipu, logo na entrada da colônia de pescadores. Há artefatos resgatados ao longo de muitos anos e que contam a história do local. O próprio museu fica nas ruínas de um antigo convento carmelita.
  • Trilhas: É possível fazer uma trilha que sai da Praia de Itaipu e sobre o Morro das Andorinhas, saindo na Praia de Itacoatiara.
  • Onde comer: Muitos bares e restaurantes, alguns poucos quiosques e muitos ambulantes da areia.
  • Onde ficar: Casas de aluguel para temporada, algumas pousadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes, que atravessa Itaipu e leva à praia.
  • Praias próximas: Praia de Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga.

Gostou da Praia de Itaipu – Niterói?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: