Praia de Piratininga – Niterói

28844



Maior praia da Região Oceânica de Niterói, a Praia de Piratininga fica a cerca de meia hora do Centro de Niterói e quase uma hora do Centro do Rio pela Ponte Rio-Niterói.



Com quase 3 Km de extensão, tem um imenso calçadão com diversos quiosques, que servem petiscos e pratos à base de peixe e frutos do mar. Como não há transporte público que a percorra, os cantos da praia, onde ficam os pontos de ônibus mais próximos, costumam ficar mais cheias.

O mar claro e azulado e muito limpo é um convite, mas é inconstante. Dependendo das suas condições pode ser perfeito para SUP, quando está flat, para o surfe, principalmente no canto direito, ou impossível de entrar: em ressaca, já chegou a destruir parte do calçadão e alguns quiosques há alguns anos.

O bairro é residencial, ficando entre a praia e a Lagoa de Piratininga, e à noite apresenta pouco movimento: a maioria da badalação fica no Trevo de Piratininga, distante cerca de dois quilômetros da praia.

Dicas do que fazer na Praia de Piratininga – Niterói

A Praia de Piratininga é dividida em duas partes. O “praião” tem mar aberto e grande faixa de areia. Os locais – moradores do bairro e da Região Oceânica em geral – costumam ficar na área central desta área.

Já a “prainha”, onde fica a Pedra da Baleia, tem águas calmas e atrai centenas de banhistas nos finais de semana, atraídos também pelos ônibus que fazem ponto final no local.

O nome, Piratininga, significa “secagem de peixe” e ainda hoje é muito comum ver vários pescadores em toda a sua extensão. Como a praia é muito grande, é difícil ficar lotada e há várias tribos de acordo com o lugar em que se fica.

Constantemente é palco para shows e festas de réveillon da cidade. O visual é lindo e, de quebra, ainda dá para ver a Praia de Copacabana, o Corcovado e o Pão de Açúcar ao longe.


  • Mar: Águas azuladas, frias e limpas, mas inconstante.
  • Areia: Branca e fina
  • Público: Várias tribos de acordo com o lugar da praia: surfistas, locais, pescadores, turistas, famílias e jovens
  • Modalidade: Pesca, SUP, surfe, dependendo da condição do mar
  • Dicas: Prove os petiscos dos quiosques são deliciosos
  • Trilhas: Não há trilhas por perto, mas no canto esquerdo há um pequeno mirante onde dá para ver as praias do Sossego e de Camboinhas, uma visão impressionante do mar aberto. A trilha que é o único acesso por terra à pequena e linda Praia do Sossego sai de uma estrada pavimentada de Camboinhas, o bairro vizinho.
  • Onde comer: Vários quiosques ao longo do calçadão oferecem petiscos de frutos do mar e refeições à base de peixe. Na orla, alguns restaurantes também de frutos do mar oferecem pratos variados
  • Onde ficar: Algumas pousadas e casas de veraneio nas ruas que ficam entre o mar e a Lagoa de Piratininga
  • Praias próximas: Prainha, Praia de Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara

Gostou da Praia de Piratininga – Niterói?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: