Praia de Ponta Grossa – Icapuí – Ceará

15864



No início do ano, uma enquete popular realizada por um jornal cearense online a elegeu a praia mais bonita do Ceará. Reza a lenda que foi lá que aportou o navegador espanhol Vicente Pinzón, que teria chegado ao Brasil antes de Pedro Álvares Cabral. Verdade é que a Praia de Ponta Grossa, no município de Icapuí, a 202 Km de Fortaleza e a 50 Km da Praia de Canoa Quebrada, é uma das mais bonitas do Brasil, com um cenário surpreendente de belas dunas e imensas falésias vermelhas.



 

Natureza que não para de surpreender

A natureza reserva algumas surpresas na Praia de Ponta Grossa, como a fonte de água doce que aparece em plena praia quando a maré está baixa, as piscinas naturais que despontam entre as dunas, as cores contrastantes das formações rochosas e um roteiro de outras praias até chegar a Ponta Grossa: Majorlandia, Fontainha, Retiro Grande, Lagoa do Mato, Quixaba e Retirinho, cada uma com sua característica.

Bem na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, a Praia de Ponta Grossa é um daqueles lugares que você não consegue parar de olhar. Praticamente isolada e sem infraestrutura turística – há apenas uma ou duas pousadas e alguns lugares onde é possível se fartar com a comida maravilhosa, considerada uma das mais gostosas da região.

Gastronomia na Praia de Ponta Grossa

Na praia há duas barracas apenas, a do Seu Chico e a Pantanal, mas se a ideia é passar uns dias nesse paraíso, aproveite para saborear as lagostas, peixes e camarões, principalmente os camarões gigantes no bafo, especialidade local de encher a boca d’água. Nem precisa se preocupar com o preço, que é muito abaixo do que você provavelmente está habituado a encontrar.

Até o passado é atração turística

Lá, tudo parece meio mágico, até o passado. A História diz que o espanhol Vicente Pinzón, apesar de tê-la conhecido dois meses antes de Cabral ter chegado a Porto Seguro e de tê-la batizado de Cabo de Santa Maria de la Consolasción, não pode registrar seu aporte como descobrimento porque a viagem não era oficial. Por outro lado, quem chega hoje tem logo a atenção chamada para a pele e olhos claros dos moradores da vila, que logo denunciam a colonização holandesa.

O passado, aliás, é realmente uma atração extra para os turistas graças à paixão de um dos moradores, Josué, pela Arqueologia e a História. Ele montou um verdadeiro museu arqueológico com artefatos, pedras, artigos dos navegadores e pequenos fósseis, mas o local só fica aberto se você chegar e pedir para que ele mostre. Coisas de uma comunidade fechada, apesar de uma simpatia surpreendente.

Aproveite para fazer passeios de buggy, conhecer as trilhas ecológicas, conhecer o mangue e tirar fotos, muitas fotos para guardar para sempre toda a exuberância de cores e formas que a tornam uma praia simplesmente inesquecível.

 


Gostou da Praia de Ponta Grossa?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: