Praia de São Conrado – Rio de Janeiro

12832



As asas delta colorindo o céu e aterrissando nas areias claras são um dos maiores símbolos da Praia de São Conrado, na Zona Sul Carioca. O bairro luxuoso é um lugar de contrastes: ao mesmo tempo em que abriga alguns dos condomínios mais tradicionais da cidade – como o Parque Guinle – abriga também a famosa Favela da Rocinha.



A Praia de São Conrado, no entanto, é território neutro. Nas ondas bem formadas os surfistas manobram suas pranchas, enquanto no céu as asas delta desenham o voo dos pássaros. Nas areia brancas e fofas, a beleza reina em jovens e adultos jogando frescobol ou futevôlei, enquanto no calçadão quem reina é a cerveja gelada e a água de coco. Ao redor, a imponência da Pedra da Gávea se destaca de encontro ao azul chroma key do céu, compondo um cenário verde que engloba o Parque Estadual da Floresta da Tijuca, a Pedra Bonita – onde fica a rampa de asa delta – e o Morro 2 Irmãos do outro lado.

Gente famosa, gente bonita, gente bonita e famosa, famílias, gravações de comerciais e novelas, mar calmo, pescador a postos. De vez em quando aparece uma baleia, de vez em quando uma tubulação de esgoto estoura e estraga o paraíso – mas duas tubulações devem ser trocadas ainda esse ano.

Dicas de praias São Conrado

A orla da Praia de São Conrado, que tem 2 Km de extensão com 600 m de areia, é cercada por edifícios de alto luxo e hotéis internacionais, começando na Estrada Niemeyer e terminando no Túnel São Conrado, que liga o bairro à Barra da Tijuca.

Mar: Agitado, azul transparente, ondas fortes e bem definidas, impróprias para banho na maioria dos dias

Areia: Branca e fofa, limpa

Público: Jovens, moradores, famosos, famílias, turistas de toda parte do mundo

Modalidade: Asa delta, parapente, paraglider, vôlei e futevôlei, frescobol, surfe e pesca

Dicas: Caminhar pelo calçadão ou pedalar pela ciclovia é um belo passeio, em uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro

Trilhas: Trilha do Morro Dois Irmãos: de moto-táxi você sobe a comunidade do Vidigal, ou Rocinha, que hoje tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), onde começa a trilha do Morro Dois Irmãos, logo atrás do campo de futebol, na Vila Olímpica do Vidigal. Depois de 10 minutos de subida leve você chega a um mirante, de onde se tem a segunda melhor vista da Pedra da Gávea (a primeira é da Pedra Bonita).

Depois começa uma trilha mais fechada, então o ideal é fazer a trilha com calça comprida e jaqueta, mas leve roupa de banho para um mergulho depois. Você chega ao segundo mirante, de onde se tem a vista de São Conrado, das pedras Bonita e da Gávea, da Serra da Carioca, da Rocinha, da Gávea e do Corcovado. De lá chega-se ao cume do Irmão Maior, onde a vista é deslumbrante, abrangendo toda a Zona Sul carioca, de Botafogo ao Leblon, chegando até Niterói.

Onde ficar e onde comer em Praia de São Conrado

O nível de dificuldade é médio e compensa pela tranquilidade do passeio e pelo visual incomparável.

Onde comer: Quiosques e restaurantes, Shopping São Conrado Fashion Mall

Onde ficar: Hotéis internacionais, pousadas, albergues e hostels – acomodações para todos os gostos e preços, inclusive no Vidigal, onde fica a Rocinha


Praias próximas: Leblon, Ipanema e Barra da Tijuca

 

Veja também: