Praia de Serrambi – Ipojuca – Pernambuco

8219



Abençoada pela Igreja do Outeiro e vizinha de Maracaípe, a Praia de Serrambi parece feita para veranistas, lugar certo para quem quer descansar, curtir a paz das férias e deixar a agitação para a vizinha Praia de Porto de Galinhas, a 14 Km de distância. Na Praia de Serrambi a pequena vila de pescadores dá o tom do sossego, emprestando ainda mais charme à simplicidade da vida local, que contrasta com a exuberância da natureza.

Naufrágios aumentam o charme da Praia de Serrambi

As águas calminhas e mornas da Praia de Serrambi em Pernambuco escondem tesouros naturais – e outros nem tanto. A estreita faixa de areia batida bem clarinha recebe as ondas azuis que batem tranquilamente enquanto mergulhadores buscam restos valiosos no que sobrou de embarcações naufragadas. Elas, aliás, só fazem aumentar ainda mais o magnetismo do lugar, instigando a imaginação.



E não é para menos: lá nos idos de 1726 o Galeão Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano, o que, por si só, já seria um achado para os mergulhadores. Só que há alguns anos começou uma boataria de que a embarcação teria afundado com uma carga estimada entre R$ 1 milhão e RS$1,5 milhão em ouro.

Pronto, tinha sido dada a largada para a corrida dos caçadores de tesouro. Só que para a decepção de muita gente o que se encontrou nos destroços foram peças muito semelhantes a um veleiro de carga antigo, nada de galeão. A corrida esmaeceu um bocado, mas sempre tem quem ache que vai encontrar alguma coisa que o outro não viu. De qualquer forma, o navio afundado ainda exerce fascínio – e também serve de casa para ainda mais peixinhos coloridos que frequentam os corais naturais.

Paraíso para todas as tribos

A extensa formação de corais é outra característica da Praia de Serrambi, principalmente no local conhecido como “Piscininha”, onde na maré baixa a água forma uma das mais belas piscinas naturais da região, ideal para quem quer relaxar e deixar o tempo passar sem a menor pressa. Fora dos corais, no entanto, as ondas são fortes, e aí é a vez do pessoal do surfe não ter hora para sair da água. Ou seja, a Praia de Serrambi é simplesmente perfeita para qualquer tribo. E qual é a tribo que não gosta do paraíso?

Aproveite sua estada na Praia de Serrambi e faça um dos passeios de barco até o Santuário Ecológico do Rio Serianhém. Lá são os manguezais e sua fauna muito especial que darão o tom de algumas das fotos mais bonitas da sua viagem.

Local tem características veranistas

Como a Praia de Serrambi é basicamente um local de veraneio, não há muita infraestrutura para turistas, mas é possível encontrar várias casas para alugar por temporada. Na praia há vários bares que seguem o estilo rústico natural da região e na vila é possível encontrar boas acomodações. Ao todo o lugar conta com dois hotéis, cerca meia dúzia de pousadas e alguns restaurantes, mas se a ideia é cair na farra da noite, a melhor pedida é ir mesmo para uma das praias vizinhas mais badaladas, como a Praia de Porto das Galinhas.

Gostou da Praia de Serrambi?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo


 

 

Veja também: