Praia do Futuro – Fortaleza – Ceará

10311





Ela agora ganhou um filme só dela, que acaba de conquistar o Prêmio Sebastiane Latino no Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha. O diretor Karim Aïinouz usou a Praia do Futuro, que dá nome à película, como pano de fundo para a história do salva-vidas interpretado por Wagner Moura.

Quem assistir ao filme com certeza ficará impactado pelas cenas fortes e bem feitas, mas quem vai à Praia do Futuro dificilmente se esquecerá de seu mar muito azul, com águas muito limpas e um vento forte e constante que mantém as ondas altas e perfeitas para o surfe. O local, aliás, é perfeito para muitas coisas, como quem chega lá logo descobre.

 

Barracas apresentam infraestrutura surpreendente

Dos 25 Km de orla de Fortaleza, a Praia do Futuro ocupa nada menos que oito deles, mas, tão grande, claro que não é idêntica em todos os seus trechos. Um grande calçadão percorre sua extensão, cuja parte mais movimentada é onde ficam as barracas com uma infraestrutura incrível para todos os tipos de visitantes: cadeiras e barracas de praia, chuveiros de água doce, espreguiçadeiras e um serviço gastronômico de acabar com qualquer dieta. Aliás, vale o aviso. Se você quer emagrecer, não chegue nem perto da comida simplesmente irresistível local.

A 11 Km do Centro de Fortaleza, algumas das barracas da Praia do Futuro já ganharam fama nacional. A Guarderia Brasil reúne a galera jovem, a do Chico do Caranguejo os amantes do crustáceo (uma das especialidades locais), a Cabumba é um point gay e GLS, a Itapariká atrai crianças e famílias por sua estrutura voltada para os pequenos, e a Crocobeach quase que nem parece uma barraca, com sauna, piscina, lan house e até salão de beleza, irresistível para todas as tribos.

Um verdadeiro paraíso

Se você acha que esse é o paraíso, ainda não viu nada. As areias fofas e claras apresentam formação de dunas que contrastam maravilhosamente com as águas muito azuis e o céu sem nuvens a maior parte do ano. À noite a festa é garantida, principalmente nos meses de verão.

O calçadão fica cheio com o público que não quer perder as atrações, que se revezam nos dias da semana. Às quintas-feiras, por exemplo, os shows de forró e de humor já são marca registrada da região, atraindo centenas de pessoas todas as semanas. Para quem gosta de música eletrônica, também é nesse dia que acontecem festas comandadas por DJs famosos da área.

Fora da praia, no entanto, o cenário é outro

Onde não há barracas, entretanto, a praia é mais deserta e à noite pode não ser muito segura, por isso a dica é pegar um táxi para voltar para o hotel. Sim, evite os ônibus que, apesar de mais em conta, rodam mais vazios também. Essa parte mais deserta da Praia do Futuro ocorre, principalmente, pelo alto grau de salinidade nesse trecho, que acabou afastando um pouco as construtoras desse trecho. Explica-se: lá é justamente onde os ventos mais fortes levam muita maresia para o continente aumentando muito o nível de corrosão.

Em 2013, no entanto, a Prefeitura realizou uma grande obra de revitalização em 6Km da orla, com melhorias no sistema de drenagem, iluminação, pavimentação e duplicação de alguns trechos. Apesar disso, o bairro não tem muita autonomia com poucos serviços de conveniência fora da praia propriamente dita. Há um grande número de casas, com muitas ocupações irregulares e poucas opções de mobilidade, de comércio e serviços.


Gostou da praia Praia do Futuro?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: