Praia do Pontal – Florianópolis

8440



Nomeada em 2013 como “o melhor lugar para se viver no Brasil” pela Revista Veja, Florianópolis combina toques de passado com jeito de cidade grande, mas é ao norte da ilha que a Praia do Pontal  atrai cada vez mais turistas pelo seu aspecto peculiar.



Conhecida também como Praia da Daniela, ou Praia do Pontal  do Jurerê, o nome é uma referência ao seu formato, cujas areias avançam em direção à Ilha de Raton Grande. É a sua localização, no entanto, seu maior charme.

A 25Km do Centro de Florianópolis e de águas muito calmas – as mais tranquilas de toda Florianópolis – ela fica entre o mar e o manguezal da Reserva Ecológica dos Carijós, atraindo muitas famílias com crianças, que se esbaldam nas águas limpas e cristalinas.

Com quase 3,5Km de extensão e largura que varia de dois a 20 metros, a Praia do Pontal  começa em um conjunto de pedras no final da Praia dos Fortes, onde, dependendo da maré, pequenas piscinas são formadas.

O braço de areia que parece andar sobre as águas tem uma face voltada para o mar aberto e outra para a foz do Rio dos Ratones – e cresce constantemente por causa das areias depositadas pelas correntes marítimas levadas de Canasvieiras e da Ponta das Canas.

Outro aspecto que torna a Praia do Pontal  ainda mais especial é a grande quantidade de pássaros que se refugiam no manguezal e emprestam um som especial ao ambiente, único em toda a ilha.

Dicas do que fazer na Praia do Pontal – Florianópolis

Deserto até a década de 70, o balneário foi criado por uma imobiliária cujo proprietário deu o nome da neta, “Daniela”, à praia – que teve seu nome original devolvido pelo Conselho Comunitário local.

A pouca infraestrutura turística é parte do encanto que atrai o turismo familiar e que faz com que o local seja repleto de casas de veraneio.


  • Mar: Muito calmo, limpo, cristalino e morno
  • Areia: Clara e bem fininha
  • Público: Famílias, crianças e idosos; turistas
  • Modalidade: pescaria
  • Dicas:
    • Na Fortaleza de Santo Antonio de Ratones, na Ilha de Ratones Grande, é possível visitar prédios históricos como o Paiol de Pólvora, a Casa da Guarda e a Porta da Fortaleza. Datada de 1740, ela fica a apenas 2Km da Praia do Pontal  e o aceso é feito através de caiaques, lanchas ou empresas de turismo
    • O local é tem um dos pores-de-sol mais bonitos de Florianópolis, vale checar a dois
  • Trilhas: Jurerê-Forte-Pontal é uma trilha de 15 Km, considerada de nível fácil/médio, mas bastante escorregadia na chuva
  • Onde comer: Pequenos restaurantes, pensões e pousadas. É possível encontrar restaurantes mais sofisticados em Jurerê Internacional, Canasvieiras e Jurerê
  • Onde ficar: Pousadas, pequenos hotéis e aluguel de casas
  • Praias próximas: Praia do Forte, Canasvieiras, Jurerê, Ponta das Canas

Gostou da Praia do Pontal – Florianópolis ?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo:

 

Veja também: