Praia do Preá – Jericoacoara – Ceará

11663



A 280 Km de Fortaleza e a apenas 12Km de Jericoacoara, fica a “praia oficial do kitesurf”, a Praia do Preá, principalmente entre julho e dezembro, quando os ventos onshore estão mais fortes, com média de 25 nós mas chegando a 40 em alguns dias.



Lá, as águas quentes de um tom turquesa são o par perfeito para os ventos que ficam entre 15 e 30 nós durante todo o ano, com ondas que alcançam 2 metros. Mas a situação fica perfeita para os amantes do esporte com os quilômetros e quilômetros livres pela frente, sem obstáculos, e que de tornam o local uma verdadeira “pista” para os esportistas.

Preá é referência em kitesurf e windsurf

Nem é preciso dizer que uma escolinha de kitesurf funciona no local durante todo o ano, ensinando quem quer aprender e ajudando a divulgar ainda mais o esporte que há alguns desbancou a pesca como a principal atividade local. Hoje, ao lado do turismo, a Praia do Preá se tornou referência quando o assunto são “transições”, “ângulos de ataque” e “back loops”.

Várias etapas de campeonatos profissionais e amadores rolam no local, que também vê o crescimento cada vez maior do windsurfe. E é aí que a beleza da praia fica acentuada pelo colorido das pranchas e das pipas, pelas manobras radicais que desafiam as águas, e pela beleza dos atletas que povoam águas e areias.

Passeios ecológicos em Preá

Recanto ecológico com recursos sustentáveis, a Praia do Preá oferece uma boa infraestrutura aos turistas, com pousadas com alojamentos dos mais simples aos mais estruturados. As paisagens, os passeios a cavalo e de buggy e as barracas são as principais atrações do lugar. Além da praia, a pedida durante o dia é fazer passeios à Pedra Furada, às lagoas Pinguela, Azul e Paraíso, ao Riacho Doce e à árvore preguiça, tudo em um raio entre 10 Km e 40 Km aproximados. Quem quiser estender o passeio pode ir até Mangue Seco e Tatajuba, a cerca de 90 Km.

Para quem gosta de emoção a Praia do Preá ainda reserva algumas surpresas. Que tal descer as dunas da região de sandboard ou fazer aulas de capoeira? A maioria das pousadas oferece cursos e aluguel de equipamento, então o que não falta é diversão.

Culinária local é um diferencial em Preá

Mas se a ideia é fazer um tour gastronômico, prepare-se para encarar as delícias da culinária local. A gastronomia típica é caprichada e inclui pratos à base de peixe e frutos do mar, além de tapioca, galinha-caipira, baião-de-dois, pastel de arraia, torta de banana, cocada, doce de caju e muito mais, além de uma caprichada cozinha italiana que aproveita as benesses da vila de pescadores para preparar pratos típicos.

No entanto, quem gosta de aproveitar a night em balada forte, talvez fique um pouco decepcionado. Lá quem manda é a natureza e a tranquilidade, por isso não há nada de muito radical. O ambiente familiar e as delícias gastronômicas são a maior atração da vida noturna da vila.


Gostou da Praia do Preá?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: