Ipanema RJ – Passeios, o que fazer, onde ficar e comer

4744



A mais famosa das praias brasileiras e uma das mais famosas do mundo, a Praia de Ipanema não é apenas uma praia, é praticamente uma entidade. Cantada em verso e prosa, filmada, adorada, reverenciada, cenário de mudanças sociais e comportamentais, top less, arrastões e apitaços, das areias aos bares famosos, tanto os mais famosos ainda como os ilustres moradores desconhecidos fizeram a fama dessa, que hoje, continua firme e forte em sua efervescência cultural.



As águas claras e muitas vezes nos limites da balneabilidade abrigam surfistas de todas as tribos, mas as tribos se dividem pelos postos, sendo o Posto 9 o mais famoso de todos. Nas areias brancas e fofas corpos bonitos, sarados, outros nem tanto, dividem o espaço democraticamente entre ambulantes e vendedores de serviços, que vão da massagem à acumputura. A Praia de Ipanema pulsa em várias cores e línguas de pessoas de todos os lugares do planeta.

No calçadão quiosques servem da água de coco à famosa caipirinha, enquanto quem quer correr corre, quem quer caminhar caminha. Ciclovia e barras completam a diversão para crianças, jovens, adultos e idosos. Atravessando a também famosa Vieira Souto, restaurantes, hotéis, apart hotéis e edifícios de alto luxo mostram porque estão em um dos metros quadrados mais caros do mundo.

Nas esquinas da Praia de Ipanema nasceu sua garota, entre os copos de whisky e de chope de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, nasceram letras, músicas e poemas que não se cantam de ser falados ou sussurrados. O primeiro nascer do sol do ano arranca palmas da plateia na Praia de Ipanema, onde a noite cai com preguiça de virar dia e se enche de luzes que não se cansam de brilhar.

São 2,6 Km que resumem a Zona Sul do Rio, entre o Arpoador e o Leblon, pertinho da também famosa Copacabana. O nome vem do tupi-guarani que significa “águas perigosas”, e quando se enfurece faz jus ao nome, oferecendo um verdadeiro espetáculo de fúria do mar.

Dicas da Praia de Ipanema – RJ

Mar: Ondas médias e claras.

Areia: Branca e fofa

Público: Todos os tipos, de famílias inteiras e celebridades e artistas famosos

Modalidade: Surfe, body board, SUP, caiaque, vôlei, futevôlei e frescobol

Mais dicas

• Fique de olho nas suas coisas, porque os assaltos são relativamente comuns. Nunca deixe suas coisas sozinhas ou com estranhos tomando conta, a praia fica cheia e ninguém compra o barulho de ninguém.

• Se você quer ver gente famosa, como artistas televisivos ou outras celebas, fique pelo Posto 9.

• Aproveite para ver o por do sol no Arpoador, é lindo

• Bem pertinho fica a Lagoa Rodrigo de Freitas, com muitos quiosques temáticos, pista de cooper, área de lazer e excelentes restaurantes.

Onde ficar e comer na Praia de Ipanema

Onde comer: Quiosques, bares e restaurantes em toda a orla.

Onde ficar: Hotéis e apart hotéis. Há apartamentos para aluguéis de temporada, mas em todos os casos, prepare o bolso.

Praias próximas: Praia do Arpoador, Leblon, Ipanema. Um pouco mais distante, São Conrado.


Gostou da Praia de Ipanema?

Então compartilhe com seus amigos e conheça outras praias lindas abaixo.

 

Veja também: